Deus Tem Personalidade?



O Deus que a Bíblia revela é um Deus que tem personalidade. Isto significa que ele tem características de uma pessoa. Po­demos definir uma pessoa como um ente racional, consciente do próprio ser. É assim que a Bíblia retrata Deus. Ele é uma pessoa, não uma força impessoal. A Bíblia o chama de Deus vivo.

"Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno..." (Jer. 10:10).

As Escrituras atribuem características a Deus, exclusivas de uma pessoa. Figuram entre elas:

Deus pode amar. A Bíblia diz que Deus tem a capacidade de amar.

"De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei..." (Jer. 31:3). 

"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecado­res, Cristo morreu por nós" (Rom. 5:8).

Deus é capaz de expressar ira. Deus também pode se irar.

"Disse mais o Senhor a Moisés: ...Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma..." (Êx. 32:9, 10).

Deus pode ser misericordioso. As Escrituras ensinam que Deus tem a capacidade de ser misericordioso.

"Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez" (Jon. 3:10).

Deus possui vontade. A Bíblia faz menção da vontade ou desejo de Deus por certas coisas.

"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se" (II Ped. 3:9).

Como este versículo deixa claro, o desejo ou vontade de Deus para os incrédulos é que todos eles venham a conhecê-lo.

Deus é dotado de intelecto. A Bíblia diz que Deus possui intelecto. Ele tem uma mente para pensar. Ele a usa para instruir o seu povo sobre o que deve fazer.

"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar" (Is. 48:17).

Esses são alguns atributos de Deus, segundo a Bíblia. Todos são próprios de uma pessoa. Expressando-os em seu caráter, Deus mostrou que tem personalidade.

A Bíblia também contrasta o Deus vivo e personalizado com ídolos que não ouvem nem falam. O apóstolo Paulo disse a uma multidão em Listra:

"Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles" (At. 14:15).

Quando escreveu à igreja de Tessalônica, Paulo salientou mais uma vez a distinção entre o Deus vivo e ídolos inanima-dos.

"Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro" (I Tess. 1:9).

Então, a Bíblia faz contraste entre o Deus vivo que ouve, vê, pensa, sente e age como uma pessoa, e ídolos que não passam de objetos, que não são gente.

Resumindo:

1. A Bíblia chama Deus de "o Deus vivo". Ele é um ser racional que tem consciência da própria existência.

2. Por ser o Deus vivo, ele possui os atributos de uma pessoa. Ele pode, entre outras coisas, amar, irar-se e mostrar miseri­córdia. A Bíblia também diz que Deus tem vontade e inte­lecto. Todas estas características são próprias de uma pes­soa.

3. A Bíblia ainda põe em contraste o Deus vivo e personalizado com ídolos destituídos de personalidade que não passam de objetos. Nossa conclusão é que a Bíblia ensina claramente que Deus tem personalidade.


103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog