Deuteronômio 34:10 dá suporte à alegação muçulmana de que Jesus não poderia ter sido o profeta predito em Deuteronômio 18:18?

PROBLEMA: Este versículo afirma que "nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés". Os muçulmanos argumentam que isto prova que o profeta anunciado não poderia ser então um israelita, mas, sim, Maomé.

SOLUÇÃO: Em resposta, algumas coisas poderiam ser observadas. Primeiro, o "nunca mais" significa desde a morte de Moisés até o tempo em que este último capítulo foi escrito, provavelmente por Josué (veja os comentários de Deuteronômio 34:lss). Mesmo que Deuteronômio tenha sido escrito muito mais tarde, como acreditam alguns críticos, ainda assim ele teria sido composto muitos séculos antes do tempo de Jesus e, portanto, não eliminaria Cristo.

Segundo, Jesus foi o perfeito cumprimento dessa profecia, e não Maomé (veja os comentários em Deuteronômio 18:15-18).

Terceiro, este texto não poderia referir-se a Maomé, já que o profeta que viria seria como Moisés, que fez "todos os sinais e maravilhas... por mando do Senhor" (Dt 34:11). Maomé, conforme ele mesmo confessou, não realizou sinais e maravilhas como fizeram Moisés e Jesus (veja Sura 17:90-93).

Finalmente, o profeta que viria seria como Moisés, que falou com Deus "face a face" (Dt 34:10). Maomé nunca alegou ter falado com Deus diretamente, mas obteve a sua revelação através de anjos (cf. Surá 2:97). Jesus, por outro lado, como Moisés, foi um mediador direto (1 Tm 2:5; Hb 9:15), que se comunicava diretamente com Deus (cf. Jo 1:18; 12:49).

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog