O Que é Ateísmo?



A palavra ateísmo é formada pelo prefixo grego a "não" e pela palavra grega theós "divindade ou Deus". O ateu acredita que Deus não existe. Ele explica a existência das coisas pelo lado natural, ao invés de pelo sobrenatural. Ele encara o mundo que o cerca como um produto de forças naturais. O ateu não vê sen­tido em crenças religiosas em Deus ou em deuses.



Ele acredita que é possível obter-se provas de que Deus não existe. Sustenta ainda que há indícios substanciais desse fato. Entretanto, ele próprio não consegue afirmar, em termos dog­máticos, que Deus ou deuses não existem.

Existem apenas dois meios possíveis de se saber que Deus não existe:

1. Considerando a possibilidade de que existe um deus em alguma parte do universo que não entrou em contato conos­co, uma pessoa precisaria ter conhecimento absoluto de tudo que está acontecendo em cada ponto do universo para afirmar categoricamente que Deus não existe. E óbvio que se ela tivesse tanto conhecimento assim, a ponto de poder afirmar que Deus não existe, seria onisciente e, portanto, por definição, Deus. Do contrário não poderia ter certeza se Deus ou deuses existem ou não.

2. Alguém poderia saber que Deus não existe se recebesse uma revelação especial informando-o da não existência de Deus ou deuses no universo. Mas somente o próprio Deus poderia dar tal revelação e, assim, esta forma de negar sua existência também não vale.

Portanto, afirmar que Deus não existe é incorrer no erro de contestação categórica. Seria mais apropriado dizer: "Eu não creio que haja indícios da existência de Deus". Nestas bases, o ateísta poderia explicar por que acha que Deus não existe e o teísta (aquele que crê em Deus) poderia rebater os argumentos do primeiro explicando por que ele crê na existência de Deus.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

2 comentários:

CRIANÇAS ÍNDIGO-CRISTAL. "Se Deus está nos enviando Esses Seres que são verdadeiros "Anjos Humanos" é porque Ele ainda não desistiu dos Homens." Ary Souza - Ser Namastê disse...

“A menos que se admita a existência de DEUS, a questão sobre propósito de vida não tem sentido”.
Bertrand Russel. Filósofo Britânico, ateu.
Ary Souza - Ser Namastê.

Anônimo disse...

Texto medíocre, deus tem o mesmo peso que gnomos na ciência

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog