"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (II Tim. 3:16).
Contudo, a simples alegação de inspiração divina não significa que seja verdade. É preciso que haja indícios para apoiar tal alegação, e os que existem são suficientes para o indagador de bom senso.
Embora constituída de sessenta e seis livros distintos, a Bíblia é na realidade um livro só. Um dos argumentos mais fortes em favor da inspiração da Bíblia é sua unidade de tema.
Mil e quinhentos anos sendo elaborada. O primeiro livro da Bíblia a ser escrito foi Gênesis ou Jó (por volta de 1400 a.C). O último livro compilado ou foi a Terceira Epístola de João ou foi o Livro do Apocalipse. Os dois foram escritos perto do fim do primeiro século d.C. A soma total são mil e quinhentos anos, desde a elaboração do primeiro livro da Bíblia até o último.
Muitos autores; profissões diversas. Mais de quarenta autores humanos escreveram os livros da Bíblia. Procediam de ambientes diferentes e exerciam profissões diferentes. Por exemplo: Amos era pastor de gado, Pedro e João eram pescadores, Lucas era médico, Josué era chefe militar e Daniel primeiro-ministro.
Três línguas; três continentes. A Bíblia foi escrita em três línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego, e em três continentes distintos: África, Ásia e Europa.
Muitos temas polêmicos. O assunto da Bíblia inclui muitos temas polêmicos: a existência e natureza de Deus, a formação do universo, a criação e finalidade do homem, entre outros.
Escrita harmonicamente. A Bíblia compõe-se então de sessenta e seis livros, elaborados por quarenta autores humanos distintos num período de mil e quinhentos anos, tendo sido escrita em três línguas diferentes, em três continentes diferentes, abordando muitos assuntos polêmicos. Era de se esperar que o resultado fosse um texto confuso e desconexo, longe de ser harmonioso. Entretanto, a Bíblia é uma unidade. É uma história que se desenrola de capa a capa, escrita em perfeita harmonia e continuidade. Esta característica é notável, considerando-se os diversos fatores em jogo. A única forma plausível de esse Livro ter sido composto com tamanha precisão é que o autor supremo foi o próprio Deus.
103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus
DON STEWART
Nenhum comentário:
Postar um comentário
REGRAS AO COMENTAR:
"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]
1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).
2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.
3 - Comentários ofensivos serão deletados.