Segundo a Bíblia, Deus é justo.
"Ó Senhor Deus de Israel, justo és..." (Esd. 9:15).
"Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus" (Sal. 116:5).
O que a Bíblia quer dizer quando afirma que Deus é justo? Quer dizer que o caráter ou natureza de Deus sempre o levam a fazer o que é certo. Podemos também nos referir à justiça de Deus como o juízo de Deus. Diz a Bíblia:
"O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; o injusto, porém, não conhece a vergonha" (Sof. 3:5).
Deus revela sua justiça amando o bem e odiando o mal; conseqüentemente, às vezes sua justiça acarreta julgamento.
"E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas" (Apoc. 16:5).
"Ouve então do céu, age, e julga os teus servos; condena ao culpado, fazendo recair sobre a sua cabeça o seu proceder, e justifica ao reto, retribuindo-lhe segundo a sua retidão" (I Reis 8:32).Deus prometeu, contudo, que recompensaria quem é fiel a ele.
"Cesse a maldade dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e os rins. O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração. Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias" (Sal. 7:9-11).
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (II Tim. 4:8).
Assim, tiramos as seguintes conclusões acerca da justiça de Deus:
1. A justiça, ou juízo, de Deus é um atributo que o leva a fazer somente o que é certo.
2. Pelo fato de ser justo, Deus precisa julgar o mal.
3. A justiça de Deus permite que ele recompense aqueles que são fiéis a ele.
mas, ...existem muitas pessoas que não acreditam que ele seja justo. os ateus aumentam a cada dia no mundo atual, causando preocupação até no Vaticano com a perda de católicos no mundo todo.
ResponderExcluir