O Que É o Novo Pacto?


O
último pacto que se tem na Bíblia é o novo pacto.
É o único dos pactos cujo cumprimento ainda está para acontecer. Ele contém provisões e promessas precisas.

Incondicional. Os termos do novo pacto são incondicionais. 

"Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram... Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel..." (Jer. 31:31-33).

Um pacto eterno. O novo pacto durará para sempre. 

"Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto perpétuo. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre" (Ez. 37:26).

Bênçãos materiais na terra. O povo será abençoado material­mente quando for restabelecido na terra. 

"E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade do meu coração e da minha alma" (Jer. 32:41).

Reconstrução do templo. O novo pacto traz a promessa de que o templo será reconstruído quando o povo voltar à terra.

"Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto per­pétuo. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. Meu tabernáculo per­manecerá com eles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Ez. 37:26,27).

Fim das guerras. O novo pacto também proporcionará um tempo de paz. 

"Naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra tirarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança" (Os. 2:18).

Um coração e uma mente renovados para os crentes. Os crentes receberão um novo coração e uma nova mente por in­termédio do Espírito Santo, 

"...depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" (Jer. 31:33).

Estima de outras nações. O povo será estimado entre as nações gentias. 

"E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor" (Is. 61:9).

Perdão de pecados. O novo pacto proporcionará perdão de pecados aos crentes. 

"E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jer. 31:34).

O novo pacto, feito com a nação de Israel, será cumprido no futuro. As promessas feitas estão baseadas no fundamento sólido da Palavra de Deus.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog