O pacto era condicional porque as promessas estavam vinculadas a condições.
"Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra" (Êx. 19:5).
Depois que Deus revelou as cláusulas do pacto com Israel, o povo concordou.
"Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos" (Êx. 24:3).
"Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas" (Êx. 24:8).
Esse pacto condicional passava a responsabilidade de seu cumprimento a Israel. Esta nação seria abençoada ou amaldiçoada de acordo com sua fidelidade aos termos do pacto. Deus abençoaria Israel desde que este cumprisse sua parte do pacto condicional. Se deixasse de satisfazer as condições, Deus estaria desobrigado de abençoá-lo. Ao contrário, estaria obrigado a amaldiçoá-lo.
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.