Deus Assumiu Alguma Vez uma Forma Física Antes da Vinda de Cristo?



A Bíblia declara que Deus se fez homem na pessoa de Jesus Cristo.

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." (João 1:14). 

Essa foi a única vez que Deus se fez carne e conviveu com o homem. Anteriormente, Deus havia assumido uma forma física temporária algumas vezes. O Antigo Testamento registrou oito aparições em que Deus assumiu uma forma física por um curto espaço de tempo. Três vezes apareceu em forma de homem, uma vez numa sarça ardente que não se consumia e quatro vezes como Anjo do Senhor. Sempre que isso aconteceu, Deus interveio numa situação especial.

A Hagar: Gênesis 16:9-13. Hagar era serva de Abraão e mãe de seu filho Ismael. Ela e o menino foram para o deserto, fugindo da esposa de Abraão. Já estavam morrendo de sede quando o Anjo do Senhor apareceu a Hagar, provendo-os de água para que não morressem. O Anjo do Senhor que apa­receu a Hagar era o próprio Deus.

"E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?" (Gên. 16:13).

Deus tinha planos para Ismael e seus descendentes, por isso apareceu pessoalmente a fim de poupar a vida dele.

A Abraão e Sara em Manre: Gênesis 18:1-33. Três homens apareceram a Abraão e a Sara, sua esposa, nas planícies de Manre. Vieram comunicar-lhes duas coisas: o filho que Deus lhes havia prometido nasceria a Abraão e a Sara no ano seguinte, e as cidades malignas Sodoma e Gomorra seriam destruídas. Um dos três visitantes que lhes transmitiram essas informações é chamado de "o Senhor":

"Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia" (Gên. 18:1).

Nessa mesma passagem essa Pessoa é chamada de "Juiz de toda a terra" (Gên. 18:25). Tal denominação é exclusiva de Deus.

A Abraão no monte Moriá: Gênesis 22:11-14. Deus disse a Abraão para levar seu filho Isaque para o monte Moriá a fim de ali sacrificá-lo. Obediente, Abraão já estava para tirar a vida de Isaque quando Deus interveio. O Anjo do Senhor o deteve dizendo:

"...Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho" (Gên. 22:12). 

Disse ainda a Abraão: 

"...Por mim mesmo jurei, diz o Se­nhor..." (Gên. 22:16). 

Neste caso, o Anjo do Senhor que chamou a Abraão era Deus.

A Jacó em Peniel: Gênesis 32:24-43. Esta passagem diz que o patriarca Jacó lutou a noite inteira com um homem que, por fim, o aleijou. Na manhã seguinte Jacó se deu conta de que havia lutado com o próprio Deus.

"...Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada" (Gên. 32:30).

A Moisés na sarça ardente: Êxodo 3:2-4:17. No momento de receber o chamado do Senhor para tirar os filhos de Israel da escravidão no Egito, Moisés viu uma sarça em chamas que não se consumia. Desse arbusto partiu uma voz, identificando a presença de Deus:

"...chamou-o do meio da sarça e disse: ...Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó..." (Êx. 3:4,6).

Devido à magnitude da tarefa que Moisés iria realizar, Deus apareceu-lhe pessoalmente através da sarça ardente para mos­trar que estaria com ele.

A Gideão: Juizes 6:11-24. Gideão foi um homem que Deus chamou para formar um exército e derrotar os incontáveis midianitas. Como era uma pessoa tímida, Deus o visitou para garantir-lhe que tudo sairia bem. Só depois desse encontro Gideão se deu conta de quem o havia visitado.

"Vendo Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face" (Juí. 6:22).

A mãe de Sansão: Juizes 13:2-23. O Anjo do Senhor apareceu a uma judia para comunicar-lhe o nascimento de um filho que libertaria o povo de Israel. Dada a importância da missão, Deus apareceu em pessoa a ela.

"E não mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem à sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor. Disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus" (Juí. 13:21,22). 

Na fornalha de fogo ardente: Daniel 3:3-29. A última aparição de Deus em forma física que o Antigo Testamento registrou foi aos três jovens hebreus na fornalha de fogo ardente. Nabucodonozor lançou os três rapazes na fornalha por terem se recusado a adorar a estátua que mandara fazer. Deus poupou a vida deles milagrosamente. Nabucodonozor ficou estarrecido.

"Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses" (Dan. 3:25).

Estas oito rápidas aparições de Deus em forma física nos ensinam várias coisas:

1. Quando havia alguma situação especial, Deus desejava aparecer pessoalmente.

2. Estas ucorrências criaram um precedente. Tendo aparecido nessas ocasiões no Antigo Testamento, Deus preparou o ter­reno para sua vinda na pessoa de Jesus Cristo para viver na terra.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog