Como entender que este livro foi escrito durante, ou logo após, o período dos juizes? Juízes 18:30

PROBLEMA: Os eventos do livro de Juízes cobrem um período de cerca de 1380 a 1050 a.C.. Juízes 18:30 faz referência ao fato de que os filhos de Jônatas foram sacerdotes em Dã "até ao dia do cativeiro do povo". Entretanto, o cativeiro do povo de Israel aconteceu em 722 a.C. Portanto este livro, mencionando este evento, não poderia ter sido escrito no tempo dos juizes, nem logo depois.

SOLUÇÃO: A frase "até ao dia do cativeiro do povo" não se refere ao cativeiro da nação de Israel em 722 a.C. O contexto da passagem indica que o termo "povo" do versículo 30 não é uma referência à nação inteira de Israel, mas, ao povo de Dã. Conseqüentemente, o cativeiro mencionado é uma referência a uma derrota fragorosa do povo de Dã diante de algum invasor estrangeiro por volta de 1000 a.C., e não o cativeiro de 722 a.C.

Segundo, a descrição da repentina destruição do povo de Laís pelos danitas (v. 27) indica que este mesmo tipo de destruição veio sobre os danitas porque eles "levantaram para si aquela imagem de escultura" (v. 30). O povo tinha sido advertido em várias ocasiões de que caso deixassem de servir ao Senhor, Deus faria vir sobre eles todo o mal que ele trouxera sobre os habitantes que Israel expulsara daquela terra (Dt 4:25ss; 31:1-29; Js 23-24).

Embora as Escrituras não registrem especificamente o que aconteceu em Dã, o contexto mostra claramente que esta referência trata de uma derrota devastadora sofrida pelo povo de Dã e sua captura pelo inimigo.



MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 Sacramentos da Igreja Católica - Refutação

A mutilação dos 10 Mandamentos Católicos

Jesus desceu até o inferno? Efésios 4:9