Deus Se Ira?



Existem pessoas que presumem que por ser Deus um Deus de amor ele nunca se zanga com nada nem com ninguém. Porém a Bíblia mostra que ele se zanga de verdade. O pecado o deixa irado. Entretanto, a ira de Deus está sempre sob controle e é sempre justa.

Deus é retratado de várias maneiras que expressam sua ira para com o pecado.

"Eis que o nome do Senhor vem de longe ardendo na sua ira, e com densa nuvem de fumaça; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor; e a sua respiração é como o ribeiro trans-bordante, que chega até o pescoço, para peneirar as nações com peneira de destruição..." (Is. 30:27,28).

As vezes a ira de Deus se manifesta contra pessoas. Em certas ocasiões ele se irritou com a nação de Israel, e em outras ocasiões ainda sua ira foi dirigida às nações que tentaram destruir Israel. O salmista fez menção da ira de Deus contra uma pessoa.

"Sobre mim tem passado a tua ardente indig­nação; os teus terrores deram cabo de mim" (Sal. 88:16).

Deus se indignou contra a nação de Israel por esta lhe ler desobedecido.

"Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho obser­vado este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles..." (Êx. 32:9,10).

O profeta Ezequiel registrou a ira de Deus contra a Filístia, uma das nações que procurava destruir Israel.

"E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles" (Ez. 25:17).

Como Deus é um Deus de amor, por que ele fica tão ofendido com o pecado? É preciso que se lembre que Deus também é justo e santo. O pecado agride a Deus porque sua natureza é de justiça. O pecado separou o homem de Deus.

Podemos concluir que:

1. Deus é um ser perfeito.

2. O pecado agride seu caráter perfeito.

3. Quando pessoas ou nações rejeitam seu amor e bondade,

4. Deus se ira contra sua maldade.

Precisamos, contudo, salientar que Deus é um Deus de misericórdia e perdão. Quando pessoas ou nações se arrepen­dem de seu pecado, Deus mostra-se pronto e desejoso de perdoá-los. Sua ira se converte em perdão quando as pessoas se chegam a ele com corações humildes. Deus disse:

"Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer" (Jer. 18:7-10).


103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog