É Deus quem circuncida o coração, ou seria Israel que teria de circuncidar seu próprio coração? Deuteronômio 30:6

PROBLEMA: De acordo com este versículo, "o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração". Entretanto, anteriormente, neste mesmo livro, Moisés apelou a Israel dizendo: "Circuncidai, pois, o vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" (Dt 10:16). Mas como a circuncisão pode se dar de duas maneiras?

SOLUÇÃO: A verdade é que na salvação há tanto um papel ativo como um papel passivo para os homens. Nós somos ativos no receber a dádiva de Deus, mas não fomos ativos no ato da dádiva em si. Numa postura ativa, submetemos o nosso coração a Deus, mas não estamos sendo ativos na salvação de nosso coração.

Em resumo, mesmo sendo ativos em receber ou aceitar a salvação, nós não fizemos absolutamente nada para proporcionar e realizar a nossa salvação. Muito embora aquele que é salvo de um perigo é ativo ao receber a corda da salvação, não obstante ele é passivo no processo de ser resgatado pelo salvador, que o puxa pela corda. De igual modo, nós ativamente nos submetemos a uma cirurgia que pode salvar a nossa vida, mas somos totalmente passivos em tudo o que o médico faz, somos passivos às suas habilidades para a salvação da nossa vida. A situação pode ser sintetizada como se segue:



NOSSO PAPEL
ATIVO NA SALVAÇÃO
NOSSO PAPEL
PASSIVO NA SALVAÇÃO
Recebendo a dádiva
No conceder a dádiva
Submetendo-nos à salvação
Sendo salvo
Crendo
Sendo redimido
Aceitando a salvação
Realizando a salvação


MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog