Por que os filhos de Israel honraram a aliança que tinham feito com os gibeonitas, mesmo depois de descobrirem que tinham sido enganados? Josué 9:lss

PROBLEMA: Josué 9 registra como os gibeonitas enganaram Israel, fazendo-os pensar que esse povo era de uma terra distante, e não uma nação da terra que Deus tinha ordenado que destruíssem. Assim, Josué e todo o Israel entraram em aliança com eles para não destruí-los. Entretanto, ao descobrirem que os gibeonitas os tinham enganado e que eles eram na verdade uma nação que Deus tinha mandado que fosse destruída, por que Israel não ignorou aquela aliança, exterminando os gibeonitas como Deus ordenara originalmente?

SOLUÇÃO: Talvez, sob outras circunstâncias, a aliança feita por Josué e Israel poderia ser anulada, devido à descoberta da fraude. Entretanto, tal aliança havia sido celebrada com base num solene ato de juramento, feito no nome do Senhor Deus de Israel (v. 18). Essa infeliz situação aconteceu com Israel porque eles "não pediram conselho ao Senhor" (v.14). Por terem se amarrado com o juramento que fizeram no nome do Senhor, eles não puderam romper a aliança com os gibeonitas. Embora eles tenham se tornado servos do povo de Israel, sempre foram uma permanente fonte de problemas na história de Israel.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 7 Sacramentos da Igreja Católica - Refutação

A mutilação dos 10 Mandamentos Católicos

Jesus desceu até o inferno? Efésios 4:9