PROBLEMA: A história da morte de Sísera pelas mãos de Jael descreve um assassinato violento e cruel (Jz 4:21). Entretanto, o cântico de Débora registrado em Juizes 5 louva Jael por ter matado Sísera. Como pode ela ser louvada por cometer um homicídio assim tão violento?
SOLUCÃO: Primeiro, convém lembrar que Sísera era um poderoso guerreiro. Quando ele foi até a tenda de Jael, ela não teve como recusar-lhe, a entrada. Embora tenha sido Jael que saiu ao encontro de Sísera para encorajá-lo a refugiar-se em sua tenda, Juizes 4:17 deixa claro que ele já planejara ir à tenda de Jael.
Segundo, Sísera era um guerreiro cruel, que vinha oprimindo severamente o povo de Deus. Se ele tivesse escapado da batalha, com certeza voltaria a fazer crueldades com o povo de Deus. Se Jael não tivesse agido como agiu, ela estaria sendo conivente com todos os futuros atos de matança e de opressão desse homem impiedoso para com o povo de Deus.
Terceiro, o compromisso que Jael tinha com o Senhor Deus de Israel determinou a única coisa que ela poderia fazer naquelas circunstâncias. Os inimigos do Senhor e do seu povo eram inimigos de Jael. Ela precisava matar Sísera. Ela não conseguiria defrontar-se em combate com tal guerreiro. Sua ação teria que ser rápida e certeira. Ela não poderia arriscar-se a falhar em seu intento de matá-lo, ferindo-o apenas. Precisava agir, de forma a matá-lo certa e instantaneamente. Diante das alternativas, Jael optou pelo bem maior. Para prevenir a matança e a opressão do povo de Deus, ela matou Sísera.
Quarto, embora não haja na Bíblia nenhuma menção de que Deus honra ou louva Jael pela maneira como ela matou Sísera, o cântico de Débora certamente a louva por sua ação decidida. Jael foi um instrumento nas mãos de Deus para trazer juízo sobre esse terrível inimigo de Israel.
Fui convidada para pregar numa quarta feira sobre alguma mulher da Bíblia. Então decidi falar sobre Jael. Foi difícil encontrar algo sobre esta heroína e libertadora de Israel. Obrigada por compartilhar de forma tão esclarecedora este tema tão importante! Deus o abençoe!
ResponderExcluir