"E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos" (Jos. 6:21).
Por que Deus ordenou que todos fossem mortos, incluindo mulheres, crianças e animais? Isso não revela uma atitude cruel e belicosa?
Embora o sacrifício de vidas inocentes deva ser condenado, é preciso que se analise a situação tendo em mente os seguintes fatos: a nação de Israel foi escolhida para ser testemunha do Deus vivo e verdadeiro para o mundo. Os israelitas deveriam viver na Terra Prometida cercados por nações idolatras, mas não deveriam se deixar influenciar por suas religiões. Deus instruiu o povo para que não adotasse nenhum dos elementos das religiões pagas e falsas.
A Terra Prometida onde os israelitas iriam se estabelecer era habitada pelos cananeus, povo esse que havia contaminado e deturpado a verdade de Deus. Eles se corromperam a ponto de não terem mais salvação. Se algum deles sobrevivesse, infectaria Israel com sua depravação moral.
Antes que Israel pudesse se estabelecer naquela região como testemunha do único Deus verdadeiro, todo resquício da cultura paga tinha que ser destruído. O fracasso do extermínio total de todos os pagãos na Terra Prometida acabou por causar a derrocada da nação no tempo dos juizes.
"O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe para a terra que, com juramento, prometi a vossos pais, e vos disse: Nunca violarei o meu pacto convosco; e, quanto a vós, não fareis pacto com os habitantes desta terra, antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Pelo que também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão quais espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço" (Juí. 2:1-3).
Deus ordenou o extermínio dos cananeus por causa da influência nociva que exerceriam, caso se permitisse que seu falso sistema religioso fosse conservado. Infelizmente, Israel desobedeceu a Deus e não destruiu completamente aqueles povos pagãos. Essa desobediência resultou, por fim, no próprio cativeiro.
deus bonzinho o seu não é ?.Como gostava de sangue , sanguinário ,homicida ,que culpa teriam crianças ,animais,para que ,sera que consertou a humanidade ?.O numero de cristãos é avassalador neste planeta,e no Brasil muito + ainda ,com toda esta religiosidade aqui mata-se mais que em guerras declaradas ,cade os ungidos os homens ditos filhos de deus ,seria a herança do velho testamento onde este deus homofóbico continua a sua ação nefasta ,eu acho que quem prega estes preceitos bíblicos justificando atrocidades deva ser mais paranoico que a própria deidade ,pelo que eu leio e estudo neste livro deveria ser abolido das pessoas incautas ,pois o mesmo se enquadra num péssimo manual de condutas,e não venha querer justificar com mimimis versículos furados , as atrocidades acimas descritas ... Lamentável certas publicações...
ResponderExcluirQuando te encontrares com Ele questionas, ou, leia a Biblia toda para saber o porquê e o resultado. Talvez entendas.
ExcluirDeus ordenou o extermínio dos cananeus por causa da influência nociva que exerceriam, caso se permitisse que seu falso sistema religioso fosse conservado. Infelizmente, Israel desobedeceu a Deus e não destruiu completamente aqueles povos pagãos. Essa desobediência resultou, por fim, no próprio cativeiro."Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
ResponderExcluirAgostinho de Hipona,E você cidadão tem o desplante de mandar buscar esta face ai do seu homicida ,longe de mim uma criatura desta ciumenta , narcisista ,vingativo ,o cara queria interferir nos povos em sua crenças diferentes ,e você achando-se um homem de deus vem avalizar estas atrocidades ,crer em uma destas barbaridades não passa de insanidade mental .Vá la pegue umas bananas de dinamite e saia ai nos terreiros de umbandistas ,espiritas e continue a matança ,mas exploda junto para justificar a sua crença viu filho...
Oi Walter!
ResponderExcluirObrigado pelos comentários!
Hélio S. Júnior
cristaos merecem ser exterminado como os cananeus.
ResponderExcluir