Por Que Deus Criou o Homem?



Ouvimos dizer com freqüência que Deus criou o homem por­que precisava amar alguém. Deus precisa do nosso amor? Ele tem necessidade de qualquer espécie de ajuda?

A resposta é não. Deus não precisa que nada exista. Ele é suficiente em si mesmo. Sua existência não depende de anjos ou do homem, pois ele é completo. Disse Jesus em alusão a Deus, o Pai:

"Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo..." (João 5:26).

O apóstolo Paulo testificou a existência independente de Deus quando discursou no Monte de Marte: 

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At. 17:24,25).

A suficiência de Deus é um assunto que se acha tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Aqueles que, erronea­mente, pensam que Deus criou o homem porque precisava de amor não entenderam bem a situação. Deus já existia antes que anjos ou homens fossem criados. Conforme vimos, Deus é uma Trindade constituída de Pai, Filho e Espírito Santo. Já havia amor e comunicação na Trindade. Nada faltava a Deus para que precisasse criar o homem.

Se assim fosse, então por que o homem foi criado? Para glorificar a Deus. Quando foi posto na terra, o homem tinha a alternativa de confiar em Deus ou de desobedecê-lo. Nós temos a oportunidade de escolher Deus e desfrutar dele por toda a eternidade.

O apóstolo Paulo disse ainda no mesmo discurso no Monte de Marte: 

"E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos e nos movemos..." (At. 17:26-28).

Esta é a razão de termos sido criados. Não foi para benefício de Deus, mas sim nosso. Seguindo as instruções que ele nos deu, podemos descobrir a finalidade de nossa existência.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

5 comentários:

Ivan disse...

Mas Deus, quando criou o homem, sabia que muitos iriam para o inferno por toda eternidade?
Ele sabia disso, não sabia? Então por que ele criou o homem imperfeito para que este caia no inferno eternamente?

Anônimo disse...

caro amigo ivan,muito produtiva sua pergunta.
DEUS,ele sabe todas as coisas,e ele sem nos é DEUS,mas nos sem ele é nada,e quem é que pode dizer a ele o que é certo ou errado,o que deve ele fazer ou nao.pois ele tem dado amigo ivan,direito de escolha,cabe a vc responder por vc,quer ir para o inverno ivan?vc quer ser tachado como esse muitos ai que vc colocou?
entao meu amadod irmao,creia em jesus e tenha vida eterna,pois ele tbm sabia que todos aqueles que iria cre em jesus teria a vida eterna!shalon!

LMNT disse...

"Esta é a razão de termos sido criados. Não foi para benefício de Deus, mas sim nosso."

Sim, mas qual foi exatamente o nosso benefício?

Eleandro Martins disse...

Eleandro Martins.

Graça e Paz irmão, vejo de certa forma, que a hoje em dia com a policultura existente no mundo e também no Brasil, até mesmo entre os cristãos, quando discursamos acerca de Deus, as palavras e os termos não ficam claros a quem ouve. De certa forma creio que quando dizemos "Deus precisa do homem" nem sempre (nem todos que o dizem) são possuidores de uma teologia antropocêntrica, que de fato tem deturpado a mensagem de Cristo, e construídos "deuses pessoais" ao invés de voltar os homens ao único e verdadeiro Deus.
Nenhum cristão de verdade, que tendo o Espírito Santo de Deus, pode considerar que Deus venha precisar do homem para existir, duvido muito que esse seja o pensamento de alguém.
Porém, como o irmão citou em seu artigo, Deus criou o homem para a sua glória. De que forma o homem expressa essa glória? Deus coloca a humanidade (Adam)na terra como co-criador, e representante de Deus na terra, sempre que esse homem demonstra um ato de virtude, essa virtude é proveniente do pai, e não creio que esse homem tenha essa função de forma involuntária, sei que a questão de livre arbítrio é uma polêmica, que atravessa os séculos do cristianismo, porém tenho dificuldade de olhar para a árvore do conhecimento do bem e do mal e não vê-la como um ato de amor de um Pai que nos deixa sempre escolher andar nele e com ele, ou tentar uma autonomia que nos conduzirá a morte.
Sendo assim, a obra de Deus na terra passa pelos homens. Por quê?

"Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens Sl 115:16" isso não porque Ele não tivesse poder para (pois é fato que Nada é impossível para Deus") mas porque a terra sendo Dele, ele subjugou o domínio da terra, aos homens, porque ELE QUIS ASSIM.
A própria Bíblia usa a expressão "Não pode" em relação a Deus: "se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
2 Timóteo 2:13" e esse não pode não tem o sentido de "Não tem poder para" mas sim, o sentido de "Mediante suas determinações de caráter e vontade é assim que as coisas se dão".
Alguns amigos meus dizem assim: "Já que o homem é livre ele tem a oportunidade de dizer não, certo?" sim, creio eu que sim (o que não é muita coisa mas rs) Porém creio que sempre existirão como sempre existiu os remanescentes de Deus que dirão sim, até mesmo porque a não ser os que são adeptos de uma teologia de teísmo aberto, Deus não será pego de surpresa, e Ele faz o extraordinário mesmo através de pessoas que não sejam extraordinárias. Deus jamais traçaria um plano que fosse falhar. Então creio que a questão é Deus fará tudo o que deseja, e ele lhe convida a fazer parte, e TODOS podem fazer parte, se você optar por não, outro fará, e esse outro porque disse sim.
Sei que não explica muita coisa, se alguém fará, logo é porque Deus cumpriu sua verdade apesar de alguém ter dito Não. Porém dizer que entre a ação de Deus, e sua eficácia não houve o sinergismo humano, creio que também é descaracterizar o propósito de Deus.

Fiquem com Deus

Herauto Emilio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog