O Sábado em Gênesis é um "Memorial da Criação"?


Como argumento para reivindicar que a guarda do Sábado continua vigente para os Cristãos da Nova Aliança, os Adventistas do Sétimo Dia ensinam que o Sábado do sétimo dia é um "memorial da criação" originado no Jardim do Éden. Afirmando assim que o Sábado é um mandamento dado na criação (como o casamento) para toda a Humanidade. Mas é isso o que a Bíblia diz?

Vejamos Gênesis 2:2-3:

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." 

O que podemos encontrar nessa passagem?

  • A criação foi concluída em seis dias.

  • Deus descansou no sétimo dia.

  • Deus abençoou o sétimo dia.

  • Deus santificou o sétimo dia.

  • A razão pela qual Deus santificou o sétimo dia foi porque Ele descansou nele.

O que NÃO encontramos nessa passagem?

  • NÃO encontramos na passagem da criação sobre o sétimo dia a fórmula "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia", como ocorre nos outros seis dias da criação.

  • NÃO encontramos nenhuma menção da palavra "Sábado", no livro de Gênesis.

  • NÃO encontramos nenhum mandamento para a humanidade descansar no relato de Gênesis. (A Bíblia relata que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30.) 

  • Nada é mencionado expressamente do homem em relação ao descanso do sétimo dia da criação.

Nota: Quando Moisés menciona o Sábado em Êxodo 20:11: "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." Moisés está ensinando aos judeus no Sinai PORQUE estavam guardando o Sábado, e não QUANDO o Sábado foi instituído.

O que o Santo Espírito de Deus nos revela sobre essa passagem?

  • O sétimo dia de "descanso" de Deus foi, provavelmente, caracterizado por seu prazer em suas novas criações e em comunhão aberta com Adão e Eva num ambiente livre do pecado, no perfeito Éden. 

  • As condições que caracterizaram o "descanso" de Deus provavelmente teriam continuado se não fosse pelo pecado do homem. 

  • O sétimo dia da Gen 2:2-3 pode ter sido um dia normal como eram os primeiros seis dias da criação, ou pode ter sido um período de tempo indefinido (o descanso de Deus continuaria por tempo indeterminado). Hebreus3-4

  • O relato de Gênesis não menciona um fim para o descanso de Deus no sétimo dia. É apresentado como um estado permanente pela omissão da frase "e houve tarde e houve manhã, o sétimo dia". O fato de que o relato de Gênesis é tão cuidadosamente construído indica que essa omissão não foi acidental.

  • Quando o homem pecou, ​​ele foi excluído do DESCANSO de Deus e Deus começou seu TRABALHO de resgate para restaurar o homem de volta para si mesmo.

O Trabalho de Deus para restaurar o Descanso original:

Num certo dia de Sábado onde Senhor Jesus debatia sobre a questão do Sábado com os fariseus, Ele disse:

"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." João 5:17

O que é este novo "TRABALHO" que Deus começou imediatamente depois de Adão e Eva pecaram? Em Gn 3:21 lemos que:

"O Senhor Deus FEZ roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher."

Este evento foi o início de um "TRABALHO" que continuou ao longo dos séculos, até que seu significado se tornasse plenamente revelado na morte de Cristo. A morte desse primeiro cordeiro, embora não mencionado como tal no relato de Gênesis, foi a sombra da grande verdade que, ao longo dos séculos seguintes, iria se tornar realidade em Cristo Jesus, a justificação pela fé. Ela apontava para a vida e morte vicária de Cristo pela humanidade perdida. Nu Adão e Eva estavam vestidos com roupas feitas a partir da pele do cordeiro - um inocente morto, trocando sua vida pela do pecador. Milênios mais tarde, Paulo iria colocar esta mesma verdade com estas palavras: 

"Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21

"Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram." Gálatas 3:27


A obra da redenção foi o trabalho que Deus começou quando o homem pecou e foi expulso do descanso do Éden. Este trabalho continuará até que o homem seja restaurado ao verdadeiro descanso de Deus. (Hb 3:17 - 4:11) Jesus é o nosso descanso sabático, e não um período de tempo de 24 horas. (Mateus 11:28)

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Você sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático [sabbatismos] pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas [Gn 2:2-3]. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." (Hebreus 4:9-11, NVI).

O Sábado da antiga aliança era apenas uma sombra da obra de Cristo. Hebreus 3 e 4 confirmam isso. Resta apenas UM Sábado (Hb 3:17 - 4:11) na Nova Aliança, os outros foram abolidos na cruz, os quais eram sobras de realidades encontradas em Cristo (Col. 2:16, 17). Que sábado (descanso) é esse? O Senhor Jesus, Ele é o verdadeiro repouso do Sábado. Temos um novo dia, "Hoje", esse é o descanso do Evangelho. (Hb 4:7)

"Vinde a mim ... e eu vos aliviarei ... encontrareis descanso [sabbath] para as vossas almas." (Mateus 11:28)

Em Cristo, nossa Esperança e Descanso.

Hélio S. Júnior

Veja Também:

É o Sábado uma ordenança da criação? por Wesley Ringer
Título Original: Is the Sabbath a Creation Ordinance?
Tradução: Google Translate

Escute:

Quer saber como o homem perdeu e como o Senhor Jesus nos fez entrar no Descanso de Deus escute ou baixe em MP3:

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos