Como Deus pôde dizer que se arrependeu de ter constituído Saul rei sobre Israel? 1 Samuel 15:11


PROBLEMA:
Depois que Saul deixou de cumprir a ordem dada por Deus de destruir totalmente os amalequitas, Deus disse a Samuel: "Arrependo-me de haver constituído rei a Saul" (1 Sm 15:11). Entretanto, em 1 Samuel 15:29, Samuel declara que Deus não é homem, para que se arrependa. Como pôde então Deus dizer que se arrependeu de ter estabelecido Saul como rei, se outras passagens afirmam que Deus não se arrepende nem muda de idéia?

SOLUÇÃO: A afirmação que Deus fez a Samuel não significa que o Senhor tenha cedido a alguma coisa ou mudado de idéia. Ele estava expressando um profundo e emotivo pesar pelo fracasso de Saul e pelo problema que viria sobre Israel. Deus escolheu Saul como rei de Israel para realizar certas tarefas para as quais ele possuía todas as condições. Lamentar alguma ação que deve ser tomada é uma experiência que todos nós já tivemos. Deus na verdade não muda de idéia (veja os comentários de Êxodo 32:14), mas sente profunda tristeza pelas coisas erradas que as pessoas fazem.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Juvenil Ovidio de Barros disse...

Se Deus não se arrepende, porque sentiu-se um profundo e emotivo pesar pelo fracasso de Saul, e pelo problema que viria sobre Israel, sendo ele oniciente de todas as coisa, ou seja ele sabia o que haveria de acontecer com a escolha de Saul como rei de Israel?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog