Por Que a Bíblia Diz Que Deus Mudou de Idéia?


Se aceitamos o fato de que Deus é a perfeição em pessoa e que ele não pode mudar, como explicamos certos trechos da Bíblia que parecem indicar que Deus mudou de idéia? Há vários casos na Escritura em que Deus se arrependeu ou mudou de idéia, e deixou de fazer o que estava planejando.

Quando Moisés desceu do monte Sinai após ter recebido os Dez Mandamentos, viu que o povo tinha pecado. Eles haviam feito para si um bezerro de ouro que passaram a adorar. Então Deus disse a Moisés que ia destruir aquela nação. Este inter­cedeu pelo povo e a Escritura diz que Deus se arrependeu do mal que iria lhes fazer.

"Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo" (Êx. 32:14).

Esse não foi um caso em que Deus mudou de idéia?

Encontramos situação semelhante no livro de Jonas. Deus ia destruir o povo de Nínive, mas como se arrependeram de seus pecados, ele teve misericórdia. As Escrituras dizem: 

"Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez" (Jon. 3:10).

A aparente mudança de idéia da parte de Deus nestes e em outros casos deixa as pessoas pensando se Deus não hesita e muda sua palavra. Não é isso que acontece. No caso de Moisés, Deus estava furioso porque o povo o havia rejeitado, preferindo um ídolo. Sua vontade de destruí-los não era um decreto irre­vogável. A intercessão de Moisés em favor do povo impediu que fossem destruídos. Sob o ponto de vista humano, Deus mudou de idéia, mas ele sabia o tempo todo o que iria acontecer. Moisés rogou por misericórdia e Deus respondeu sua oração.

O mesmo se aplica ao caso de Jonas e Nínive. Os habitan­tes da cidade oraram a Deus pedindo perdão. Deus ouviu suas orações e lhes concedeu misericórdia. Ele não mudou de idéia, pois já sabia que se arrependeriam de seus pecados. Pelo ponto de vista humano não se podia perceber isso. O povo não tinha garantias de que Deus deixaria de julgá-lo se houvesse arre­pendimento da parte dele, mas Jonas desconfiava que era o que poderia acontecer. Quando se deu conta de que Nínive não seria destruída, orou a Deus dizendo: 

"...Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal" (Jon. 4:2).

Vemos nesses dois casos que uma oração de arrependimen­to alterou o desfecho da situação. Não foi Deus que mudou, mas sim o homem. Quando a conduta do homem em relação a Deus mudou, a conduta de Deus em relação ao homem mudou.

Sempre que a Escritura conta que Deus se arrependeu do que faria, diz respeito a punição. Nunca foi o caso de ele ter prometido fazer algum bem e depois ter mudado de idéia. As promessas de Deus não serão quebradas. 

"Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis" (Rom. 11:29).

Então a Bíblia nos assegura que:

1. Deus não alterará as promessas que nos fez.

2. Qualquer mudança aparente na forma de Deus agir é fruto do ponto de vista humano, não de Deus.

3. Toda vez que Deus se arrependeu foi para o bem do homem, não para prejudicá-lo.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog