Tudo Que Existe É Parte de Deus?


E
xiste uma forma de encarar a natureza de Deus chamada pan­teísmo.
Este termo é formado pelas duas palavras gregas pan e theós. Pan significa "tudo, todos" e theós "Deus". Panteís­mo, então, quer dizer que deus é tudo.

Essa doutrina ensina que tudo que existe faz parte de uma única realidade, e essa realidade se chama deus. Deus é tudo e tudo é deus. Não há nenhuma distinção entre a criação e o Criador no panteísmo. Deus é tudo e está em tudo. A concep­ção de um Deus pessoal que criou um universo diferente dele é estranha ao panteísmo.

Todavia, as Escrituras afirmam o contrário: 

"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gên. 1:1). 

"Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvanece­ram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptí­vel, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis" (Rom. 1:20-23).

O universo não existe desde a eternidade, mas Deus sim. Quando ele criou o universo, trouxe à existência algo diferente de si mesmo. 

"Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus, de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê" (Heb. 11:3).

O panteísmo obscurece essa distinção. O Deus da Bíblia não é o mesmo deus que o panteísmo pinta.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog