Como poderia haver no deserto pasto suficiente para os rebanhos de dois milhões de pessoas? Deuteronômio 32:13-14

PROBLEMA: A Bíblia nos informa de que os filhos de Israel vaguearam pelo "deserto" por 40 anos (cf. Êx 19:2; 23:31). Eles eram em número de mais de 600.000 homens adultos (Êx 12:37; Nm 1:1-4:49), o que significa que no total seriam mais de dois milhões de pessoas. Mas em Deuteronômio 32:13-14 é dito que havia abundância para eles e para a manada, o que parece muito improvável para toda aquela gente e seus rebanhos num "deserto".

SOLUÇÃO: Algumas coisas temos de ter em mente. Em primeiro lugar, a palavra hebraica para "deserto" não tem o sentido de uma desolação total como pode denotar hoje. Ela pode ser traduzida como "ermo". Havia rios e pastos naquele terreno ermo.

Segundo, há uma boa evidência, obtida até mesmo nos dias de hoje, de que aqueles ermos tinham então muito mais água e vegetação do que na atualidade, como é demonstrado pela exploração arqueológica dos remanescentes de antigas civilizações naquela região.

Finalmente, o próprio Deus foi quem lhes proveu todas as necessidades naqueles ermos, de várias maneiras:

1. Deus lhes forneceu alimento suficiente (maná) para todos os 40 anos (Êx 16:35).

2. O Senhor providenciou também água em abundância para o povo e seu rebanho (Nm 20:11).

3. Como eles levavam "ovelhas, gado, muitíssimos animais" (Êx 12:38), naturalmente tinham muito leite.

4. Como a terra aparentemente não era tão árida como é hoje, sem dúvida havia rios, fontes e pastos.

5. Comercializando com as nações a seu redor (midianitas, edomitas e ismaelitas), poderiam obter outras coisas de que necessitavam, pagando com o ouro e a prata que trouxeram do Egito grande quantidade (cf. Êx 12:35-36).


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog