O Que é Agnosticismo?


Agnosticismo é uma palavra formada pelo prefixo grego a, "não" e pelo substantivo grego gnósis, "conhecimento". Agnóstico é quem acredita que não há indícios suficientes para provar ou refutar a existência de Deus ou de deuses. O agnós­tico critica tanto o teísta quanto o ateísta por defenderem seus princípios de forma dogmática. Ele procura, assim, manter uma posição de neutralidade.

Existem essencialmente duas categorias de agnósticos. Uma afirma que há indícios insuficientes de que Deus existe mas não exclui a possibilidade de vir a alcançar provas no futuro. Esta categoria de agnósticos acredita ser possível reunir indicações suficientes para se ter certeza da existência de Deus.

A outra categoria de agnósticos acredita que é impossível que se venha a ter certeza da existência ou não de Deus ou de deuses. No entender deste grupo, os fatos que permitiriam qualquer comprovação não estão ao nosso alcance e nunca estarão.

Podemos, então, dividir os agnósticos em duas categorias: aqueles que afirmam que não se sabe se Deus existe ou não, e aqueles que sustentam que não é possível saber se ele existe ou não.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

1 comentários:

Luis Eduardo disse...

Ótimo assunto, vejamos , há 2 tipos de Agnósticos, que são Agnóstico Comum e o Agnóstico Decidido.

O Agnóstico Comum diz : "Não se Saba nada com certeza "

O Agnóstico Decidido diz : "Não se pode saber nada com Certeza"

Refutando:

Aqui entramos com a Lei da Não-Contradição, se uma ídeia afirma algo que em si mesmo se contradiz , se torna totalmente falsa, e é isso que acontece, vejamos:
Se não se pode Saber nada com Certeza, Como você tem Certeza que não se pode saber nada com Certeza ???
isso nos lembra muito o Relativismo, onde é aplicada a lei da não-contradição para a quando se diz "tudo é relativo "

O mesmo se faz com o Agnóstico Comum, "Se não se sabe nada com Certeza, como Você tem Certeza que não se sabe nada com Certeza ?".

Abraço.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog