Armagedom: Deus vai em breve travar guerra contra a humanidade, destruindo todos sobre a terra, exceto as testemunhas de Jeová. As igrejas cristãs, dizem, serão as primeiras a sofrer destruição.
Aniversários: Celebrar o dia do nascimento, de qualquer forma, é expressamente proibido. Até mesmo enviar um cartão de aniversário pode provocar uma ação imediata contra o ofensor determinada por um "Comitê Judicial" oficial. A punição é a "desassociação" (veja abaixo).
Transfusão de sangue: Na prática, do ponto de vista das testemunhas de Jeová, aceitar transfusão de sangue é um pecado mais sério do que o roubo ou o adultério. Ladrões e adúlteros são mais rapidamente perdoados pelos comitês judiciais da Torre de Vigia do que aqueles culpados de aceitar sangue. Uma testemunha de Jeová deve recusar sangue em toda e qualquer circunstância, mesmo quando esteja certa de que esta recusa resultará na morte. A organização também requer que os adultos recusem transfusões para seus filhos menores.
Cristianismo: Exceto por poucos e esparsos indivíduos que mantiveram a fé, o verdadeiro cristianismo desapareceu da terra logo após a morte dos doze apóstolos - de acordo com as testemunhas de Jeová. E não foi restaurado até que Charles Taze Russell fundou a sociedade Torre de Vigia no final da década de 1870. Quando Cristo voltou invisivelmente em 1914, encontrou o grupo de Russell fazendo o trabalho dos "servos sábios e fiéis" (Mat. 24:45) e os nomeou sobre todas as suas posses. Todas as outras igrejas e cristãos professos são, na verdade, instrumentos do diabo.
A Volta de Cristo: O Senhor voltou invisivelmente no ano de 1914 e tem estado presente desde então, governando como Rei através da Sociedade Torre de Vigia. Referências à segunda "volta" são traduzidas como "presença" na Bíblia das Testemunhas de Jeová. A geração daqueles que testemunharam a volta invisível de Cristo em 1914 não vai morrer antes que venha o Armagedom (veja Mat. 24:34).
Cronologia: As testemunhas de Jeová acreditam que Deus tem um preciso cronograma para todos os acontecimentos passados e futuros, que estão unidos por simples fórmula matemática e são revelados à humanidade através da Sociedade Torre de Vigia. Os sete "dias" da criação em Gênesis tiveram a extensão de sete mil anos cada um, totalizando uma semana de quarenta e nove mil anos. Deus criou Adão no ano 4026 a.C. A criação de Eva pouco tempo depois marcou o fim do sexto dia da criação e o início do sétimo. Dessa forma, nós estamos agora aproximadamente no ano seis mil de um período de sete mil anos - o que significa que o Armagedom logo colocará um fim no governo humano que durou seis mil anos, abrindo o caminho para uma espécie de sábado - um período de mil anos de reinado de Cristo. Baseados nessa cronologia a organização das Testemunhas de Jeová promulgou um número de profecias específicas do final dos tempos.
Cruz: Segundo as testemunhas de Jeová, a cruz é um símbolo religioso pagão adotado pela igreja quando Satanás, o demônio, assumiu o controle da autoridade eclesiástica. A cruz não teve nada a ver com a morte de Jesus, já que as testemunhas de Jeová sustentam que ele foi pregado em um poste ereto e sem trave horizontal. As testemunhas de Jeová abominam a cruz e espera-se que os novos convertidos destruam quaisquer cruzes que possam ter, ao invés de simplesmente se disporem delas.
Deidade: Somente o Pai é Deus, e seus verdadeiros adoradores devem chamá-lo pelo nome de Jeová. As testemunhas de Jeová aprendem que Jesus Cristo foi meramente a manifestação do arcanjo Miguel em forma humana - não Deus, mas um mero ser criado. O Espírito Santo é apresentado não como Deus nem como uma pessoa, mas como uma "força ativa".
Desassociação: Esta é a punição para qualquer infração aos regulamentos da Sociedade Torre de Vigia. Ela consiste num decreto público, anunciado em audiência em um Salão do Reino e proibindo toda associação ou comunhão com o ofensor. As outras testemunhas de Jeová são proibidas até mesmo de cumprimentá-lo caso se encontrem com o ofensor na rua. As únicas exceções dizem respeito aos membros da família do ofensor. Eles podem conduzir "negócios necessários" com a pessoa desassociada, e aos anciãos que podem falar com ela, caso esta os aborde penitentemente em busca de reconciliação.
Céu: Apenas 144 mil indivíduos vão para o céu. Esse "pequeno rebanho" começou com os doze apóstolos, o número foi completado no ano de 1935. Aproximadamente nove mil anciãos das Testemunhas de Jeová são o remanescente na terra hoje, dos que irão para o céu. O restante das testemunhas de Jeová espera viver na terra para sempre.
Inferno: Segundo a diretriz de seu fundador, Charles T. Russell, a Sociedade Torre de Vigia ainda ensina que o hades é meramente a sepultura, que o fogo do Geena desintegra instantaneamente suas vítimas, transformando-as em nada, e que não há existência consciente para os mortos até o tempo de sua ressurreição corpórea.
Dias Santos: A celebração de qualquer "dia santo mundano" é expressamente proibida para as testemunhas de Jeová. Essa proibição se aplica aos dias patrióticos, Dia dos Namorados, Dia dos Mortos, Natal, Páscoa, Ano-Novo, Dia de Ação de Graças, Sexta Feira Santa e assim por diante - até mesmo o Dia das Mães e o Dia dos Pais são proibidos! Mesmo que uma "origem pagã" não possa ser descoberta como base para banir a observância de certa data comemorativa, o simples fato de que as "pessoas do mundo" celebram essas datas é razão suficiente para que as testemunhas de Jeová não as celebrem.
Espírito Santo: O Espírito Santo não é nem Deus nem uma pessoa, segundo os ensinamentos da Torre de Vigia. É simplesmente uma "força atuante" impessoal que Deus usa para fazer a sua vontade.
Esperança: As testemunhas de Jeová acreditam que Deus parou de chamar cristãos para a esperança celestial em 1935. Desde então, ele tem oferecido às pessoas a oportunidade de viver eternamente na terra. ("Milhões que agora vivem jamais morrerão" - é um slogan familiar das testemunhas de Jeová.) Deus vai destruir todas as outras pessoas no planeta, deixando apenas as testemunhas de Jeová, e ele vai restaurar o paraíso do Jardim do Éden em todo o mundo.
Jesus Cristo: Na teologia da Torre de Vigia, Jesus Cristo é um mero anjo - o primeiro criado por Deus, quando começou a criar os anjos. As testemunhas de Jeová identificam Cristo como Miguel, o arcanjo, embora elas chamem Jesus "o Filho do Homem" - "porque a primeira pessoa espiritual criada por Deus era para ele como um filho primogênito". (Livrete da Torre de Vigia, Enjoy Life on Earth Forever! [Goze a Vida na Terra Para Sempre!], p. 14, 1982). Elas também o chamam de "o deus", e traduzem João 1:1 de acordo com essa idéia em suas Bíblias.
A Organização: As testemunhas de Jeová acreditam que Deus estabeleceu a sociedade Torre de Vigia como seu canal de comunicação para reunir aqueles, dentre toda a humanidade, que serão salvos. Como agência visível do reino de Deus na terra, essa organização exerce plena autoridade governamental sobre seus seguidores - ela promulga leis, julga os violadores, dirige as escolas do reino e assim por diante - paralelamente ao governo secular. Se existir qualquer conflito entre a organização e o governo secular, é a organização que deve ser obedecida. (Na mente das testemunhas de Jeová, mas o certo é "Importa antes obedecer a Deus que aos homens" At.5:29.)
Ressurreição: A respeito de Cristo, as testemunhas de Jeová acreditam que ele se tornou não existente quando morreu, e que foi levantado três dias depois como um "espírito" - um anjo. Elas negam a sua ressurreição carnal. Segundo seus ensinamentos de que Cristo retornou invisivelmente em 1914, as testemunhas de Jeová acreditam que ele levantou os cristãos já mortos para a vida espiritual logo após, e que o resto dos mortos vai ressuscitar corporeamente durante o milênio -período de mil anos de reinado de Deus.
Salvação: Embora da boca para fora elas preguem a salvação pela fé em Cristo, as testemunhas de Jeová, na verdade, acreditam que a salvação é impossível de ser conseguida sem a completa obediência à Sociedade Torre de Vigia e a participação vigorosa em seus programas de trabalho. Cada testemunha de Jeová que não é suficientemente zelosa pela organização pode não sobreviver ao Armagedom, e aqueles que não abrem seu próprio caminho para o paraíso terrestre devem manter as boas obras durante todo o reinado milenar de Cristo antes que sejam selados para a vida.
Testemunhas de Jeova, acreditam na existencia de demonios?
ResponderExcluirSim. Crêem assim como nós Cristãos, em anjos decaídos, ou seja, demônios.
ResponderExcluirPorque as testemunhas de jeová acreditam que vão viver num paraíso aqui na terra????
ResponderExcluirQuerida Meire, inúmeros motivos existem para essa conclusão. O próprio Deus teve como propósito original que a terra fosse cheia de pessoas justas que adorassem ao criador. E a palavra nao volta a ele sem resultado(Isaias 55:11) Em salmos 37:9-11, diz que os justos herdarão a terra para todo o sempre, em harmonia a isso, a oração modelo dada por Jesus('Pai nosso') diz: 'VENHA A NÓS o vosso reino ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU ". percebe? A vontade de Deus feita na terra da mesma forma que é no céu? Apoc. 5:9,10 diz sobre pessoas estarem no céu e " Reinarão sobre a terra". Então, se reinarão a terra, terá que haver súditos nela, nao é verdade???
ExcluirProvérbios 2:22 da uma palavra simples de entender tbm sobre isso. Estou escrevendo simplificado pois meus comentários estão sendo na maioria apagados, porem se chegar a ler e quiser uma informação mais detalhada, entre em contato no e-mail harisonpitta@hotmail.com, ou veja vários pontos como esse no jw.org
Essa é a primeira vez que venho ao seu blog e gostaria muito de aprender a estudar a biblia de maneira que eu venha aprender a defender a minha fé em Cristo Jesus. Poderia me ajudar, pois eu sou muito leigo em relação a essas coisas? ...
ResponderExcluirSim irmão Álvaro, posso lhe ajudar, mande me um e-mail.
ResponderExcluirolha eu gostaria muito de aprender a estudar a biblia de maneira correta
ResponderExcluirpara que eu não possa ser enganado
por essa coisa falsas que andam ensinando por ai.
ass: antonio flavio nunes
Paz Antonio, esse blog pode ajuda-lo, mande me um e-mail.
ResponderExcluirhelio.juniorjp@gmail.com
Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
ResponderExcluirSe alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
II JOÃO 1:9-10
Maravilhoso esse Blog.
Qual a maneira certa de estuadar a bib´lia?
Meu e-mail. Jaylson_Promessa@hotmail.com
EU ESTOU VENDO AS POSTAGENS ACIMA,E CARA,QUANTAS PESSOAS SÃO ESCOLHIDAS E ESTÃO A PONTO DE SEREM ENQUADRADAS NOS VERSÍCULOS EM QUE JESUS DIZ QUE SE POSSÍVEL ENGANARIA ATÉ OS ESCOLHIDO.MUITO IMPORTANTE SATE APOLOGÉTICOS. ASSIM COMO PAULO ESCREVIA DOUTRINANDO A FÉ DA IGREJA,OS IRMÃOS QUE TEM O DOM DA PALAVRA E ENSINAR DEVEM SE DOAR NO CORPO DE CRISTO. PARABÉNS VARÃO,NÃO POSSO TE DAR MAIS NADA QUE ISSO,MAS O SENHOR DARA A VC O GALARDÃO SEGUNDO SEU TRABALHO NAQUELE GRANDE DIA!
ResponderExcluirestudei muitos anos e nunca me batizei e frequento de vez em quando...
ResponderExcluirjá li a bíblia sozinha .
tenho lido os livros apócrifos e meus conceitos estão mudando;
se for assim.... então creio que ficará difícil escolher uma igreja que siga o padrão ao pé da bíblia.
prefiro estudar sozinha e ler e ter minhas opniões e viver de acordo
com oq DEUS MANDA.
mas fiquei perplexa pq não sabia de muitas coisas sobre as testemunhas de jeová.
fiquei perdida e oq me resta é orar e pedir a DEUS uma luz .
pq onde está a verdadeira organizaçã dele:??
a bíblia foi mudada pelo vaticano.
leio uma coisa que eles lá mandam ler!
então a bíblia não é confiável?
pq o humano mexeu nela ;
judas 14 e 15 foi tirado do livro de enoque 2:1
então quem devo confiar ?
quem é o diabo? QUEM É JEOVÁ? QUEM É JESUS? QUEM É O ESPIRITO SANTO?
então assim fica difícil . fiquei confusa.
continuarei fazendo pesquisas e dedicarei minha vida a descobrir a verdade sozinha ;
depois disso ensinarei as pessoas .
Nao fique confusa, será que é mesmo dessa forma que os 'Tjs' são???/fui por dez anos e nao é desse modo. Jw.org tem.informações do que realmente eles são.
Excluirtem um TJ marcando um debate comigo e confesso que estou correndo com medo de não conseguir convencê-lo e ainda passar vergonha pois sei que eles tem muitos versiculos ja decorados e estudam bastante, e alem do mais, o cara é um ancião e quer falar sobre inferno. não sei se consigo.. podem me ajudar?
ResponderExcluireduzao70@hotmail.com
q DEus vos abençoe...
As TJ acreditam que viverão num paraíso na Terra porque fomos projetados para viver aqui. Se fôssemos para viver nos Céus, teríamos sido anjos, não humanos de carne e osso.
ResponderExcluirAssim como peixes foram criados para viver na água, não na terra seca.