"Eu irei a ela" (1 Sm 12:23).
SOLUÇÃO: Há três posições com relação às crianças que morrem antes da idade da responsabilidade, isto é, antes de atingirem maturidade suficiente para responder moralmente por seus próprios atos.
Somente as crianças eleitas vão para o céu. Alguns calvinistas extremados acreditam que apenas as crianças da primeira infância que são predestinadas é que vão para o céu (Ef 1:4; Rm 8:29). As que não são eleitas vão para o inferno. Eles não vêem maiores problemas com respeito à predestinação de crianças como tampouco veêm com a de adultos. Insistem que todos merecem o inferno, e que é apenas pela misericórdia de Deus que alguém é salvo (Tt 3:5-6).
Somente as crianças que viriam a crer vão para o céu. Outros declaram que Deus sabe o fim desde o princípio (Is 46:10) e sabe também o que é potencial bem como o que é real. Assim, ele sabe quais as crianças que teriam crido em Cristo, caso tivessem vivido. Argumentam que, em caso contrário, haveria pessoas no céu que não teriam crido em Cristo, o que vai de encontro às Escrituras (Jo 3:36). Todas as crianças que Deus sabe que não teriam crido, caso tivessem tido uma vida mais longa, vão para o inferno.
Todas as crianças vão para o céu. Ainda outros crêem que todas as crianças que morrem antes da idade da responsabilidade vão para o céu. Eles baseiam essa afirmação nas seguintes passagens. Primeiro, Isaías 7:16 refere-se a uma idade após a qual uma criança torna-se moralmente responsável:
"Antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem...".
Segundo, Davi acreditava na vida após a morte e na ressurreição (Sl 16:10-11), de forma que ao referir-se ao dia em que se encontraria com o seu filho que morrera após o nascimento (2 Sm 12:23), deu a entender que aqueles que morrem na primeira infância vão para o céu.
Quarto, Jesus disse:
"Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus" (Me 10:14)
Finalmente, a afirmação de Jesus quanto àqueles que não sabiam que não eram moralmente responsáveis (Jo 9:41) é usada para dar suporte à crença de que há céu para aqueles que por ora não podem crer, muito embora não haja céu para aqueles que, tendo idade, recusam-se a crer (Jo 3:36).
Também já pensei assim, mas este versículo contradiz este pensamento. Se os filhos não possuem pais santificados no Senhor, são imundos, e sabemos que no reino dos céus não entrará nada imundo, somente com santidade veremos ao Senhor.
ResponderExcluir"Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos." 1 Corintios 7:14
Paz ao seu coração.
Paz Irmã Bia, Tudo bom?
ResponderExcluirVeja só a incoerência do seu pensamento:
Se a sua afirmação fosse verdadeira o marido seria salvo por a mulher ser crente o que sabemos que não é verdade, pois a salvação é individual.
Veja que aquela passagem NÃO está se referindo a salvação...
Por isso ainda creio que todas as crianças vão para o céu.
Depois que escrevi este comentário, aprendi outra coisa: Os segredos encobertos, se não revelados, não permite da nossa parte conjecturas.
ResponderExcluirMas, a Palavra de Deus, em parte, antecipa o que é, mas, cada caso depende do que somente Deus sabe.
É isso...Não devemos afirmar que sim e nem que não, pois essas coisas somente nosso Deus é quem sabe.
Paz ao seu coração.
Louvado seja o Nosso Soberano Deus!
ResponderExcluirbia, vc e retardada?
ResponderExcluir