Agora pergunto, O homem no seu estado natural deseja Deus? Ama a Deus? Quer ir para o céu? Não, não, e não. Toda a inclinação do homem natural é pecado.
"A inclinação da carne é inimizade contra Deus".
Se o homem fosse livre não precisaria ser libertado. Mas ficamos escravos de Satanás com a queda. Nascemos servos do pecado (Rm 6:16). Assim nem nosso arbítrio é livre pois, sendo inimigos de Deus por natureza, como escolheríamos a Deus?
Quem pode então reverter tal inclinação? Deus pode. E Ele escolheu fazer isto comigo por uma razão que só Ele conhece, e que só a Ele resultará em glória. Aí entra a tão massacrada eleição (Rm 4, Ef 1, etc). Massacrada pois quando você aceita que só pode ser salvo por ter sido eleito isso não deixa nenhuma margem para o homem se gloriar.
"A inclinação da carne é inimizade contra Deus".
ResponderExcluir"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito O QUERER ESTÁ EM MIM, mas não consigo realizar o bem."
Querer fazer o bem e estar constitucionalmente incapacitado de fazê-lo é (cf. "a lei do Espírito de vida me livrou da lei do pecado e da morte") é, porventura, a descrição do "andar em novidade de vida" neotestamentário?