Como as Religiões Orientais Encaram Deus?



As religiões orientais, incluindo o budismo e o hinduísmo, têm uma concepção de Deus diferente da do cristianismo. Quando comparadas, torna-se evidente que suas concepções de Deus são incompatíveis com o cristianismo.

Deus é a criação. As religiões orientais não estabelecem qual­quer distinção fundamental entre seu deus e a criação. Ele é como o universo que foi criado. Elas ensinam que deus é tudo e tudo é deus. Não é o que a Bíblia ensina. Deus se distingue de sua criação.

"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gên. 1:1).

Deus já era uma entidade antes da criação do universo. Quando criou o universo físico, ele estava criando algo que não existia antes. 

"Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi leito daquilo que se vê" (Heb. 11:3).

Essa nova criação não era uma ramificação do ente Deus ou de sua natureza. É uma entidade completamente diferente. Segundo a Bíblia, Deus não é parte de sua criação: 

"Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus" (Heb. 3:4).

Um ser sem personalidade.Pelo prisma das religiões orien­tais, deus é parte do universo e, conseqüentemente, não tem personalidade. O cristianismo prega que Deus tem personalida­de. 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira..." (João 3:16).

Este versículo mostra que Deus tem capacidade de amar o mundo. O deus das religiões orientais não pode amar o mundo porque é a mesma entidade que o mundo. O Deus da Bíblia é capaz de pensar, amar, raciocinar, odiar e julgar. Já o outro não pode fazer nada disso.

Sem qualquer interesse no homem. Também não é possível que o deus das religiões orientais tenha qualquer interesse por assuntos humanos. Portanto, não se tem alguém a quem orar, nem para proteger o homem.

A Bíblia retrata um Deus intimamente envolvido com o homem e com o que este faz. Jesus disse: 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mat. 11:28).

Então o Deus do cristianismo não é o mesmo deus que as reli­giões orientais pintam pelos seguintes motivos:


1. O deus das religiões orientais é parte da criação; o Deus do cristianismo distingue-se de sua criação.

2. O deus das religiões orientais não é dotado de personalidade, ao passo que o Deus do cristianismo o é.

3. Não é possível que o deus sem personalidade do Oriente tenha qualquer interesse na humanidade, já o Deus do cristianismo preocupa-se profundamente com tudo que diz respeito ao homem.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog