Pode Haver Alguma Mudança em Deus?


É
possível que Deus possa alterar suas promessas ou o seu caráter?
As leis que Deus estabeleceu podem ser mudadas? Podemos ter certeza de que ele nunca mudará?

Quando uma pessoa muda, normalmente muda para melhor ou para pior. Como Deus é a própria perfeição, não é possível que haja qualquer mudança para melhor. O mesmo se diz de uma mudança para pior. A natureza de Deus não aceita mu­danças.

A Escritura mostra nitidamente que o caráter de Deus não muda, nem sua justiça para com a humanidade, nem suas promessas.

O caráter de Deus não se altera. A Bíblia frisa que o caráter fundamental de Deus não é suscetível a mudanças. O salmista referiu-se a Deus dizendo: 

"Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão" (Sal. 102:27).

O Livro de Malaquias contém a seguinte declaração de Deus: 

"Pois eu, o Senhor, não mudo..." (Mal. 3:6).

O Novo Testamento também afirma que Deus não muda. 

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17).

Deus, por natureza, é uma trindade composta pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. Ele sempre foi uma trindade e sempre será. Sua natureza será a mesma para sempre.

Sua justiça para com a humanidade é inalterável. Pelo fato de a natureza de Deus não mudar, seu caráter permanece inal­terado. Ele sempre foi e sempre será perfeitamente justo, o que significa que sempre trata a humanidade com retidão; ele nunca é injusto.

O apóstolo Paulo fez a seguinte referência a Deus: 

"Por­quanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou..." (At. 17:31).

Deus julgará a raça humana segundo os critérios que esta­beleceu. Ele não os alterará. Seu julgamento será justo.

Não altera suas promessas. A Bíblia também atesta que Deus não altera suas promessas. O Senhor disse de si mesmo: 

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa" (Núm. 23:19).

A Bíblia enfatiza que Deus é fiel às promessas que fez à humanidade. O profeta Jeremias declarou: 

"A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lam. 3:22,23).

Quando Deus nos promete algo, ele cumpre o que prometeu. Algumas das promessas que ele fez ao homem são condicionais, isto é, dependem da reação deste. O profeta Jeremias regis­trou as palavras de Deus: 

"Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer" (Jer. 18:7-10).

Concluímos pela Bíblia que Deus nunca mudará:

1. Seu caráter.

2. Sua justiça para com a humanidade.

3. Suas promessas.

Podemos ficar descansados que Deus permanecerá o mesmo. Contudo, ao afirmarmos que Deus não muda, não queremos dizer que ele é um ser estático e sem personalidade. Ele interage com sua criação dinamicamente. O caráter e as promessas de Deus é que não mudam.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

1 comentários:

Daros disse...

Sofro a Sete anos pois nao quis uma promessa, das muitas que Deus me fez. Posso eu comover o coração de Deus?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog