Como Jael pode ser louvada por um homicídio tão cruel? Juízes 5:6ss



PROBLEMA: A história da morte de Sísera pelas mãos de Jael descreve um assassinato violento e cruel (Jz 4:21). Entretanto, o cântico de Débora registrado em Juizes 5 louva Jael por ter matado Sísera. Como pode ela ser louvada por cometer um homicídio assim tão violento?

SOLUCÃO: Primeiro, convém lembrar que Sísera era um poderoso guerreiro. Quando ele foi até a tenda de Jael, ela não teve como recusar-lhe, a entrada. Embora tenha sido Jael que saiu ao encontro de Sísera para encorajá-lo a refugiar-se em sua tenda, Juizes 4:17 deixa claro que ele já planejara ir à tenda de Jael.

Segundo, Sísera era um guerreiro cruel, que vinha oprimindo severamente o povo de Deus. Se ele tivesse escapado da batalha, com certeza voltaria a fazer crueldades com o povo de Deus. Se Jael não tivesse agido como agiu, ela estaria sendo conivente com todos os futuros atos de matança e de opressão desse homem impiedoso para com o povo de Deus.

Terceiro, o compromisso que Jael tinha com o Senhor Deus de Israel determinou a única coisa que ela poderia fazer naquelas circunstâncias. Os inimigos do Senhor e do seu povo eram inimigos de Jael. Ela precisava matar Sísera. Ela não conseguiria defrontar-se em combate com tal guerreiro. Sua ação teria que ser rápida e certeira. Ela não poderia arriscar-se a falhar em seu intento de matá-lo, ferindo-o apenas. Precisava agir, de forma a matá-lo certa e instantaneamente. Diante das alternativas, Jael optou pelo bem maior. Para prevenir a matança e a opressão do povo de Deus, ela matou Sísera.

Quarto, embora não haja na Bíblia nenhuma menção de que Deus honra ou louva Jael pela maneira como ela matou Sísera, o cântico de Débora certamente a louva por sua ação decidida. Jael foi um instrumento nas mãos de Deus para trazer juízo sobre esse terrível inimigo de Israel.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog