A Igreja Católica e o Ecumenismo


A Igreja Católica Romana está convicta de que a cristandade deve existir sob a direção da Igreja de Roma. Antes os protestantes, evangélicos e outros grupos que saíram da Igreja de Roma eram considerados por ela apóstatas e hereges, depois irmãos separados e agora são convidados a voltarem para casa. O objetivo final do movimento ecumênico é reunir e unificar toda a cristandade.


"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (1 João 4.6)

"Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2Jo 9,10)

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2Co 6.14)

"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (1Co 10.21)

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3.3)

Analise a resposta:

1. Toda doutrina que não está inteiramente de acordo com a Bíblia Sagrada é condenada por Deus (2Jo 9.10; 2Co 6.14).

"O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gl 1.7-9)
2. Não pode haver comunhão entre luz e treva (2Co 6.14).

3. Não é possível andar dois juntos se não houver entre eles comum acordo (Am 3.3). Como posso me unir a um grupo que invoca o exu (o diabo), enquanto eu exorcizo o bicho; falar de ressurreição,enquanto o outro fala de reencarnação; falar do céu se o outro só fala do purgatório, fazer oração e o outro, despacho? (1Co 10.21)

4. A Bíblia declara tolerância zero para o ensino que estiver fora da doutrina de Cristo (1Jo 4.6; 2Jo 9;
10).

5. Os ecumênicos declaram que todo caminho leva a Deus. Ora, quem caminhar para o sul, não chegaráao norte. Se o céu fica em cima, o inferno está embaixo. 

"Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo." (Pv 15.24)

Conclusão: o caminho é para cima e para lá, só há um, Jesus (Jo 3.1314.6). Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).

A Bíblia responde:

Os defensores do ecumenismo dizem que somos intolerantes por defendermos a singularidade deCristo. Como o norte e o sul, porém, na Bíblia, o céu e o inferno estão em direções opostas (Pv 15.24) 

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."(Mt 7.13-14)

Pode alguém subir descendo? E eles também não são intolerantes ao afirmarem que suas opiniões são verdadeiras e outras são falsas? Incoerência! Eva foi tolerante com o diabo, veja no que deu! 

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo." (2Co 11.3)

Pode o cordeiro andar com a cascavel, o rato com o gato? Como posso me unir a um satanista que sacrifica crianças? Como servo de Deus devo condenar as obras das trevas. 

"Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta." (Ef 5.12-13).

1 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

prezado hélio, acredito que vivemos num tempo de pluralismo, onde as tradições de fé não podem se arvorar de terem a única e exclusiva verdade que deve ser imposta a todos. esse etnocentrismo religioso, seja ele cristão ou não, é a raiz de todo mal-estar e das guerras religiosas.

mas o diálogo inter-religioso não significa que se abdique da sua própria fé, antes, que se mantenha a sua fé mas abrindo a possibilidade de diálogo e reconhecimento da verdade da tradição do outro.

quero te convidar para visitar caminhosdateologia.blogspot.com, onde irá se discutir exatamente tal tema.

abraços

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog