"Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito" (Gên. 17:1).
Deus disse que não havia nada difícil demais que ele não pudesse fazer. Tudo que pode ser feito, Deus é capaz de fazer.
"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso há alguma coisa demasiado difícil para mim?" (Jer. 32:27).
O salmista deu testemunho do seu poder:
"Vinde, e vede as obras de Deus; ele é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens. Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé... Ele governa eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes" (Sal. 66:5-7).
Isto significa então que ele pode fazer qualquer coisa? Deus pode destruir a si mesmo? Ele pode criar uma criatura que não possa controlar? Não, Deus não pode fazer o que é logicamente ou rigorosamente impossível. Ele não pode contradizer sua própria natureza e caráter. Isto foge à sua esfera de poder.
Existem, portanto, limites para o que Deus pode fazer. Por exemplo: a Bíblia diz que Deus não pode mentir.
"Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos" (Tito 1:2).
Deus também declarou que é impossível voltar atrás com a sua palavra.
"Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus" (Sal. 119:89).
Como Deus pode ser todo-poderoso se existem certas coisas que ele não pode fazer?
A resposta está numa compreensão adequada da onipotência de Deus. O fato de ser onipotente não impede que imponha limitações a si mesmo. O Deus bíblico limitou-se a atos coerentes com seu caráter justo e amoroso. Logo, o poder de Deus se autodelimita. Ele não pode fazer o mal nem nada que seja irracional. Ele não pode voltar atrás com o que disse. Ele é todo-poderoso no que se refere a fazer o que é certo, mas não tem poder para fazer o que é errado.
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.