Que Pacto Deus Fez com Abraão?

O primeiro pacto ou acordo incondicional que a Bíblia regis­trou foi o que Deus fez com um homem chamado Abraão.

"Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldi­çoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gên. 12:1-3).

Este pacto compõe-se de muitas promessas específicas, todas as quais se cumpriram literalmente.

Uma grande nação se originará de Abraão. A primeira promessa é que uma grande nação se originaria de Abraão. Houve uma época em que isso parecia impossível porque tanto Abraão quanto sua mulher Sara eram já muito idosos e não podiam mais ter filhos. No entanto, Deus concedeu milagrosa­mente que concebessem um filho em sua idade avançada. Chamaram-no de Isaque. Uma grande nação surgiu por inter­médio de Isaque e de sua descendência.

Deus abençoará Abraão. Deus prometeu que abençoaria Abraão. A Bíblia mostra como Deus o abençoou tanto ma­terial quanto espiritualmente como prometera. 

"Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado" (Gên. 24:1).

Seu nome será engrandecido. Outra promessa que se cum­priu literalmente foi a de que o nome de Abraão seria engran­decido. Seu nome é famoso ainda hoje em dia. Três das religões do mundo o judaísmo, cristianismo e islamismo o conside­ram Abraão o pai de sua fé.

Abraão será uma bênção para as pessoas. Deus prometeu que Abraão seria uma bênção para as pessoas. Tanto a Bíblia quanto a história secular mostram que Abraão e seus descen­dentes foram uma bênção para outras pessoas como Deus tinha dito.

Quem abençoar a descendência de Abraão será abençoado. A história secular e a sagrada contêm exemplos de nações que abençoaram Israel e foram igualmente abençoadas por Deus. O Egito e a Pérsia são exemplos de nações que apoiaram Israel e foram abençoadas por Deus.

Quem amaldiçoar a descendência de Abraão será julgado por Deus. Da mesma forma, as nações que procuraram destruir os descendentes de Abraão sofreram julgamento rigoroso da parte de Deus. Egito, Edom, Moabe e Babilônia são exemplos bíblicos desse fato. A história moderna nos fornece um exemplo recente: o julgamento de Deus sobre a Alemanha nazista, uma nação que tentou exterminar os judeus.

Através do descendente de Abraão todas as nações serão abençoadas. A última promessa específica era que todas as nações seriam abençoadas através de um determinado descen­dente de Abraão. Esse descendente era Jesus Cristo. O apóstolo Paulo reparou que a promessa foi feita no singular: 

"Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo" (Gál. 3:16).

As promessas que Deus fez a Abraão compõem-se, portanto, de sete aspectos específicos, todos os quais cumpriram-se literal­mente. O pacto abraâmico é mais um exemplo da fidelidade de Deus.


103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog