Existe livre arbítrio?


A idéia de livre-arbítrio é estranha na Palavra de Deus. Somente Deus tem o livre-arbítrio. O homem não. Arbítrio é uma vontade gerada por uma determinada escolha. Você ama bananas e detesta abacate. Coloco diante de você uma cesta com bananas e outra com abacates. Qual você escolhe? As bananas, é claro. Nem lhe passará pela cabeça os abacates. Você os detesta. Sua boca enche de saliva quando vê as bananas.

Agora pergunto, O homem no seu estado natural deseja Deus? Ama a Deus? Quer ir para o céu? Não, não, e não. Toda a inclinação do homem natural é pecado. 

"A inclinação da carne é inimizade contra Deus". 

Ele odeia a Deus e ama o pecado. Quando tem que escolher, o que escolhe? O pecado. Isto é livre-arbítrio? Seria se ele estivesse totalmente livre de preferências ou de inclinações. Mas não está, portanto "não há quem faça o bem" Rm 3.11. Nenhum!

Se o homem fosse livre não precisaria ser libertado. Mas ficamos escravos de Satanás com a queda. Nascemos servos do pecado (Rm 6:16). Assim nem nosso arbítrio é livre pois, sendo inimigos de Deus por natureza, como escolheríamos a Deus?

Quem pode então reverter tal inclinação? Deus pode. E Ele escolheu fazer isto comigo por uma razão que só Ele conhece, e que só a Ele resultará em glória. Aí entra a tão massacrada eleição (Rm 4, Ef 1, etc). Massacrada pois quando você aceita que só pode ser salvo por ter sido eleito isso não deixa nenhuma margem para o homem se gloriar.

Mario Persona

1 comentários:

Ivo Gomes de Lima disse...

"A inclinação da carne é inimizade contra Deus".

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito O QUERER ESTÁ EM MIM, mas não consigo realizar o bem."

Querer fazer o bem e estar constitucionalmente incapacitado de fazê-lo é (cf. "a lei do Espírito de vida me livrou da lei do pecado e da morte") é, porventura, a descrição do "andar em novidade de vida" neotestamentário?

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog