Moisés foi um homem sem paralelo entre os demais profetas, ou existiram outros como ele? Deuteronômio 34:10


PROBLEMA: Este texto afirma que "nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés". Entretanto, outros, como Elias e Eliseu, tiveram revelações de Deus e realizaram milagres, tal como Moisés os fez (cf. 1 Rs 17:22; 2 Rs 1:10; 2:14; 4:34).

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, esta afirmativa é qualificada pela expressão "nunca mais", referindo-se ao tempo em que tais palavras foram escritas, possivelmente por Josué, sucessor imediato de Moisés (veja os comentários de Deuteronômio 34:lss). Além disso, mesmo que se estenda o tempo para um período bem posterior, há ainda outra característica única com relação a Moisés. O texto ainda acrescenta: "com quem o Senhor" tratou "face a face" (v. 10). Isso não aconteceu com nenhum outro profeta humano desde a época de Moisés. Ele foi o grande instrumento através de quem Deus enviou a Lei, falando-lhe de modo direto e com intimidade. Isso não se repetiu até a vinda de Jesus, que também esteve face a face com Deus (Jo 1:1).

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Marcos disse...

A lei foi dada pelos anjos (Gal. 3:9, Atos 7:53, Deut. 33:2 - Quem prestou atenção à lei pelos anjos deve prestar atenção ainda à mensagem de Cristo, que é melhor que os anjos. Paulo cita sete trechos do Velho Testamento para mostrar que Cristo é superior aos anjos...

Nunca ninguem viu a Deus Pai, Somente Jesus Cristo foi visto...“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18)

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog