Deus É Santo — O Que Significa Isso?



A Bíblia prega que Deus é um Deus santo. Mas o que significa ser santo? É a idéia de separação que está por trás do conceito de santidade. Deus se distingue de tudo que é pecaminoso e maligno. Ele não pode tolerar o pecado. Justamente por ser santo, ele só pode fazer o que é verdadeiro e bom.

Sua palavra é verdade. Jesus disse:

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).

Deus prometeu que não voltará atrás com a sua palavra. 

"Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos" (Tito 1:2).


A Palavra revelada de Deus — a Bíblia — nos declara que ele é perfeito sob todos os aspectos. Não há virtude que sua natureza não possua. Deus é a perfeição.

Esta assertiva suscita a questão do julgamento. Pelo fato de ser santo e não suportar o pecado, deve haver alguma forma de julgar a transgressão. Sua santidade exige que se faça justiça quando pecados são cometidos. Foi o nosso pecado que nos separou da santidade de Deus. A Palavra de Deus diz:

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós..." (Is. 59:2).

Foi por esse motivo que Deus aplicou a Jesus a punição pelos pecados do mundo quando ele foi crucificado em nosso lugar.

"Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (II Cor. 5:21).

Sua santidade foi aplacada com a morte de Cristo. Agora podemos entrar na presença de Deus por causa do sacrifício de Cristo na cruz. Restaurado esse relacionamento, ouvimos as seguintes pala­vras:

"... Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lev. 19:2).

Em resumo, podemos fazer alguns comentários sobre a santidade de Deus:

1. Santidade significa, em essência, separação.

2. Deus se distingue do pecado. Sua natureza é perfeita.

3. Sua perfeição exige que se faça justiça quanto ao pecado. Cristo morreu na cruz para satisfazer as santas exigências de Deus.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog