Por Que Deus Criou o Homem?



Ouvimos dizer com freqüência que Deus criou o homem por­que precisava amar alguém. Deus precisa do nosso amor? Ele tem necessidade de qualquer espécie de ajuda?

A resposta é não. Deus não precisa que nada exista. Ele é suficiente em si mesmo. Sua existência não depende de anjos ou do homem, pois ele é completo. Disse Jesus em alusão a Deus, o Pai:

"Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo..." (João 5:26).

O apóstolo Paulo testificou a existência independente de Deus quando discursou no Monte de Marte: 

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At. 17:24,25).

A suficiência de Deus é um assunto que se acha tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Aqueles que, erronea­mente, pensam que Deus criou o homem porque precisava de amor não entenderam bem a situação. Deus já existia antes que anjos ou homens fossem criados. Conforme vimos, Deus é uma Trindade constituída de Pai, Filho e Espírito Santo. Já havia amor e comunicação na Trindade. Nada faltava a Deus para que precisasse criar o homem.

Se assim fosse, então por que o homem foi criado? Para glorificar a Deus. Quando foi posto na terra, o homem tinha a alternativa de confiar em Deus ou de desobedecê-lo. Nós temos a oportunidade de escolher Deus e desfrutar dele por toda a eternidade.

O apóstolo Paulo disse ainda no mesmo discurso no Monte de Marte: 

"E de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos e nos movemos..." (At. 17:26-28).

Esta é a razão de termos sido criados. Não foi para benefício de Deus, mas sim nosso. Seguindo as instruções que ele nos deu, podemos descobrir a finalidade de nossa existência.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

5 comentários:

  1. Mas Deus, quando criou o homem, sabia que muitos iriam para o inferno por toda eternidade?
    Ele sabia disso, não sabia? Então por que ele criou o homem imperfeito para que este caia no inferno eternamente?

    ResponderExcluir
  2. caro amigo ivan,muito produtiva sua pergunta.
    DEUS,ele sabe todas as coisas,e ele sem nos é DEUS,mas nos sem ele é nada,e quem é que pode dizer a ele o que é certo ou errado,o que deve ele fazer ou nao.pois ele tem dado amigo ivan,direito de escolha,cabe a vc responder por vc,quer ir para o inverno ivan?vc quer ser tachado como esse muitos ai que vc colocou?
    entao meu amadod irmao,creia em jesus e tenha vida eterna,pois ele tbm sabia que todos aqueles que iria cre em jesus teria a vida eterna!shalon!

    ResponderExcluir
  3. "Esta é a razão de termos sido criados. Não foi para benefício de Deus, mas sim nosso."

    Sim, mas qual foi exatamente o nosso benefício?

    ResponderExcluir
  4. Eleandro Martins.

    Graça e Paz irmão, vejo de certa forma, que a hoje em dia com a policultura existente no mundo e também no Brasil, até mesmo entre os cristãos, quando discursamos acerca de Deus, as palavras e os termos não ficam claros a quem ouve. De certa forma creio que quando dizemos "Deus precisa do homem" nem sempre (nem todos que o dizem) são possuidores de uma teologia antropocêntrica, que de fato tem deturpado a mensagem de Cristo, e construídos "deuses pessoais" ao invés de voltar os homens ao único e verdadeiro Deus.
    Nenhum cristão de verdade, que tendo o Espírito Santo de Deus, pode considerar que Deus venha precisar do homem para existir, duvido muito que esse seja o pensamento de alguém.
    Porém, como o irmão citou em seu artigo, Deus criou o homem para a sua glória. De que forma o homem expressa essa glória? Deus coloca a humanidade (Adam)na terra como co-criador, e representante de Deus na terra, sempre que esse homem demonstra um ato de virtude, essa virtude é proveniente do pai, e não creio que esse homem tenha essa função de forma involuntária, sei que a questão de livre arbítrio é uma polêmica, que atravessa os séculos do cristianismo, porém tenho dificuldade de olhar para a árvore do conhecimento do bem e do mal e não vê-la como um ato de amor de um Pai que nos deixa sempre escolher andar nele e com ele, ou tentar uma autonomia que nos conduzirá a morte.
    Sendo assim, a obra de Deus na terra passa pelos homens. Por quê?

    "Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens Sl 115:16" isso não porque Ele não tivesse poder para (pois é fato que Nada é impossível para Deus") mas porque a terra sendo Dele, ele subjugou o domínio da terra, aos homens, porque ELE QUIS ASSIM.
    A própria Bíblia usa a expressão "Não pode" em relação a Deus: "se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
    2 Timóteo 2:13" e esse não pode não tem o sentido de "Não tem poder para" mas sim, o sentido de "Mediante suas determinações de caráter e vontade é assim que as coisas se dão".
    Alguns amigos meus dizem assim: "Já que o homem é livre ele tem a oportunidade de dizer não, certo?" sim, creio eu que sim (o que não é muita coisa mas rs) Porém creio que sempre existirão como sempre existiu os remanescentes de Deus que dirão sim, até mesmo porque a não ser os que são adeptos de uma teologia de teísmo aberto, Deus não será pego de surpresa, e Ele faz o extraordinário mesmo através de pessoas que não sejam extraordinárias. Deus jamais traçaria um plano que fosse falhar. Então creio que a questão é Deus fará tudo o que deseja, e ele lhe convida a fazer parte, e TODOS podem fazer parte, se você optar por não, outro fará, e esse outro porque disse sim.
    Sei que não explica muita coisa, se alguém fará, logo é porque Deus cumpriu sua verdade apesar de alguém ter dito Não. Porém dizer que entre a ação de Deus, e sua eficácia não houve o sinergismo humano, creio que também é descaracterizar o propósito de Deus.

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguir por Email

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (99) Jesus Cristo (92) Mateus (91) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) Deuteronômio (42) pecado (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) vinda de Cristo (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) Satanás (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Justificação (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cruz (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santificação (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

O Arrebatamento será rápido como um relâmpago?

"...como o relâmpago..."  (Mt 24:27) Já ouviu alguém ensinando isso? O arrebatamento será num abrir e fechar de olhos, rápido...

Top 10 Geral