O Antigo Testamento hebraico emprega três nomes básicos para Deus, dos quais se originam muitas combinações. São eles: Elohim, Adonai e Yahweh.
Elohim. Este é um nome comumente atribuído a Deus no Antigo Testamento. Elohim não é usado apenas em referência ao Deus verdadeiro, mas também a falsos deuses. Não se sabe o sentido exato da palavra Elohim, embora pareça transmitir a idéia de força e poder. Ela é usada no primeiro versículo da Bíblia.
"No princípio criou Deus -[ Elohim ] os céus e a terra" (Gên. 1:1).
Elohim é substantivo plural mas sempre acompanha um verbo no singular quando diz respeito ao Deus verdadeiro. Islo denota unidade e diversidade na mesma natureza de Deus — é a doutrina da Trindade, conforme revela a Escritura.
Adonai. Outro nome atribuído a Deus no Antigo Testamento é Adonai, cujo significado é "Mestre" ou "Senhor". Este termo não se aplica exclusivamente a Deus, sendo empregado também para designar homens que são mestres ou senhores sobre outros. Adonai é freqüentemente conjugado com Elohim, indicando que Deus é o Mestre e Senhor e que nós, seres humanos, somos seus súditos.
Yahweh: Jeová. Se por um lado Elohim e Adonai se aplicam a outros seres além do Deus verdadeiro e vivo, existe um nome exclusivo do Deus da Bíblia — Yahweh. Uma transliteração alternativa seria "Javé" ou "Jeová". Yahweh diz respeito ao "Deus eterno e incriado"; foi o nome que Deus revelou a Moisés.
"Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êx. 3:14).
Ele é Yahweh apenas para aqueles que mantêm um relacionamento com ele. Este nome é empregado por lodo o Antigo Testamento formando termos compostos que descrevem algum aspecto do caráter de Deus. Por exemplo:
"E pôs Abraão por nome àquele lugar — o Senhor provera [Yahweh-Yireh] (Gên. 22:14).
"Portanto diz o Senhor Deus dos exércitos [Yahweh-Sabaot], o Poderoso de Israel..." (Is. 1:24).
"... e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA [Yahweh-Tsidkenu]" (Jer. 23:6).
Em resumo podemos dizer:
1. O Antigo Testamento hebraico atribui três nomes básicos a Deus. São eles: Elohim, Adonai e Yahweh.
2. Estes nomes às vezes são usados para formar termos compostos, dando indicação do caráter de Deus.
4. O nome Elohim significa força e poder. Também se aplica a falsos deuses.
5. Adonai significa Senhor e Mestre e também pode estar associado a falsos deuses.
6. Yahweh foi o nome que Deus se deu em aliança com seu povo. Não é usado para falsos deuses.
Se no aramaico e hebraico não a vogal,o verdadeiro nome do ser maior
ResponderExcluiré.Sabendo-se que toda tradução de ambas as línguas quando traduzidas a palavra perde a força.