O suicídio de Saul é justificável? 1 Samuel 31:4


PROBLEMA:
O rei Saul estava mortalmente ferido, e pediu ao seu escudeiro que o ajudasse a cometer suicídio. Isto é justificável?

SOLUÇÃO: Suicídio é um assassinato, e a Bíblia nos diz: "Não matarás" (Êx 20:13). Não importa que a vida tomada seja a própria vida. Toda vida pertence a Deus, e apenas ele tem o direito de tomá-la (Dt 32:39; Jo 1:21).

Até mesmo os mais desesperados crentes na Bíblia que desejaram a morte nunca consideraram o suicídio como uma alternativa moralmente viável. Pelo contrário, reconhecendo a soberania de Deus sobre a vida humana, eles oraram, como Jonas: "Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver" (Jn 4:3). Embora tenham desejado que Deus tomasse suas vidas, nunca consideraram correto fazê-lo por si mesmo.

Além disso, exceto Sansão (veja os comentários de Juizes 16:26-27), há pelo menos cinco casos de suicídio registrados na Bíblia, e nenhum deles conta com a aprovação de Deus: Abimeleque (Jz 9:50-56); Saul (1 Sm 31:1-6); Zinri (1 Rs 16:18-19); Aitofel (2 Sm 17:23), e Judas, aquele que traiu a Cristo (Mt 27:3-10). Cada um deles teve uma morte trágica, e nenhum contou com a aprovação de Deus. O suicídio é um ataque à imagem de Deus no homem (Gn 1:27) e uma tentativa de usurpar a soberania de Deus sobre a vida humana.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog