PROBLEMA: De acordo com Juizes 4:21, Sísera estava deitado, "em profundo sono", quando Jael se aproximou dele "mansamente e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra". Entretanto, Juízes 5:27 parece indicar que Sísera caiu depois de Jael ter atingido a sua cabeça com a estaca da tenda. Sísera estava deitado ou em pé quando foi morto por Jael?
SOLUÇÃO: A descrição poética de Juizes 5:27 pode ser entendida como descrevendo possíveis convulsões que ocorreram no corpo de Sísera, depois que ele recebeu o golpe na cabeça. Também, o termo "caiu" com freqüência é usado com um sentido figurado, para indicar a morte de alguém. Isto seria bem provável, considerando-se a estrutura poética do capítulo 5. O poema não está descrevendo literalmente uma queda ao solo, como se Sísera estivesse em pé. Antes, é a forma de descrever com certa poesia a morte de Sísera. Pela mão dessa mulher inexperiente, o capitão do exército cananita, Sísera, caiu. Não há contradição, mas apenas diferença entre uma narrativa histórica acurada, que descreve os fatos de maneira literal, e uma forma poética acurada, que descreve os eventos de um modo poético.
MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia -
Norman Geisler - Thomas Howe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.