Salmos 132.8 pressagia a ascensão corpórea de Maria, conforme reivindicam alguns estudiosos católicos?

A MÁ INTERPRETAÇÃO: Tem sido reivindicado por alguns estudiosos católicos que passagens como essa re­ferem-se "tipicamente ao mistério da ascensão do corpo físico: 'Levanta-te, Senhor, no teu repouso, tu e a arca da tua força'". Eles argumentam que "a arca do concerto feita de madeira incorruptível, [era] ... um tipo do incorruptível corpo de Maria" (Ott, 1960,209; veja tam­bém Madrid, 1991, 9f).

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: A utili­zação de passagens como essa para argumentar a favor da ascensão corpórea de Maria apenas confirma a impres­são de que os católicos romanos estão ávidos por textos que provem as suas crenças.

Em primeiro lugar, admitem que essa não é uma in­terpretação literal do texto, mas apenas uma alegação "típica" que, nesse caso, se torna um argumento inválido para traçar qualquer analogia. Até mesmo os proponen­tes dessa visão têm que admitir que nada disso "prova" a imaculada ascensão (Madrid,12).

Em segundo lugar, a analogia entre a arca e Maria é forçada. Um apologista católico refere-se a essa compa­ração como "a mais constrangedora tipificação da imaculada concepção de Maria" (Ibid.). Mas só é cons­trangedora quando alguém faz da antibíblica e injustificada hipótese uma analogia válida. O fato de ha­ver algumas similaridades não prova nada. Existem mui­tas similaridades entre o dinheiro caprichosamente falsi­ficado e as notas genuínas. O absurdo desses tipos de analogia vem à tona na pergunta de Madrid: "Se você pudesse criar a sua própria mãe [como Deus fez com Maria], não a teria feito a mais bonita, virtuosa, a mulher mais perfeita possível?" (Ibid.). Sem dúvida, a maioria de nós teria feito muitas coisas de maneira diferente das que Deus fez. Se eu fosse Deus e pudesse ter criado o mais bonito e perfeito lugar para que neste o meu filho nascesse, então este lugar certamente não teria sido uma malcheirosa e suja estrebaria de animais!

Em terceiro lugar, em lugar algum nas Escrituras tal comparação está declarada ou implícita. A criação de analogias como essa não prova nada, exceto que não se tem suporte bíblico real para tal dogma. Verdadeiramen­te, através do mesmo tipo de argumentos, é possível pro­var praticamente qualquer coisa.

Em quarto lugar, o argumento está baseado em outra crença sem base de que o corpo de Maria foi incorruptível após a sua morte e antes de sua suposta ascensão. A Bíblia diz que esse fato foi verdadeiro em relação a Cristo (At 2.30,31), mas nenhuma passagem afirma o mesmo tratando-se de Maria. Mesmo se, como argumentam alguns, esse texto (vide a expectativa de Davi a respeito de seu livramento em Salmos 16.10) incluísse a ressurreição do corpo de Maria, não seria contudo aplicável a ela em qualquer sentido mais especial do que aquele empregado para a ressurreição de toda a raça hu­mana no tempo do fim (confira Jo 5.28,29; 11.24; 1 Co 15.20,21).

Finalmente, a Bíblia equipara a morte à corrupção de todos os seres humanos exceto Cristo (confira 1 Co 15.42,53). Contudo, a maioria dos sacerdotes e teólo­gos da igreja católica acredita que "Maria sofreu uma morte temporal" (Ott, 1960,207) como os outros mor­tais. Por que deveríamos então acreditar que ela foi isenta da corrupção física, ou até, em maior medida, isenta da morte física que foi acarretada pela queda do homem (Rm 5.12)?


Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos