A mutilação dos 10 Mandamentos Católicos


A Bíblia responde em Êxodo 20.3-17 que o segundo mandamento é omitido no catecismo romano e o último foi desdobrado em dois, para que os católicos não conheçam a verdade sobre a idolatria.

Segundo Mandamento:


"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."

Para os Adventistas:



Quer saber mais sobre o assunto? Visite: ADVENTISMO NA MIRA DA VERDADE!


Adventistas dizem: "Como você acusa os católicos de idolatria citando o 2° mandamento se diz que os 10 mandamentos foram abolidos na Cruz? E se não foi abolido, porque não guarda o Sábado, o 4° mandamento.

Resposta*: Realmente, apesar das tábuas de pedra (o velho concerto) estarem abolidas para o Cristão, não estamos sem lei. Veja:

Lei da fé:

“Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. – Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3.27).
Lei de Cristo

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a Lei de Cristo (Gl 6:2).

“Escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do nosso coração” (2 Co 3.3).
Lei do Espírito de Vida

“Porque a Lei do Espírito de Vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8.2).
(A Lei dos Dez Mandamentos gravada em tábuas de pedra é chamada ministério da morte.)

“E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória (...)” (2 Co 3.7).
Como vimos, não estamos sem lei.
Alguns crentes, argumentando contra o culto das imagens, dizem para os católicos:

Está escrito no 2.º mandamento:

“Não farás para ti imagem de escultura nem figura alguma (...)”.
E para um adventista, dizem:

“Nós não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da Graça”.
Apesar das afirmações serem verdadeiras, não achamos correta essa maneira de argumentar.

Então os mandamentos só valem quando queremos reprovar os católicos,mas não valem também para nós, os crentes?

Precisamos compreender e saber explicar aos Adventistas que não guardamos o sábado do sétimo dia porque este é um mandamento cerimonial que, embora estivesse nas tábuas de pedra (que Paulo chama de ministério da morte), jamais foi repetido, homologado ou recomendado por Jesus ou pelos apóstolos.

Porém, os mandamentos morais, todos eles, foram cumpridos, repetidos e confirmados por Jesus e seus apóstolos. Por quê? Porque amar a Deus e ao próximo, não matar, não mentir, honrar pai e mãe, não cultuar imagens, não adulterar, são deveres não só dos judeus, mas também dos brasileiros, dos ingleses, dos espanhóis, sejam eles religiosos ou ateus, católicos ou evangélicos, budistas ou maometanos, de qualquer idade ou sexo, em qualquer lugar, em qualquer tempo.

Veja agora a maneira correta de ultizar os 10 mandamentos na evangelização:
Você é uma boa pessoa?


Saiba mais sobre esse método:





Fonte dos Videos: http://www.livingwaters.com/
*O SÁBADO JUDAICO e o DOMINGO CRISTÃO - EDMAR BARCELLOS

38 comentários:

  1. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... diz a palavra em João 8:32.
    Que a verdade seja dita , doa a quem doer. Permanece no engano aquele que quer...
    Se alguém tem alguma duvida é só consultar a biblia em Êxodo 20.3-5 onde fala sobre a idolatria a qual Deus abomina.

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Tem que ser muito infantil (ou cego) pra crer no argumento Católico da veneração de imagens e não nas Sagradas Escrituras que abominam tal atitude...

    ResponderExcluir
  3. parabéns sr hélio tremendas palavras adorei esse síte pois é um grande instrumento de conhecimento e edificação espiritual que DEUS possa continuar te usando para nos levar a mais conhecimento, como o sr mesmo disse!! doa a quem doer. (Pr carlos lamaga)

    ResponderExcluir
  4. É verdade tem que ser muito ignorante sobre bíblia para falar asneiras sobre o que lá está escrito, se vc perceber mais um pouco a frente o mesmo Deus manda que se faça uma imagem da serpente de bronze e então será que Deus ficou maluco? Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!Este é o único mandamento que de fato importa agora e nos foi deixado por Jesus que é Filho de Deus e não por Moisés.Religião nenhuma vai nos levar para céu, o único caminho para o céu é o amor e foi isso que Jesus nos ensinou quando por aqui passou. Então por favor respeitem a fé dos outros isso também é sinal de amor.

    ResponderExcluir
  5. Também concordo com você mone: É verdade tem que ser muito ignorante sobre bíblia para falar asneira sobre o que lá está escrito, se você perceber ainda mais um pouco a frente, no Livro de 2 Reis, o mesmo Deus que manda que se faça uma imagem da serpente de bronze, fica satisfeito com a destruição da mesma. Por que? Vejamos:

    “E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.” (2 Reis 18:3-4)

    E então mone, será que Deus ficou maluco?

    Para você entender melhor essa questão das imagens, sugiro a leitura desses 3 textos:

    - Se é errado fazer imagens de escultura, por que então Deus ordenou a Moisés que fizesse uma?

    - Por que Deus deu o mandamento de não fazer imagens de escultura, se ele mesmo ordenou que fossem feitos dois querubins para a Arca da Aliança?

    - A feitura da serpente de bronze não teria sido uma forma de idolatria?

    Você diz: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!Este é o único mandamento que de fato importa agora e nos foi deixado por Jesus que é Filho de Deus e não por Moisés

    Se você realmente amasse a Deus teria prazer em guardar os seus mandamentos:

    "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (I João 2 : 4)

    Um desses mandamentos foi mostrado claramente acima:

    “Moisés continuou: — Quando o SENHOR, nosso Deus, falou com vocês do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram a forma de ninguém. Portanto, tenham todo o cuidado e não cometam o erro de fazer imagens para adorar. Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher, [...]” (Deuteronômio 4:15-16) [NTLH]

    Você diz: Religião nenhuma vai nos levar para céu, o único caminho para o céu é o amor e foi isso que Jesus nos ensinou quando por aqui passou.

    Sim mone, religião nenhuma tem esse poder. O único caminho também não é o amor, não é o que a gente faz por Deus ou pelo próximo que nos salvará, e sim o que Deus fez por nós pecadores, ao mandar seu Filho amado para morrer na Cruz em nosso lugar.

    "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6)

    Outra Coisa:

    “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2 : 8-9)

    “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou [...] (Tito 3:4-5)

    Você diz: Então por favor, respeitem a fé dos outros, isso também é sinal de amor.

    A Palavra de Deus também nos ensina que falar a verdade é sinal de amor, e ao conhecer a verdade você será liberto desses enganos e heresias, deixando de praticar essas doutrinas de homens e de demônios que querem honrar e servir “mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1 : 25)

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Caro R_Grege poste isso em outro lugar do Blog que fale sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  8. amigos se deus determinou que fisssem querubins; foi psra o templo nao para pessoas, pois ests escrito nao faras para ti!

    ResponderExcluir
  9. Olá Irmãos.
    A vontade de Deus é que guardemos os seus mandamentos. Jo 14:15, e se vc achar que Jesus não está falando dos 10 mandamentos, então leia este: 1 Jo 5:3. E só para não ficar dúvidas de quantos devem ser guardados, leia Tiago 2:10 e 11.
    Amigos, quando Jesus voltar ele vai levar com ele aqueles que provaram que o amam, sabe como se prova isto? Mateus 7:21-23. Agora, vcs so falam das imagens, e o 4 mandamento? como fica? Leiam e depois me escrevam se quiserem saber mais.
    missionarionaafrica@gmail.com.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa missionária Irmão!

    Primeiro: veja os mandamentos de Deus na nova aliança em relação ao quarto mandamento:

    "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," (Colossenses 2 : 16)

    "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente." (Romanos 14 : 5)

    "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco." (Gálatas 4 : 10)

    Os mandamentos das “tábuas de pedra” foram todos eles repetidos e confirmados no Novo Testamento por Jesus e pelos seus apóstolos, menos o quarto. Por quê? Porque guardar o sábado é um preceito cerimonial. Comprove as citações a seguir:

    Veja a Confirmação deles no Novo Testamento

    1.º Mandamento: Mc 12:29 e mais 50 vezes
    2.º Mandamento: 1 Jo 5:21 e mais 12 vezes
    3.º Mandamento: Tg 5:12 e mais 4 vezes
    4.º Mandamento: Nenhuma repetição, somente censuras!
    5.º Mandamento: Ef 6:1-3 e mais 6 vezes
    6.º Mandamento: Rm: 13:9 e mais 6 vezes
    7.º Mandamento: 1 Co 6, 9, 10 e mais 12 vezes
    8.º Mandamento: Ef 4:26 e mais 6 vezes
    9.º Mandamento: Cl 3:9 e mais 4 vezes
    10.º Mandamento: Ef 5:3 e mais 9 vezes

    Portanto, nenhuma vez sequer Jesus (ou os seus apóstolos) recomendou a guarda do sábado pelos cristãos, nem advertiu sobre a sua violação.

    Pelo contrário, dos 58 versículos que trazem a palavra sábado, 44 deles se ocupam, apenas, em descrever a polêmica que Jesus sempre manteve com os judeus combatendo a sabatolatria.

    João o cita 11 vezes, e todas elas em contextos depreciativos. As Epístolas, que foram escritas justamente para orientar a conduta dos cristãos, o mencionam apenas uma vez, e mesmo esta para nos isentar da obrigação de guardá-lo.

    “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.16, 17)

    ResponderExcluir
  11. Segundo: Não, Jesus não esta se referindo exclusivamente aos 10 mandamentos quando disse isso, no contexto está escrito: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13 : 34), Ele também está falando “dos seus mandamentos”, Ouvistes que foi dito aos antigos:, Porem EU vos digo(Leia o Sermão da Montanha), além disso, a palavra “mandamentos” não quer significar que sejam “os 10 mandamentos”, há muitos mandamentos que não estão no decálogo, veja um deles:

    "E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele." (II João 1 : 6)

    Paulo chama A lei das tábuas de pedra de “ministério da morte”. “Deus (...) nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica. (...) E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória (...)” (2 Co 3.4-7).

    Os mandamentos de Deus estão presentes em toda a Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse, e os seus mandamentos mais importantes, no dizer de Jesus, estão fora das tábuas de pedra, em meio a mandamentos [ditos] cerimoniais:

    “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento Este é o primeiro e grande mandamento” (Mt 22.37-40, citando: Dt 6.5); “E o segundo é semelhante a ele: Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31, citando Lv 19.6-8).

    O Cristão deve viver da seguinte maneira:

    "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20)

    ResponderExcluir
  12. é verdade a igreja catolica aduterou os mandamentos de Deus o qual Jesus ñ autoriza tal atitude (veja Mateus 5:15-18) eles tbm mudou o 4 Mandamento do sa´bado para o domingo....

    ResponderExcluir
  13. vcs falam q a igreja catolica altareou o segundo e o ultimo mandamosnto, mas se esquecem do 4 mandamonto que tbm foi alterado pela igreja catolica e vcs aceitam como mandamento de Deus...

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, eu vejo nos dois mandamentos de Jesus uma síntese dos 10 antigos, da época de Moisés. Veja:
    Mandamentos da lei de Deus:
    1º Não terás outros Deuses diante de mim
    2º Não farás para ti imagem de escultura
    3º Não usar o santo nome de Deus em vão
    4º Lembra-te do dia de Sábado para o santificar
    5º Respeite seu pai e sua mãe
    6º Não matarás
    7º Não adulterarás
    8º Não furtarás
    9º Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
    10º Não cobiçar as coisas alheias

    Se for amar a Deus sobre todas as coisas, deve-se considerar que homem nenhum conhece a face de Deus, portanto, não fará imagem nenhuma. Se amar a Deus, também não ousará chamar o nome Dele em vão. Isto se chama RESPEITO e respeitar é uma forma de amar. Assim se sintetiza o primeiro mandamento.

    Se tu amares ao teu próximo como a ti mesmo, como Cristo nos amou, claramente não desonrarás teu pai ou tua mãe e não matarás, Também não há de cometer adultério, pois é faltar com o amor ao próximo aproveitar-se apenas de seu corpo. Não furtarás, por respeito ao próximo que batalhou a fim de conquistar seus bens. Não levantaras falso testemunho, pois uma palavra pode destruir a reputação e até a vida de um ser humano. Não desejará a mulher (prefiro dizer o conjugue) do próximo e não cobiçarás as coisas alheias, pois ambos ferem o direito do outro de ter algo e é faltar com o respeito ao outro também. Eis a síntese do segundo mandamento.

    Quanto a guardar o sábado, Jesus chegou até a colher no sábado a fim de alimentar aos seus AMIGOS (sim, eles eram mais que discípulos) portanto não vejo razão para guardar o sábado (deixar de trabalhar), mas sim RESPEITAR tanto o SÁBADO (dia de folga de Deus na criação) quanto o DOMINGO (dia da ressurreição de Cristo).

    Espero ter acrescentado uma informação importante a este tópico.

    ResponderExcluir
  15. caro irmão em Cristo
    Em relação á questão do Sábado, gostaria de o lembrar que DEUS após ter feito toda a sua criação em seis dias criou o sétimo dia ( o sábado )e nele fez três coisas, descansou, abençoou e SANTIFICOU, conforme poderá ver em génesis, cap. 2;2,3.Será que o homem mortal vai colocar em causa o que DEUS SANTIFICOU? Devo informá-lo também que a lei dos dez mandamentos não é uma lei mosaica mas sim foi escrita pelo próprio dedo de DEUS, VEJA, EXODO, CAP,31;18.Gostaria que me dissesse pela Santa Biblia, onde diz que o SANTO Sábado foi mudado e o domingo é agora o dia de adoração. aguardo sua resposta. abraço

    ResponderExcluir
  16. Sugiro que leia:

    Sábado ou Domingo? - Por que os cristãos fazem culto no Domingo, já que o mandamento separa o dia de Sábado como o dia para o culto a Deus?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  17. Esse link de "Sábado ou Domingo" é tão convincente que até foi tirado do ar. Creio que o Anonimo de 25/02/12 12:01 silenciou voces, nao tem como contestar, o homem nao tem poder para alterar aquilo que Deus santificou. A igreja primitiva em Atos só se reunia no sábado, ninguem guardou o domingo na biblia, alias o próprio Cristo se declarou como Senhor do Sábado e nao Senhor do Domingo (Mar 2:27,28). Existem apenas 6 versos na biblia sobre o domingo e nenhum deles diz que é o novo dia de adoração a Deus (Mat 28:1, Marc 16:2, Luc 24:1, Joao 20:1, Atos 20:7, I Cor 16:2, ou seja, voces estao alterando as escrituras biblicas, cuidado por que serão julgados por isso (Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Apocalipse 22:18-19) - Aqueles que alteram os mandamentos de Deus conforme o próprio Deus escreveu com seu dedo (Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. E deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Exo 31:17,18) se enquadradá nas palavras de Jesus (Marcos 7:6-8 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens) Enquanto nao provarem biblicamente a autorização de Deus sobre a alteração do dia de adoração a Deus do Sábado para o Domingo estão seguindo doutrinas de homens. Porque para o sábado está bem claro na biblia que devemos adora-lo - Exod 20:8-11, Gen 2:3, Ezeq 20:12, 20, Isaias 58:13, 14, 56:4, Luc 4:16, 31, a lista é grande querem mais?! Cadê os versos sobre o domingo?
    Só pra concluir, quem quiser ir pro céu tem que se adaptar com a adoração a Deus no sábado pois lá os cultos são de sábado rs (Isaías 66:22, 23 Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR)

    ResponderExcluir
  18. O link está sendo corrigido, obrigado por avisar.

    Você sabia que Israel também guardava o Domingo conforme mandava a Lei do Senhor?

    Israel Também Guardava o Domingo

    Abaixo alguns links para compreender o Sábado:

    Estudo Pessoal sobre o Sábado (Ex-Pastor Adventista)

    O Sábado (Vários Artigos)

    O Sábado em Gênesis é um "Memorial da Criação"?

    O Santo Sábado será observado na Nova Terra por toda a eternidade?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  19. desculpe, mas é engraçado... quer dizer que com todo seu estudo sobre israel também guardava o domingo vc quer invalidar todas as outras passagens que se referem ao sabado ditas pelo proprio Deus? ou então a única parte escrita pelo próprio dedo de Deus (Exo 31:18)? porque Ele daria o tanta importancia a este texto que fez questão de escrever com seu dedo, pra depois por suposições de outras festas ele mudar? por que ele também nao escreveu com seu dedo uma passagem que abolissem o sábado, se fosse tao importante para ele que seus filhos adorassem outro dia que ele a principio ordenou?
    Querido, em nenhuma vez no seu artigo voce mencionou que Deus afirmou a mudança de sábado para o domingo... em nenhum momento voce mencionou algum verso que Deus tenha confirmado sua teoria... voce apenas fez suposições dos fatos acontecidos e as supostas consequencias (alteraçaõ do dia)... isso nao é valido... a biblia nao é feita de suposições, ela é clara e objetiva... se realmente era pra ser mudado ela diria em alto e bom som, porém nao existe verso algum sobre esta mudança pelo contrário, encontro apenas versos que comprovem que o sábado é valido: Lembra-te do dia de sabado para o santificar (Exo 20-8-11), O sabado foi feito por causa do homem, Eu (Jesus) sou o Senhor do Sábado (Mar 2:27,28), O sábado é a aliança entre Deus e Seu povo (Ezeq 20:12, 20, Isaias 56:2, 58:13,14, 56:4) e tantos outros...
    E outra coisa que está equivocada em seu artigo, o simbolo da ressurreição de Jesus não foi "dia que aconteceu" mas sim o batismo, Paulo te explica melhor em Romanos 6:3-8
    Sua teoria só é valida quando a biblia afirma-la, enquanto isso é teoria torpe (Atos 5:29, Tito 1:14) e voce só está contribuindo com o cumprimento da profecia (2 Tessal 2:3,4, Daniel 8:12)

    ResponderExcluir
  20. Querido, em nenhuma vez no seu artigo voce mencionou que Deus afirmou a mudança de sábado para o domingo...

    Não mencionei porque isso nuca aconteceu... O Sábado não foi alterado para o Domingo...

    O Sábado foi cumprido em Cristo.

    Leia Hebreus 3 e 4.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  21. Helio, meu ultimo comentario sobre este assunto, pois me importa que entendas a verdade de fato como Deus mostra na biblia e nao como são as nossas interpretações, espero que acompanhe o raciocinio abaixo com a mente aberta, para sua própria salvação, pois Deus deseja que todos tenham acesso a verdade e despreze os enganos que o inimigo coloca em nossa mente sobre estas verdades, da mesma forma como ele distorceu as palavras de Deus para Eva no Éden, e o pecado entrou no mundo. Oro por voce para que o Espirito Santo te conduza no clareamento da verdade se o buscares com coração sincero.

    SÁBADO - SINAL DE DEUS E SEU POVO PARA SEMPRE
    Ap 14:6-7 chamado à adoração
    Ap 4:11 adoramos porque Deus é o criador
    Cl 1:16 já que Jesus é o agente ativo da criação, o chamado à adoração
    é para honrar Jesus
    Lc 6:5 Jesus é o senhor do sábado
    Mt 12:8 Jesus é o senhor do sábado
    Ex 20:8-11 o sábado é o memorial da criação
    Gn 2:1-3 sábado é simbolo desde a criação
    Mc 2:27, 28 sábado foi dado ao primeiro homem, sinal entre todos os homens e Deus
    Ez 20:12, 20 sábado é um sinal entre Deus e seu povo
    Lc 4:16 Jesus observou o sábado
    Mt 24:20 Jesus alertou para a fuga de Jerusalém e que ela não ocorresse no sábado (70 d.C)
    At 13:42-44 Paulo observava o sábado por onde passava
    At 16:13 Paulo se reúne no sábado para adorar a Deus
    Lc 23:54-56; 24:1 3 dias consecutivos - dia da morte de Jesus, dia da
    preparação - sexta; dia em que Jesus repousou, dia de descanso - sábado; dia em que Jesus rescussitou - primeiro dia, domingo
    Hb 13:8 Jesus não muda
    Is 66:22,23 o sábado será guardado na Nova Terra

    DIFERENÇA DE DESCANSO EM HEBREUS E O SÁBADO DE DEUS
    Quando o sábado é citado nestes capítulos, ele é feito apenas para ajudar ao leitor/público alvo a entender sobre o assunto do descanso
    após a peregrinação do povo no deserto Confira com Hebreus 3:7-11; 4:9. O tema destes capítulos não diz respeito ao cancelamento ou
    mudança de um dia de guarda.

    Nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, oito vezes é usada a palavra grega KATÁPAUSIS traduzida em português por “descanso” ou “repouso”. Essa
    palavra quando aparece na Septuaginta, em geral, é uma tradução da palavra hebraica MENUJAH: lugar de descanso, “repouso”, que deriva de NÚAJ “estabelecer-se”, “permanecer em um lugar”, “repousar depois de uma atividade prévia”.

    “Não entrarão no Meu descanso” (Hebreus 3:11) é uma referência à Canaã, cujas bênçãos (o repouso espiritual) o antigo Israel não recebeu devido sua incredulidade. Hebreus 3:11 pode ser esclarecido melhor com a leitura de Hebreus 4:9: “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.” Aqui a palavra “repouso” vem do grego SABBATISMÓS, que sugere a importância cósmica do dia do Senhor, como símbolo do repouso eterno que Deus quer que Seus filhos usufruam.

    Corresponde ao que é dito em Hebreus 4:3: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso”; aqui “descanso” é o descanso da graça (no qual
    entram os cristãos, inclusive os de origem judaica). O novo descanso, prezado ouvinte, nada mais é que a antecipação do gozo eterno
    prometido aos salvos em Cristo. Você pode conferir também Hebreus 3:1,7, 15: 4:7-11. Leia também Isaías 30:15; Jeremias 6:16 e Mateus 11:29.

    Portanto o descanso aqui nada tem a ver com sábado, mas com eternidade

    ResponderExcluir
  22. HEBREUS 3 e 4

    Não há tempo ou espaço para fazer um estudo completo de qualquer uma destas passagens, mas seria útil ler estes os capítulos 3 e 4 de hebreus antes de ler meus comentários.

    Hebreus 3 e 4 apresenta Jesus como nosso verdadeiro descanso de sábado.

    O livro de Hebreus foi escrito para cristãos judeus que estavam sendo perseguidos por seus compatriotas por causa de sua crença em Jesus como o Messias. Estes crentes hebreus foram tentados a voltar às suas raízes e práticas judaicas. O autor de Hebreus escreve para exorta-los a permanecerem no caminho e para lembrá-los de como Jesus é superior a todas as sombras da Antiga Aliança. O escritor metodicamente passa por quase todas as grandes sombras da Antiga Aliança e explica como Jesus realizou-as e superou-as. Nos capítulos 3 e 4, o escritor aborda a sombra do sábado, e mostra como Cristo a cumpriu.

    Você diz:

    Portanto o descanso aqui nada tem a ver com sábado, mas com eternidade.

    Note que a palavra "HOJE" é usada 5 vezes. Observe também que mesmo depois de Deus ter conduzido os filhos de Israel para fora do Egito, eles ainda não haviam entrado em Seu descanso. Apesar de terem guardando os Sábados do sétimo dia, durante quarenta anos, enquanto eles vagavam pelo deserto, mesmo assim eles ainda não haviam entrado no verdadeiro descanso de Deus. Mas Deus está chamando Seu povo para Seu verdadeiro descanso e Ele os está chamando "HOJE", não sábado, não domingo, nem segunda-feira, mas HOJE! Vimos o primeiro uso de "hoje" no versículo 7, mas vamos vê-lo várias vezes mais ao longo da passagem.

    Assim, vemos que ainda há uma promessa de entrar no descanso de Deus, mas entramos somente através da fé. Essa é a Boa Nova! Esse é o Evangelho! O sábado era apenas uma sombra física do descanso espiritual que seria dada pela fé em Cristo Jesus. Em Cristo, o perfeito descanso espiritual que Adão e Eva perderam quando pecaram foi agora restaurado.

    As obras criativas de Deus foram concluídas em seis dias e no sétimo "dia" (yom) Ele descansou de Sua obra criadora. Deus ainda está nesse descanso hoje. Deus nunca deixou seu descanso. Ao contrário dos outros seis dias, o sétimo "dia" (yom) da criação não teve tarde ou manhã, nem fim. Deus ainda está no sétimo "dia"(yom).

    Adão e Eva teriam permanecido no descanso de Deus se não tivessem pecado. Os filhos de Israel poderiam ter entrado naquele descanso se tivessem crido. Os israelitas receberam um símbolo cerimonial desse descanso, mas eles não conseguiram compreender para quem ele apontoava. Você e eu estamos sendo chamados para esse descanso hoje através da fé em Jesus Cristo. Não estamos sendo chamados para uma sombra, mas para uma realidade. Estamos sendo convidados a retornar para o descanso espiritual do Éden.

    ResponderExcluir
  23. Mesmo depois da entrada dos filhos de Israel na Terra Prometida sob a liderança de Josué, eles ainda continuavam fora do verdadeiro descanso de Deus. A Terra Prometida, assim como o sábado, era apenas uma sombra do descanso que Deus queria restaurar as pessoas. Há ainda um descanso para nós entrarmos, mas não é um pedaço de terra ou um determinado dia da semana. É o descanso espiritual que foi perdido no Éden e restaurado somente pela fé em Cristo.

    No versículo 9 o escritor cunhou uma nova palavra grega para descrever este descanso, sabbatismos. Sabbatismos significa um descanso tipo-sabático. Observe que o escritor não usa a palavra grega para o dia de sábado semanal "Sabbaton". Ao contrário, ele se refere a um descanso tipo-sabático. Não estamos sendo convidados a entrar no dia de sábado semanal (Sabbaton), mas no descanso eterno de Deus (sabbatismos). Não estamos sendo convidados a descansar durante um dia da semana, mas para descansar eternamente em Cristo e na Sua obra consumada.

    É nos dito no versículo 10 que a única maneira de entrarmos no verdadeiro descanso de Deus é que devemos primeiro descansar de nossas próprias obras. Se continuarmos tentando entrar no descanso de Deus através de nossas obras, então estaremos sendo tão desobedientes e sem fé, quanto os israelitas. Assim como os crentes hebreus, para quem esta carta foi escrita, não podemos voltar para a Antiga Aliança que era um pacto de obras. Devemos descansar, por meio da fé, na obra consumada de Jesus.

    Jesus é nosso Sumo Sacerdote. Ele é o cumprimento de todas as sombras da Antiga Aliança. Ele é melhor do que todas as sombras e transcende todas elas. Nele podemos ter confiança para aproximarmo-nos do trono de Deus e entrar em Sua presença. Tudo na Antiga Aliança apontava para Cristo. Tudo na Antiga Aliança foi cumprido Nele, até mesmo o Sábado.

    ResponderExcluir
  24. SOBRE OS OUTROS ASSUNTOS:

    Estudo Pessoal sobre o Sábado

    Sugiro a leitura do Estudo pessoal sobre o Sábado do Ex-Pastor Adventista Greg Taylor. Lá você encontrará respostas sobre questões como Jesus e o Sábado, Paulo e o Sábado, fuga no Sábado, O sábado é simbolo desde a criação?
    O sábado é o memorial da criação? O sábado é um sinal entre Deus e seu povo? O sábado será guardado na Nova Terra? Etc...

    Em Cristo, nosso verdadeiro descanso sabático

    Hélio S. Júnior

    ResponderExcluir
  25. Gostei do que disseste, mais não se pode contaria o que Deus pede,Se quiseres como ganhar com as tuas verdades tens que criar uma bíblia só tua.

    A pessoas que estudam bíblia para encontar erro para o outro, isto não deve ser temos que estudar para termos mais comunhão com cristo, e passar a mensagem a todos

    ResponderExcluir
  26. Antes de cair em argumento tão fraco e vazio, é preciso estudar mais sobre teologia e aprender que a Igreja construída a exatos 2012 ANOS, não ocultou mandamento algum. Leia os documentos e verá! O próprio Deus ORDENOU a Moisés que recebeu as tábuas da lei a construir uma serpente de bronze se tiver dúvidas abra sua Bíblia e leia Números 21, 7-9. Mas caso essa passagem não seja suficiente releia as passagens sobre a construção da arca da aliança (do mesmo Moisés), em que, o próprio Deus, ORDENA a colocação de duas IMAGENS de querubins sobre a Arca.
    Os católicos não adoram nem se prostram para imagens. É como uma fotografia de um amigo, alguém que por seu mérito na terra foi-lhe dada a alegria do céu. Se quiser pode excluir esse comentário, mas se apagá-lo lembre que se minto o próprio Deus o contestará.
    Deus os abençoe :D

    ResponderExcluir
  27. jesus morreu para que tivéssemos livre acesso ao coração do pai, antes do sacrifício deus só ouvia as orações dos profetas hoje todo aquele que se dirigir a deus em meio a fé unicamente em cristo ele ouve e responde os que já morreram estão esperando a ressurreição e nada podem fazer pelos vivos só cristo vive eternamente como ele mesmo disse ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu

    ResponderExcluir
  28. quando deus viu que o povo estava se prostrando e queimando incenso diante da serpente que moises levantou no deserto mandou que ele voltasse e destruisse a serpente .deus criou tudo e a honra e toda dele .quem gostaria de construir uma casa com muito sacrificio e o irmão dele recebesse honras como se tivesse feito tal obra . cruel não ?

    ResponderExcluir
  29. o povo deve ter por obrigação de ler a bíblia todos os dias pra aprender a ser bons cristãos para que não haja tanta desgraça neste muito lindo que deus criou para nós com todo amor de pai e o homem com ambição e auto suficiencia está destruindo, pois não tem a humildade de pedir a deus sabedoria e entendimento para viver melhor e sem consequencia do mal.deus disse: o meu povo erra por não conhecer a minha palavra.

    ResponderExcluir
  30. a igreja catolica foi a primeira igreja que surgiu e pregava o cristianismo depois deixaram cristo de lado e veneram a santa maria e outros que são criaturas e deixam de lado o perfeito e digno de louvor a saber jesus cristo.

    ResponderExcluir
  31. os catolicos devem tomar a santa maria como exemplo de cristã e não adorala pois ela não entregou a vida por nos e nem foi humilhada. como cristo sofreu nenhum ser humano suportaria ele so suportou porque veio do ceu e porque é o proprio dono da vida. mas como dizer a tanta gente que a santa maria não pode fazer nada por vocÊs pois ela esta dormindo esperando o dia da ressurreição para receber a recompensa das suas obras, seria dicifil talvez muitos padres morreriam por falarem essa verdade e talvez nem mesmo eles sabem disso pois não aprendem as escrituras e continuam ensinando ao povo meras tradições que não levam a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  32. O mais interessante é que nunca vi cristão nenhum expondo o quão grave é misturar a lei com a graça, isso faz agravo ao Espírito Santo, veja o que a Palavra de Deus diz:

    "Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
    De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" Hebreus 10:28,29

    A maioria que quer viver pela lei não sabe que pela lei será julgado, sem esquecer que a lei é sem misericórdia.

    Porque ninguém fala sobre os versículos de Gálatas 4:21 a 31????????

    ""Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
    Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, UM DA ESCRAVA, e OUTRO DA LIVRE.
    Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
    O que se entende por ALEGORIA; porque estas são as DUAS ALIANÇAS; uma, do monte Sinai, GERANDO FILHOS PARA A SERVIDÃO, que é Agar.
    Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
    Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
    Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
    Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
    Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
    Mas que diz a Escritura? LANÇA FORA A ESCRAVA E SEU FILHO, porque DE MODO ALGUM o filho da ESCRAVA herdará com o filho da livre.
    De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, MAS DA LIVRE."

    Note bem o que a Palavra diz:"DE MODO ALGUM o filho da escrava HERDARÁ com o filho da livre."

    o QUE ISSO SIGNIFICA?????
    Significa que quem quer viver na lei da Antiga aliança é escravo e não filho, e escravo não herdará o Reino dos céus.
    Somente aqueles que vivem na Graça, na Graça somente, herdarão o Reino dos céus.

    ISSO É MUITO GRAVE. Parece que ninguém enxerga esse texto não é mesmo?

    Não é simplesmente discordar e pronto! É alertar no grnde perigo que existe em misturar a lei com a graça.

    ResponderExcluir
  33. eu perdou meu decarne e peço perdao ao meu pai(Deus)todo poderoso.Por tantos anos descumprindo alguns dos mandamentos e que Deus abençoe a todos!!!!!!!!!!
    flavio henrique lima de oliveira

    ResponderExcluir
  34. Quanta infantilidade, nasceram ontem essas seitinhas protestantes de templinho de aluguel em antigos butecos e ficam se achando donos da verdade rsrsrsrsr. Me digam onde no livro do exodo os mandamentos são numeros? A forma que vcs estão discutindo que a Igreja católica alterou é na verdade apenas uma fórmula catequética. A foram como está na bíblia em Exodo jamais foi alterada basta vcs consultarem uma bíblia católica. Agora quanto a vcs, falsos profetas, filhos da grande besta cismática que não tem nem 500 anos de existencia me digam, onde vcs estavam no inicio do cristianismo? Onde vcs estavam quando os martires católicos morriam no inicio do cristianismo em nome de Cristo contra a idolatria dos imperadores pagão de roma? Quando as heresias começaram a surgir onde vcs estavam para combater em nome da ortodoxia da fé? Estudem história da Igreja e veja qual é a Igreja vinculada aos Santos apóstolos de Cristo. em torno de 1500 anos de história da Igreja onde vcs estavam??? Quem levou cristo para a humanidade durante 1500 anos, por acaso ele caiu do céu depois de 1500 anos e começou a ser pregado quando suas igrejinhas nasceram????

    Hipócritas, esquecem do mandamento principal de Deus descrito em Deuteronomio: Amaras o senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e de toda a tua força e Jesus diz ainda: e amarás o próximo como a si mesmo. Essa ultima parte vcs não seguem pois tratam os católicos com um preconceito tão grande que nem satã conseguiria fazer igual. Porque não cuidam e viver sua fé e deixar em paz que os outros sigam a deles, Cristo por acaso veio, viveu e morreu só por vcs????? Hipócritas acordem para a vida esse cristinaismo de vcs é sujo e farisaico.

    ResponderExcluir
  35. Este artigo é muito confuso.
    O autor afirma que: somente o sábado pertence à legislação tipicamente judaica, conhecida como cerimonial, e que os demais mandamentos da mesma lei são, na verdade, lei moral, válidos a toda humanidade.
    De onde tirou isso? Da Bíblia é que não foi.
    Nos escritos de Paulo, ele muitas vezes não é claro quando fala da lei
    Por vezes se refere à Graça, por outras à circuncisão; também aos RITOS CERIMONIAIS judaicos, ou também aos dez mandamentos; devem então ser considerados, além do contexto, os demais artigos de cada epístola, para se entender o significado e alcance das palavras.
    Não se encontra na Bíblia quaisquer distinções entre lei cerimonial e moral. Entendemos esta distinção apenas por convenção doutrinária; todavia, o sábado sempre pertenceu à lei moral, nos termos desta convenção. Este artigo traz uma inovação doutrinária, SEM QUALQUER FUNDAMENTO BÍBLICO.
    Assim, deve ser tomada muita cautela nas interpretações, sob o risco de se incorrer em torções propositais, para se justificar doutrinas pessoais.

    ResponderExcluir
  36. irmaos todos voces tem seu direito de pensar e falar o que quer,nao se-tubi o vossos coraçoes pós Deus os conhece todos. só os busque nao importa o que o teu amado irmao fale, o pérdoi ore por ele, religiao nao é politica á desculti e sim compartilha, vamos adora o Deus eterno Rei dos exércitos,enteda uma pessoa nao pode salvar um ao outro, mas sim ama-los só DEUS pode, cuide das pessoas q vcs amam começando por suas família q DEUS OS abemçoem

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral