Por Que Deus Ordenou o Extermínio dos Cananeus?



Uma das questões problemáticas suscitadas pelas ocorrências no livro de Josué no Antigo Testamento diz respeito ao exter­mínio dos cananeus. Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida aniquilaram os cananeus como o Senhor lhes ordenara. A Bíblia descreve o que aconteceu quando os israeli­tas conquistaram Jerico:

"E destruíram totalmente, ao fio da espada, tudo quanto havia na cidade, homem e mulher, menino e velho, bois, ovelhas e jumentos" (Jos. 6:21).

Por que Deus ordenou que todos fossem mortos, incluindo mulheres, crianças e animais? Isso não revela uma atitude cruel e belicosa?

Embora o sacrifício de vidas inocentes deva ser condenado, é preciso que se analise a situação tendo em mente os seguintes fatos: a nação de Israel foi escolhida para ser testemunha do Deus vivo e verdadeiro para o mundo. Os israelitas deveriam viver na Terra Prometida cercados por nações idolatras, mas não deveriam se deixar influenciar por suas religiões. Deus instruiu o povo para que não adotasse nenhum dos elementos das religiões pagas e falsas.

A Terra Prometida onde os israelitas iriam se estabelecer era habitada pelos cananeus, povo esse que havia contaminado e deturpado a verdade de Deus. Eles se corromperam a ponto de não terem mais salvação. Se algum deles sobrevivesse, infec­taria Israel com sua depravação moral.

Antes que Israel pudesse se estabelecer naquela região como testemunha do único Deus verdadeiro, todo resquício da cultura paga tinha que ser destruído. O fracasso do extermínio total de todos os pagãos na Terra Prometida acabou por causar a derrocada da nação no tempo dos juizes. 

"O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe para a terra que, com juramento, prometi a vossos pais, e vos disse: Nunca violarei o meu pacto convosco; e, quanto a vós, não fareis pacto com os habitantes desta terra, antes derrubareis os seus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Pelo que também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão quais espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço" (Juí. 2:1-3).

Deus ordenou o extermínio dos cananeus por causa da influência nociva que exerceriam, caso se permitisse que seu falso sistema religioso fosse conservado. Infelizmente, Israel desobedeceu a Deus e não destruiu completamente aqueles povos pagãos. Essa desobediência resultou, por fim, no próprio cativeiro.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

4 comentários:

walter disse...

deus bonzinho o seu não é ?.Como gostava de sangue , sanguinário ,homicida ,que culpa teriam crianças ,animais,para que ,sera que consertou a humanidade ?.O numero de cristãos é avassalador neste planeta,e no Brasil muito + ainda ,com toda esta religiosidade aqui mata-se mais que em guerras declaradas ,cade os ungidos os homens ditos filhos de deus ,seria a herança do velho testamento onde este deus homofóbico continua a sua ação nefasta ,eu acho que quem prega estes preceitos bíblicos justificando atrocidades deva ser mais paranoico que a própria deidade ,pelo que eu leio e estudo neste livro deveria ser abolido das pessoas incautas ,pois o mesmo se enquadra num péssimo manual de condutas,e não venha querer justificar com mimimis versículos furados , as atrocidades acimas descritas ... Lamentável certas publicações...

walter disse...

Deus ordenou o extermínio dos cananeus por causa da influência nociva que exerceriam, caso se permitisse que seu falso sistema religioso fosse conservado. Infelizmente, Israel desobedeceu a Deus e não destruiu completamente aqueles povos pagãos. Essa desobediência resultou, por fim, no próprio cativeiro."Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona,E você cidadão tem o desplante de mandar buscar esta face ai do seu homicida ,longe de mim uma criatura desta ciumenta , narcisista ,vingativo ,o cara queria interferir nos povos em sua crenças diferentes ,e você achando-se um homem de deus vem avalizar estas atrocidades ,crer em uma destas barbaridades não passa de insanidade mental .Vá la pegue umas bananas de dinamite e saia ai nos terreiros de umbandistas ,espiritas e continue a matança ,mas exploda junto para justificar a sua crença viu filho...

Desafio Cristão [Hélio S.Júnior] disse...

Oi Walter!

Obrigado pelos comentários!

Hélio S. Júnior

Unknown disse...

cristaos merecem ser exterminado como os cananeus.

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog