O Que Dizer de Certas Passagens Que Parecem Indicar Que Deus Tem Corpo?



Já vimos que Deus é, por definição, espírito, e espíritos não possuem forma física. Contudo, existem passagens bíblicas que dão a entender que Deus tem corpo.

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele..." (II Crôn. 16:9). 

"Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido..." (Deut. 5:15).

Estes versículos não devem ser tomados ao pé da letra. Devem ser vistos como metáforas que descrevem, em termos humanos finitos, as características do Deus infinito. A raça humana consegue compreender e se identificar melhor com Deus quando se diz que seu braço está estendido, seus olhos tudo vêem, tem mão forte, etc.

Se uma pessoa encara essas referências à natureza de Deus literalmente, obterá um ser de aspecto extremamente interes­sante. Repare nestes versículos:

"Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio..." (Sal. 91:4).

"Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes..." (Apoc. 1:16).

Jesus disse: 

"Eu sou a porta..." (João 10:9).

O autor de Hebreus declarou: 

"Pois o nosso Deus é um fogo consumidor" (Heb. 12:29).


Tomando estes versículos ao pé da letra, Deus pareceria um pássaro, teria uma espada em lugar da língua, seria feito de madeira e operaria como uma fornalha.

As passagens bíblicas que parecem mostrar que Deus, o Pai, tem corpo não devem ser encaradas literalmente; elas são apenas metáforas que visam ajudar-nos a compreender o caráter de Deus.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog