PROBLEMA: Deus prometeu a Abraão:
"A tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates" (Gn 15:18; cf. Dt 11:24).
Entretanto, quando Josué dividiu a terra que Israel herdou, as suas fronteiras não se referiam ao rio Eufrates, mas a cidades ao seu oeste (Js 13:9-12).
SOLUÇÃO: Josué simplesmente estava dividindo a terra que tinha sido tomada pelos israelitas, não toda a terra que lhes havia sido dada por Deus. Muito embora as forças de Josué tenham conquistado a terra como um todo (Js 11:23), obviamente eles não ocuparam a terra integralmente (cf. Jz 1:27-36). Bem mais tarde, nos dias de Davi, eles ainda estavam expandindo as fronteiras em direção ao Eufrates (2 Sm 8:3). Isso revela que eles tinham ciência dessa repetida promessa (cf. Gn 15:18; Dt 1:7; 11:24) de que sua terra abrangeria toda a extensão até o Eufrates, no Oriente. Com efeito, até mesmo Josué menciona esta fronteira ao repetir a promessa a Israel (Js 1:4).
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.