Deus Manteve-se Fiel a Israel?


J
á vimos que Deus fez promessas à nação de Israel
com rela­ção ao seu direito à Terra Prometida e sua sobrevivência.

Qual é o veredicto da história? Deus manteve-se fiel às pro­messas que fez? Examinando-se a história, verifica-se que ele permaneceu fiel às suas promessas.

Deus introduziu Israel na terra que prometera por inter­médio do líder Josué. Entretanto, o povo não permaneceu obediente a ele.

Em 931 a.C. a nação dividiu-se em dois reinos. O do norte compunha-se de dez tribos e era conhecido como Israel. O do sul compunha-se de duas tribos e ficou conhecido como Judá.

O reino do norte de Israel foi levado cativo pelos assírios em 721 a.C, devido ao pecado permanente do povo.

O povo de Judá também pecou contra Deus e foi levado cativo pelos babilônios em 606 a.C. A cidade de Jerusalém e o templo foram destruídos em 586 a.C.

Deus havia prometido que o pecado provocaria a remoção do povo da terra. Mas ele também prometeu que o traria de volta. Após um período de setenta anos de cativeiro, os judeus voltaram à Terra Prometida, em 536 a.C.

Foram, contudo, retirados de sua terra uma segunda vez. Em 70 d.C, o romano Tito cercou a cidade de Jerusalém e destruiu tanto esta quanto o templo que haviam sido recons­truídos. Mais uma vez o povo foi disperso.

Todavia, Deus voltou a demonstrar sua fidelidade à nação de Israel, vencendo terríveis dificuldades. Depois de vagarem quase dois mil anos pela terra, voltaram a ser um Estado so­berano naquela região. Em 14 de maio de 1948 o Estado mo­derno de Israel renasceu.

Nenhuma outra nação jamais foi removida de sua pátria e retornou. A nação de Israel teve essa experiência duas vezes. Na primeira vez durou setenta anos; na segunda, quase dois mil anos. Deus prometeu que permaneceria fiel a Israel e o veredicto da história é nítido. A sobrevivência dessa nação comprova a fidelidade de Deus.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

1 comentários:

Julio Cesar Sousa disse...

O extermínio de milhares de judeus no holocausto tem algo a ver com a desobediência do povo de Israel a Deus no que diz respeito à sua rejeição a Cristo como o Messias prometido?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog