Se existe vida após a morte, por que Salomão declara que o homem não tem vantagens sobre os animais? Eclesiastes 3.20,21

A MÁ INTERPRETAÇÃO: A passagem em Eclesiastes 3.20,21 insiste que "Todos vão para um lugar; todos são pó e todos ao pó tornarão". Daí "a vantagem dos ho­mens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade" (v. 19). As Testemunhas de Jeová citam esse ver­so tentando provar que os seres humanos não sobrevi­vem conscientemente à morte. "Cada ser humano pos­sui um espírito que continua vivendo como uma perso­nalidade inteligente, depois que as funções do corpo ces­sam? Não" (Reasoning from the Scriptures, 1989, pág.383).

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: A Bí­blia ensina muito claramente que a alma sobrevive à morte (2 Co 5.8; Fp 1.23; Ap 6.9). A referência em Eclesiastes 3.20,21 está relacionada ao corpo humano, e não à alma. Tanto os seres humanos como os animais morrem e seus corpos retornam ao pó. Contudo, seres humanos são diferentes, pois "o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima" (v. 21). De fato, Salomão fala da "eternidade" do coração humano (Ec 3.11) e de sua imortalidade quando declara que na mor­te "o homem se vai à sua eterna casa" (12.5). Ele tam­bém enfatizou que devemos temer a Deus porque have­rá um dia quando "te trará Deus a juízo" após esta vida (11.9). Então Eclesiastes não está negando a vida que existe após a morte; está advertindo a respeito da futili­dade de viver apenas para esta vida "debaixo do sol" (con­fira 1.3,13; 2.18). Veja também os comentários referen-les a Eclesiastes 3.19.


Resposta as Seitas - 
Norman G. Geisler e Ron Rhodes - 
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro deve ficar claro que quando Deus declara que não há “conhecimento ou recordação após a morte”, é porque não há mesmo, Deus não é homem para que minta (Num. 23:19). “Deus que não pode mentir”( Tito 1:2). “É impossível que Deus minta” (Heb. 6:18- Prov. 30:5,6- Heb. 13:8- I Pedro 2:21-22
Observe que Davi declara que a porção dos homens ímpios está na terra. Mas ele contemplará a face de Deus e “me satisfarei da tua semelhança quando acordar”(Salmos 17:13,14,15). E, que falando da sua morte afirmou que iria “pelo o caminho de todos os mortais”(I Reis 2:2).
Observe mais texto em que Davi confirma que os vivos não PRECEDERÃO OS MORTOS( I Tess. 4: 15) e só verá a face de Deus após o retorno de Jesus, fazendo cair por terra toda declaração fajuta que os mortos “certamente conhecem o que está se passando no céu”, vejam:
:” Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? (Salmos 6:5- Isaías 38:18,19)

Veja que Davi disse que “quando acordar”. Agora olha o que é dito para Daniel : “Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança” (Daniel 12:13), ou seja, Daniel só receberá a herança prometido por Deus no fins quando se levantar, a semelhança de Davi.
Há de ser observado ainda que Pedro falando acerca da ressurreição de Cristo, declara que Davi estava morto e seu tumulo permanecia entre eles e declara ainda que Davi não subiu ao céu, ou seja, a Palavra de Deus afirma que Davi não subiu ao céu( Atos2:29,34). Veja também que a Palavra de Deus declara que Davi “adormeceu, foi para junto de seus pais....”(Atos 13:36).
continua. Osmar Ferreira-nadadnospodemoscontraverdade@bol.com.br

Anônimo disse...

Portanto, é conversa fiada afirmar que : “A Bí¬blia ensina muito claramente que a alma sobrevive à morte”(Ezequiel 13:17 a 19-18:4, 20-Salmos 16:10- 33:19-78:50-Isaías 51:12), na verdade é doutrina de demônios, pois A Palavra de Deus declara que só o Senhor tem a imortalidade (I Tim. 6:16).
Quantos a Eclesiastes 3.20,21, antes é necessário esclarecer que qualquer estudioso da bíblia bem intencionado sabe que os temas da Palavra de Deus devem ser analisados a Luz de Isaías 8:20, 28:13 e II Tim. 3:16, 17, por isso se faz necessário examinar se há outros trecho sagrados sobre o tema. Quero deixar claro que sei e reconheço que os autores do “CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO” são conhecedores da Palavra de Deus e por esse motivo tenho sua suposta correção como doutrinas de demônios.
Começamos por Eclesiastes 3:19 que no contexto de morte, diz que “o que sucede aos homens sucede aos animais , pois todos tem o mesmo fôlego de vida e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais”. Veja a confirmação desta declaração: animais formado do pó(Gen. 2:19). Animais com o mesmo fôlego(Gen. 7:15, 22). Observou que Ecles. 3:19 confirma a veracidade dos verso 20 e 21? Contudo, veja outros textos sagrados que confirma a veracidade dos versos 20 e 21 de Eclesiastes 3: “Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos” (Salmos 146:4).




“Todavia o homem que está em honra não permanece;antes é como os animais, que perecem. Salmos 49:12
O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem. Salmos 49:20
Agora veja no verso 14 de Salmos 49 em que a Palavra de Deus declara que os homens são como ovelhas mortas postas na sepultura: “a morte se alimenta deles” e “a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles”

Quanto a e terna casa do homem é incontroverso que é a sepultura, pois por si só o homem não pode ressuscitar (Jô 4:19,20-7: 9,10-14:10,11,12-Salmos 94:17), ou seja, o homem será ressuscitado por Cristo na sua volta conforme estabelece a Palavra de Deus( I Tess. 4: 13 a 18- I Cor. 15:52,53 -Mat. 24:30,31-Marcos 13:26,27-João 5:28,29)
Osmar Ferreira-nadadnospodemoscontraverdade@bol.com.br

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos