O relato da morte de Saul em 1 Samuel 31 contradiz o que é dito no capítulo seguinte (2 Sm 1)?


PROBLEMA:
O texto de 1 Samuel 31 diz que o rei Saul suicidou-se, caindo sobre a sua espada, mas 2 Samuel 1 registra que ele foi morto por um amalequita.

SOLUÇÃO: Alguns afirmam que os dois relatos são verdadeiros, considerando a história do amalequita como suplementar. Dizem que Saul tentou cometer suicídio, rnas ainda não estava morto quando o amalequita chegou e completou a obra. Apontam para dois fatos que esse homem levava consigo a Coroa e o bracelete de Saul como prova do seu relato e também que Davi puniu o amalequita com a morte por ter matado o rei. As Objeções a este ponto de vista são que ele contradiz as afirmações de 1 Samuel 31, de que "Saul tomou da espada, e se lançou sobre ela" e que o seu escudeiro viu "que Saul já era morto", bem como o registro fiel de que "morreu, pois, Saul" (v. 6).

Outros vêem a história de 1 Samuel como correta e consideram o relato de 2 Samuel como pura imaginação do amalequita que, tendo ido até Saul já morto, considerou que poderia lucrar com Davi, tomando para si o crédito dessa morte. Mencionam o fato de que esta história contradiz o relato de 1 Samuel 31 e que o amalequita parece não saber que Saul morreu por meio de uma espada, e não por meio de uma lança, como disse. Alegam ainda que 1 Crônicas 10 repete a história como registrada em 1 Samuel, mas não inclui o que o amalequita teria inventado. As maiores Objeções a esta posição revidem no fato de que 2 Samuel não diz que a história do amalequita é falsa, e que Davi o matou por seu ato. Em resposta, ele pode ter sido morto com base em sua própria confissão (2 Sm 1:16). O fato de sua história contradizer o relato de 1 Samuel pode ser considerado prova suficiente de que foi obra de sua imaginação.

MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe.

1 comentários:

Anônimo disse...

OK MUITO BOM AS OPNIÕES A RESPEITO,HOJE TAMBÉM EXISTEM PESSOAS PEGANDO CARONAS. NÃO PODEMOS PERMITIR ALGO PARECIDO. DEUS ABENÇOE A TODOS!

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog