Quando uma pessoa muda, normalmente muda para melhor ou para pior. Como Deus é a própria perfeição, não é possível que haja qualquer mudança para melhor. O mesmo se diz de uma mudança para pior. A natureza de Deus não aceita mudanças.
A Escritura mostra nitidamente que o caráter de Deus não muda, nem sua justiça para com a humanidade, nem suas promessas.
O caráter de Deus não se altera. A Bíblia frisa que o caráter fundamental de Deus não é suscetível a mudanças. O salmista referiu-se a Deus dizendo:
"Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão" (Sal. 102:27).
O Livro de Malaquias contém a seguinte declaração de Deus:
"Pois eu, o Senhor, não mudo..." (Mal. 3:6).
O Novo Testamento também afirma que Deus não muda.
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17).
Deus, por natureza, é uma trindade composta pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. Ele sempre foi uma trindade e sempre será. Sua natureza será a mesma para sempre.
Sua justiça para com a humanidade é inalterável. Pelo fato de a natureza de Deus não mudar, seu caráter permanece inalterado. Ele sempre foi e sempre será perfeitamente justo, o que significa que sempre trata a humanidade com retidão; ele nunca é injusto.
O apóstolo Paulo fez a seguinte referência a Deus:
"Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou..." (At. 17:31).
Deus julgará a raça humana segundo os critérios que estabeleceu. Ele não os alterará. Seu julgamento será justo.
Não altera suas promessas. A Bíblia também atesta que Deus não altera suas promessas. O Senhor disse de si mesmo:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa" (Núm. 23:19).
A Bíblia enfatiza que Deus é fiel às promessas que fez à humanidade. O profeta Jeremias declarou:
"A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lam. 3:22,23).
Quando Deus nos promete algo, ele cumpre o que prometeu. Algumas das promessas que ele fez ao homem são condicionais, isto é, dependem da reação deste. O profeta Jeremias registrou as palavras de Deus:
"Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe. E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer" (Jer. 18:7-10).
Concluímos pela Bíblia que Deus nunca mudará:
1. Seu caráter.
2. Sua justiça para com a humanidade.
3. Suas promessas.
Podemos ficar descansados que Deus permanecerá o mesmo. Contudo, ao afirmarmos que Deus não muda, não queremos dizer que ele é um ser estático e sem personalidade. Ele interage com sua criação dinamicamente. O caráter e as promessas de Deus é que não mudam.
Sofro a Sete anos pois nao quis uma promessa, das muitas que Deus me fez. Posso eu comover o coração de Deus?
ResponderExcluir