Qual É a Relação de Deus com Israel?


D
e todas as nações da terra,
Deus decidiu operar especifi­camente através de uma — a nação de Israel. Embora ame toda a humanidade, ele estabeleceu um relacionamento espe­cial com Israel.

Povo escolhido. Os judeus são o povo escolhido de Deus. Foram especialmente escolhidos para serem suas testemunhas para os descrentes. Foi a Israel que veio a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo escreveu: 

"Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus" (Rom. 3:1,2). 

"Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as pro­messas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém" (Rom. 9:1-5).

Israel teve o grande privilégio de receber a revelação de Deus para a raça humana. Foi aos israelitas que os profetas de Deus se manifestaram. Como povo escolhido de Deus, deveriam ser testemunhas do Deus vivo e verdadeiro na terra que ele lhes deu.

Pela escolha de Deus. A Bíblia, contudo, deixa claro que Deus escolheu Israel para ser seu instrumento porque era o que queria, e não porque fosse melhor do que qualquer outra nação. 

"Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra para a possuíres, pois tu és povo de dura cerviz" (Deut. 9:6).

Deus concedeu muitas bênçãos especiais a Israel. Junta­mente com elas veio uma grande responsabilidade de manter o que Deus havia lhes confiado. Quando deixaram de dar seu testemunho piedoso ao mundo, ele os julgou. Jesus não deixou dúvidas de que grandes bênçãos acarretam grande responsa­bilidade. 

"...Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá" (Luc. 12:48).

A situação atual. Deus não está mais usando a nação de Israel como agente de testificação aos incrédulos. Ao invés de haver um testemunho de âmbito nacional na Palestina, de forma que todas as nações pudessem ver Deus operando através de um povo, ele agora está disseminando sua Palavra por intermédio dos seus crentes. Jesus disse que aqueles que nele crêem devem sair e pregar as boas-novas. 

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mat. 28:19).

Resumindo o que a Bíblia diz sobre o relacionamento de Deus com os judeus:

1. Deus escolheu Israel para ser seu representante exclusivo para o mundo. Neste sentido é o "povo escolhido".

2. O relacionamento de Deus com Israel baseou-se na escolha dele e não na fidelidade dessa nação.

3. Os israelitas deveriam ser testemunhas da verdade de Deus. Quando deixaram de sê-lo, Deus os julgou. Atualmente, em vez de operar através de uma determinada nação, ele está disseminando sua Palavra por meio do corpo de Cristo — os cristãos.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog