Predestinação - Resumo


Definição de predestinação: “Predestinação significa que nossa destinação final, inferno ou céu, é decidida por Deus antes de havermos nascido.”;

Soberania de Deus: Deus é a suprema autoridade no céu e na terra;

Deus é o poder supremo: Todas as autoridades e poderes estão debaixo de Deus;

Se Deus não é soberano, então ele não é Deus;

Deus exerce sua soberania de tal modo que ela não faz mal, e não violenta nenhuma liberdade humana;

O livre-arbítrio é definido como a “capacidade de fazer escolhas de acordo com os nossos desejos.”;
O verdadeiro livre-arbítrio envolve um tipo de autodeterminação, que difere da coação por uma força externa;

Lutamos contra escolhas, em parte porque vivemos com desejos conflitantes e mutantes;

O homem decaído tem a capacidade natural de fazer escolhas, mas lhe falta a capacidade moral de fazer escolhas santas;

O homem decaído, como disse Agostinho, tem “livre-arbítrio”, mas lhe falta “liberdade”;
O pecado original não é o primeiro pecado, mas a condição pecaminosa que é o resultado do pecado de Adão e Eva;

O homem decaído é “incapaz de não pecar”;

Jesus ensinou que o homem não pode vir a Ele sem ajuda divina;

Para que uma pessoa escolha a Jesus, ela precisa primeiro ser nascida de novo;

A pecaminosidade do homem não pode ser explicada pela “sociedade”;

A sociedade é constituída de pessoas individuais, das quais, para que o todo seja corrupto, cada um deve ser pecadora perante a sociedade;

A visão federal da queda leva a sério o papel que Adão desempenhou como nosso representante;

Adão nos representou perfeitamente, não por virtude de sua perfeição, mas por virtude da seleção perfeita de Deus; 

A graça salvadora de Deus é direcionada para aqueles que ele sabe que são criaturas decaídas;

Nossa salvação flui de uma iniciativa divina. É Deus Espírito Santo quem liberta os cativos. É ele quem sopra em nós a vida espiritual e nos ressuscita da morte espiritual;

Nossa condição antes de ser vivificados é de morte espiritual. É mais grave do que uma mera doença mortal. 

Não há nem um grama de vida espiritual em nós antes que Deus nos faça vivos;

Sem o renascimento ninguém virá a Cristo. Todos os que são renascidos vêm a ele. Todos os que estão mortos para as coisas de Deus continuam mortos para as coisas de Deus a menos que Deus os faça vivos. Aquele a quem Deus faz vivos, tornam-se vivos. A salvação é do Senhor.

A visão da predestinação presciente não é uma explicação válida da predestinação;

Faz que a redenção, em ultima análise, seja uma obra humana;

A predestinação é deixada de lado e tornada praticamente vazia de significado;

A Cadeia Dourada (Rm 8:29,30) mostra que a justificação depende do chamado de Deus;
O chamado de Deus apóia-se numa predestinação prévia;
Sem predestinação não há justificação;
Não são nossas escolhas futuras, contudo, que nos induzem Deus a nos escolher;

É soberana decisão em nosso favor;
Nem todos os homens são predestinados para salvação;
Há dois aspectos ou lados da questão. Há aqueles que são eleitos e aqueles que não são eleitos;
A predestinação é “dupla”;

Precisamos ser cuidadosos para não pensar em termos de destinação simultânea;
Deus não cria o pecado no coração dos pecadores;

Os eleitos recebem misericórdia. Os não-eleitos recebem justiça;

Ninguém recebe injustiça das mãos de Deus;

O “endurecimento dos corações” que vem de Deus é, em si próprio, uma justa punição para o pecado que já está presente;

A escolha dos eleitos, da parte de Deus, é soberana, mas não arbitrária;
Todas as decisões de Deus fluem de seu caráter santo
A certeza da salvação é vital para nossa vida espiritual. Sem ela nosso crescimento é retardado e somos assolados de dúvidas exaustivas;
Deus nos chama para fazer que a nossa eleição seja segura, para encontrar o conforto e força que ele oferece na certeza. Em Romanos 15, Paulo declara que é Deus a fonte ou a origem de nossa perseverança e coragem (v. 5) e de nossa esperança (v.13). Encontrar nossa certeza é tanto um dever quanto um privilégio;
Nenhum crente verdadeiro perde sua salvação. É certo que cristãos às vezes caem seriamente e radicalmente, mas nunca inteiramente e finalmente. Perseveramos, não por causa de nossa força, mas por causa da graça de Deus que nos preserva.

Fonte: SPROUL, R. C. / Eleitos de Deus, Editora Cultura Cristã.

2 comentários:

  1. Os eleitos recebem misericórdia. Os não-eleitos recebem justiça;

    Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Romanos 11:32

    ResponderExcluir
  2. "Nenhum crente verdadeiro perde sua salvação"

    Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
    E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
    E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Hebreus 6:4-6

    O Espirito de Deus está prevenindo a pessoas para as quais não há possibilidade de recair irremediavelmente (vez que "predestinadas" à vida eterna) ou advertindo pessoas para quem não adianta prevenir (vez que, recaindo irremediavelmente ou não, estão "predestinadas" à ira (perpétua) divina?

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

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