Embora não seja possível ao ser humano se tornar Deus, o que dizer da possibilidade de Deus tornar-se homem? Há aproximadamente três mil anos, vivia um homem chamado Jó que estava experimentando muito sofrimento. Jó pensava que Deus não compreendia sua dor e clamou pedindo um mediador entre Deus e o homem.
"Porque ele [Deus ] não é homem, como eu, para eu lhe responder, para nos encontrarmos em juízo. Não há entre nós árbitro para pôr a mão sobre nós ambos" (Jó 9:32,33).
Jó queria que Deus se tornasse homem para que pudesse experimentar pessoalmente o sofrimento e a limitação da humanidade. O desejo de Jó foi realizado. O Novo Testamento registrou dois mil anos atrás que o Deus eterno se fez homem na pessoa de Jesus Cristo. Quando Jesus se fez homem, ele não deixou de ser Deus e Deus não mudou. O Evangelho de João afirma:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ...E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai" (João 1:1,14).
Jesus experimentou a limitação e a humilhação de ter-se tornado homem em nosso benefício.
"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus, coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens" (Fil. 2:5-7).
A vinda de Jesus à terra tinha a dupla finalidade de revelar Deus ao homem e proporcionar o mediador que Jó desejava. O apóstolo Paulo escreveu:
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Tim. 2:5).
Deus, de fato, respondeu ao clamor de Jó. Durante um curto período de tempo, Deus, o Filho, limitou-se ao corpo de Jesus Cristo a fim de salvar toda a humanidade. Pelo fato de ter-se tornado como nós, ele é capaz de se identificar intimamente com o sofrimento e a dor que experimentamos.
"Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" (Heb. 2:18).
A Bíblia ensina que Deus fez o sacrifício supremo por nós. O Criador tornou-se um elemento de sua criação visando restaurar o relacionamento que o homem havia rompido.
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.