O Mariocentrismo Católico Romano (Mariolatria)

A Igreja Católica Apostólica romana tributa a Maria, mãe de Jesus, vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo.

Com isso não concordam os evangélicos e isto tem provocado uma animosidade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam Maria, mãe de Jesus. E uma situação que logo vem à baila quando falamos com os católicos sobre Maria.

Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria dentro do que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil sobre Maria é tão fora da Bíblia que o culto que se presta a Maria pode ser visto como simplesmente Mariolatria. Essa nossa colocação é vista como imprópria pelos católicos, no entanto, a Igreja Romana, na ansiedade de defender e provar seus ensinos sobre Maria, tornou-se Mariocêntrica, diferente do cristão, que é Cristocêntrico.

A) O Que é Cristocêntrico?

É ter Jesus Cristo como centro da fé, como a Bíblia Sagrada nos ensina, ter a Jesus como único e suficiente salvador, mediador, consolador;

B) O Que é Mariocêntrico?

É ter Maria como centro da fé, como mediadora, consoladora, intercessora, advogada;

Pode Ser o Cristão Cristocêntrico e Mariocêntrico?

Não, ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24), há um só senhor, (1 Co 8.5-6), há um só salvador (At 4.12), há um só mediador (1 Tm 2.5).

Por ICP

13 comentários:

Marlon disse...

Maria é o centro do catlicismo?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Faz me rir meu caro.
Quando você viu algum Padre mandando um católico colocar Maria no centro da fé?Ou me mostre algum livro ou documento da igreja que ordene isso.

KKKKKKKKKK

Marlon disse...

O catolicismo tem Maria no centro da fé?
KKKKKKKKKKKK
Faz-me rir.
Onde voc' ouviu um padre mandando um católico colocar Maria no lugar de Jesus ouno centro da fé?
Você já foi a uma missa?Você entende a missa?

Você não entende de modo algum a missa,para falar essa besteira.

Anônimo disse...

Realmente você falou muita besteira,o que significa que sua visão está cheia de preconceito e aidna usa a Bíblia (que é umlivro sagrado) para justificar seu preconceito... lamentável.

Carlos Eduardo Cabrera disse...

Não vi nada de absurdo, pelo contrário! Sempre consultei a Bíblia, e é verídico todo e qualquer fato que diz que Maria NÃO É meio de interseção ou salvação. E se querem ir contra a minha colocação, por favor, antes, cole um texto bíblico provando o contrário. Deus os abençoe!

Anônimo disse...

Maria foi uma serva dedicada que morreu e aguarda a sua ressurreição para receber a coroa da vida

Anônimo disse...

O erro cometido aqui é o mesmo de sempre. O protestante só lê o que interessa. Um versículo apenas ou parte do texto. O texto diz que Jesus é o único mediador. Sim. Mas se lermos até o final percebemos que o texto fala da mediação que trás a redenção do gênero humano. Não estamos falando de intercessão para se obter graças e favores de DEUS. E o catolicismo não ensina diferente. Só há um Senhor e um só salvador. E quando dizemos Salve Maria, estamos dizendo que ela também precisou de salvação. E obteve salvação pelos méritos antecipados de Jesus Cristo na Cruz. Por isto no Magnificat ensinado pela Igreja Católica e também professado por Lutero, Maria diz que DEUS é seu salvador. DEUS não precisa de relógio ou calendário. Ele é o senhor do tempo. DEUS é atemporal e não está limitado a tinta e ao papel, mas pode literalmente todas as coisas. Maria foi salva pelos méritos antecipados de Jesus Cristo. Mas é preciso ler o texto até o final e perceber que a mediação ali descrita faz referência a redenção do gênero humano. Ora, quando alguém pede oração do pastor ou de outro crente está pedindo por salvação ou por graças ? Seria o caso de se dizer para esta pessoa que vá direto a Jesus. E quem pensa que Maria está morta e não pode interceder comete outro erro. Elias e Moisés estão vivos na transfiguração e o ladrão da cruz recebeu a promessa de Jesus que ainda naquele dia estaria com ele no paraíso. Outra coisa. Quem se obrigou ao "Só a Bíblia" foi o protestante. Não o católico. Seguimos o magistério da Igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo). O Só a Bíblia é um critério criado por Lutero e copiado pelos protestantes. Não estamos obrigados a provar nada pela Bíblia. Aliás, o protestante antes de gritar "Só a Bíblia" deveria provar para si mesmo onde está na Bíblia que este critério deve ser utilizado. Paulo mandou que guardássemos as tradições do que nos foi ensinado(Trnamissão oral) e a mesma Bíblia diz que muitas outras coisas foram ditas e feitas por Jesus e as quais não foram escritas. O protestante segue o critério criado pelo homem Lutero. Os católicos seguem o magistério da Igreja e a Bíblia que é filha da igreja e não sua mãe veio a confirmar tal assertiva. Protestantes: "Leiam a Bíblia."

Alisson disse...

esse anonimo acima não sabe nem o que diz, mandar nós lermos a bíblia só pode estar de brincadeira, quantos católicos já leram a bíblia por completo????????????? ou conhecem historias do velho testamento??????????? A bíblia é a única regra de fé e pratica do cristão, pois nela contém respostas para toda e qualquer pergunta, é o único livro que tem a maior credibilidade no mundo, vocees postam suas teorias errôneas e não tem base bíblica nenhuma pra falar e ainda dizem que nós usamos textos isolados, meu caro vc é que tem que ler e muito a bíblia, mais pena a os padres não deixam não é verdade, pois temem q vcs descubram a verdade sobre a salvação em CRISTO JESUS, então amigo me perdoe, mais se vc não tiver base bíblicxa pra falar, perdeu a oportunidade de ficar calado.

Anônimo disse...

O problema evangélico é pensar que compreende a Bíblia. Ora, o eunuco da Bíblia pediu explicação. O crente evangélico faz o inverso do que o apóstolo Pedro orienta. Pedro destaca que a interpretação alguma é de caráter particular. O crente faz da sua própria interpretação equivocada a doutrina que pretende seguir. Por isto como cada qual lê por conta própria é que existem milhares de divisões. Uns batizam e outros não batizam. Uns casam pessoas do mesmo sexo e outros não casam. Uns apóiam o sacerdócio femininio e outros o condenam. Tem quem defenda a teologia da prosperidade e tem quem a abomine. Tem quem pratica o evangelho judaízante e tem que o repudia. Cada qual com sua própria interpretação particular julgando-se sábios aos seus próprios olhos. Cada crente com 6 meses de bíblia acha que pode acusar outros de heresias, determinar quem está salvo e quem está condenado e, sobretudo, contestar a Igreja que tem 2.000 anos. Todos divergentes entre si. Tem até quem defenda o aborto no meio protestante. E todos tão diferentes dizendo-se salvos e inspirados pelo Espírito Santo. Ora, os filhos de Lutero fazem as obras de seu pai. Que obras são estas ? Blasfêmias, mentiras, acusações, calúnias, difamações, intolerância, e, principalmente divisões. E bota divisões nisto. De comum apenas os dízimos e o ódio pela Igreja Católica.

Anônimo disse...

Bebel disse:

O protestante não conhece nem as obras dos seus próprios ídolos Lutero e Calvino. Algumas das mais belas palavras proferidas sobre Maria partiram destes reformadores. Quem tiver interesse honesto é só procurar na internet e ficará surpreso com o amor ofertado por Lutero e Calvivo a Santíssima Virgem. Calvino chamava de ignorantes quem atribuísse irmãos carnais a Jesus. Se não conhecem nem as obras de seus falsos mestres, como poderíamos imaginar que conhecem a Bíblia ? Tem gente até citando Santo Agostinho. Que salada este protestantismo. Quando interessa recorre-se a interpretação literal. Quando convém pega-se o grego, o aramaico, o hebraico. Depois para justificarem suas aberrações doutrinárias e milhares de doutrinas estranhas descartam a interpretação literal que antes lhes servia. Misturam ainda partes de Calvino, partes de Lutero, confissão positiva das religiões orientais, hábitos das religiões africanas que são incorporados em seus cultos de libertação e cura. E somam a toda esta Babel doutrinária suas próprias interpretações particulares. E por fim adicionam dvds, cds e pregações dos mais espúrios doutrinadores. Eis a doutrina protestante.

oliveira disse...

O ponto simples da questão não foi tocado por nenhum dos interlocutores que já se manifestaram aqui. Maria não é centro de fé de ninguém. Mas Maria está viva, ressuscitada e entronizada no céu... é o que diz a Igreja Católica. A Igreja Católica localizada em Fátima/Portugal possui duas manifestações artísticas no mínimo estranhas: Maria sentada e Deus e Jesus coroando-a. Amigos, este é o fato. Tradição ou a bíblia e o que ela revela? Maria aceita e reconhece Jesus como seu salvador? Está escrito que sim. Mas a mesma palavra não admite que esta mulher, assim como qualquer outro homem da bíblia, a não ser os que ali são citados, estejam vivos e trasladados para o céu. Pensem nisso, pois, é aí que está o problema.

Ceres Futebol Clube disse...

É fato que a Igreja Católica presta certas honrarias à Maria, mas dai falar que ela é o centro da fé católica beira o cúmulo do absurdo. É não conhecer em nada a Igreja Católica. E quem não conhece, não deve julgar e espalhar asneiras

Robson Souza disse...

Infelizmente a cegueira espiritual leva ao fanatismo religioso,ao ponto de as pessoas darem valor espiritual maior a estatutos e preceitos humanos;de concìlios de homens pecadores,que na maioria das vezes se agrediam fisicamente,cometendo várias heresias pra embasar suas doutrinas.Todos sabemos que a igreja de Cristo nasceu com ele;depois do ano 300 surgiu a igreja catòlica com o imperador constantino;daí em diante o paganismo entrou na igreja,e ela se dividiu entre a igreja de Cristo e a igreja estatal;como està até hoje,e a igreja de Cristo continua sendo perseguida em todo o mundo;como Jesus declarou:O MUNDO AMA O QUE È SEU E REJEITA O QUE È DE DEUS.

[ E.K.G.] disse...

Há muito o que rir dos comentários acima.Maria não é o centro da fé,porém muitos de nós católicos,principalmente os que se dizem "fervorosos",começam uma missa com uma Ave Maria,se for orar por alguém é outra Ave Maria,tem evangelho do dia,missa dedicada e consagração/apresentação de crianças a Maria,terminam a missa com um dos hinos à Maria.Pedem sua intercessão,pedem que ela rogue.
Ora,Maria é sim bem-aventurada entre todas as gerações e sempre será,porém,louvores e reverências sejam dados somente ao Rei da Glória.Ela disse sim e Deus realizou o seu projeto,ainda que ela não aceitasse,Ele o faria de qualquer forma.Ela foi importante sim,os discípulos também foram e não tem hinos pra eles,nem se pede intercessão/mediação deles.
CRENTE é todo aquele que crê ,não os que brigam por carregar placas de igreja "católico ou as várias igrejas protestantes".
PRECISA-SE FOCAR EM CRISTO E CONVIVER COM HUMILDADE E HARMONIA COM TODOS.RELIGIÃO NÃO SALVA NINGUÉM,SÓ O AMADO JESUS.PROCUREMOS VÊ-LO DENTRO DE CADA PRÓXIMO,NÃO É FÁCIL,MAS PARA MUDANÇAS É NECESSÁRIO SE QUERER COMEÇAR,SER AGENTE DE MUDANÇA,PLANTAR A SEMENTE DE IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS EM CADA SITUAÇÃO COM UM IRMÃO DE "RELIGIÃO" DIFERENTE.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog