O Que Vem a Ser o Pacto da Palestina?


A
ntes que Israel entrasse na Terra Prometida,
Deus fez um pacto incondicional com este povo, conhecido como pacto da Palestina.

Ratificação de promessas. A Terra da Promessa era domi­nada pelos inimigos de Israel, e muitos do povo começaram a duvidar do cumprimento do pacto original que Deus fizera com Abraão. Eles conseguiriam habitar na Terra da Promessa? O pacto da Palestina ratificou o direito de Israel à Terra Pro­metida e comprovou também que o pacto condicional que Deus havia feito com Moisés não anulava o pacto incondicional que fizera anteriormente com Abraão.

Israel será retirado da terra em caso de desobediência. En­tretanto, se a nação de Israel desobedecesse o pacto que Deus havia feito com Moisés, seria punida. 

"Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão... E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extre­midade da terra até a outra; e ali servireis a outros deuses que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, deuses de pau e de pedra. E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a plantade teu pé terá repouso..." (Deut. 28:15,64,65).

Deus recolocará o povo na terra. Embora Deus tenha pro­metido a remoção da nação desobediente, prometeu também a restauração se os israelitas se convertessem de seus pecados. 

"Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção ou a mal­dição, que pus diante de ti, e te recordardes delas entre todas as nações para onde o Senhor teu Deus te houver lançado, e te converteres ao Senhor teu Deus, e obedeceres à sua voz... o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compade­cerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o Senhor teu Deus" (Deut. 30:1-3).

Podemos então sintetizar o pacto da Palestina como abaixo:

1. Moisés transmitiu este pacto ao povo antes de entrarem na Terra Prometida.

2. Ele ratificou as promessas incondicionais que Deus fizera a Abraão.

3. O povo seria retirado da terra em caso de incredulidade.

4. Deus, com toda sua misericórdia, prometeu restabelecê-los na terra, caso se arrependessem.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog