Alma Morre? - Ezequiel 18:4


"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." Ezequiel 18:4

"Assim", diz a testemunha de Jeová, "a alma morre. Este versículo prova que não há vida consciente depois da morte".

Prova mesmo? Absolutamente não! Primeiro, olhe o contexto. Sobre o que o escritor está falando? Os israelitas estavam murmurando contra Deus, citando o provérbio que dizia:


"Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram" (v.2)

Eles estavam argumentando que a punição pelo erro dos pais caía sobre a sua descendência. No versículo 4 esta é a resposta de Deus:


"A alma que pecar, essa morrerá".

A Bíblia em linguagem moderna parafraseia adequadamente: 

"Porque todas as almas são minhas para julgar - pais e filhos de igual maneira - e a minha lei é esta: é pelo seu próprio pecado que um homem morrerá". 

Assim, o contexto revela que a palavra inspirada não está falando aqui sobre a condição dos mortos.

A palavra alma é usada em muitos sentidos diferentes através das Escrituras Sagradas. Às vezes se refere à vida de uma pessoa, às vezes à própria pessoa (como faz aqui em Ez. 18:4). E às vezes se refere à parte interior do homem que vive após a morte. As testemunhas de Jeová dizem que o homem cessa completamente de existir com a morte, que quando o corpo morre, nada é deixado. Mas existem muitos versos das Escrituras Sagradas que provam que elas estão erradas:

Por exemplo, peça-lhes que procurem Lucas 12:4,5. Sua Tradução do Novo Mundo diz:

"... Não temais os que matam o corpo e depois disso não podem fazer mais nada. Mas eu vos indicarei quem é para temer: Temei aquele que depois da morte tem autoridade para lançar na Geena. Sim, eu vos digo: temei a este. Portanto o corpo de um homem pode ser morto. E ele está morto. Mas alguma coisa pode ser feita a ele depois da morte. Ele pode ser lançado na Geena". 

Se as testemunhas de Jeová dizem que o homem cessou de existir quando o seu corpo foi morto, o que restaria para ser lançado na Geena?

Da mesma forma, em II Coríntios 5, o apóstolo Paulo escreveu sobre o corpo como "uma casa terrestre onde vivemos", acrescentando que "desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor", e advertindo que "porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo..." (v. 1,8-10). 

Se as testemunhas de Jeová estivessem corretas, que parte de Paulo poderia deixar o corpo para estar com o Senhor?

Você também pode sugerir à testemunha de Jeová que leia Apocalipse 6:9-11 em sua própria Bíblia. Ali fala-se da "alma dos que tinham sido mortos", perguntando a Deus quando o seu sangue seria vingado. E acrescenta que "a cada um deles foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que descansassem mais um pouco, até que se completasse também o número dos seus co-escravos e irmãos, que estavam para ser mortos assim como eles também tinham sido". Sim, estas almas haviam sido mortas, mas elas são descritas como estando na presença de Deus e estando engajadas em uma conversa com ele.

(Veja também as considerações sobre Salmo 146:3,4; Eclesiastes 9:5; Lucas16:22-28,23:43.)

As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed



4 comentários:

  1. Pois realmente, quando Jesus Cristo morreu, ele deixou de existir até ser ressuscitado. Não se fala nada a respeito de como a sua Alma voltou para DEUS e depois voltou para ele mesmo. Da mesma forma o relato de Lázaro nada fala de alguma experiência pós-morte ou algo parecido...

    É bom você ler mais a Bíblia meu caro...
    Passar bem...

    ResponderExcluir
  2. *Deus criou o inferno?*

    O relato da criação no Capitulo 1 de Gênesis fala da criação dos céus e da terra. Nada é mencionado sobre um lugar de tormento eterno (inferno). Em *Gênesis 1:31* diz : “Depois Deus viu tudo o que tinha feito, e tudo era muito bom.” Se Deus tivesse criado o inferno de fogo, será que Ele poderia olhar para sua criação e dizer que TUDO que ele criou era bom? Alguem em sã consciência pode dizer que um lugar de tormento eterno é bom?

    *O que revela a forma que o homem foi criado e a punição pelo pecado?*

    *Ler Genesis 2:7* - O homem passou a existir quando Deus o formou do pó do solo e colocou nele o folego de vida. Ele *TORNOU-SE* uma alma vivente. Então o homem não passou a ter uma alma, ele se tornou uma alma.

    *Ler Gênesis 2:15-17* - Deus não fixou limite para a vida do homem, mas disse a Adão que a desobediência é que causaria a morte. Isso subentende que, não ocorrendo isso, o homem viveria para sempre. Portanto, Adão veio a morrer porque foi desobediente a Deus. Ele perdeu o direito à vida.

    Ao falar sobre o que aconteceria quando Adão morresse, notem o que Deus disse. *(Ler Genesis 3:19)* Adão não existia antes de Deus tê-lo formado do pó do solo. E quando morresse, Deus disse que *ele voltaria ao pó*. Deus não disse que ele iria para um inferno de fogo; Ele simplesmente viraria pó e deixaria de existir.

    Agora pare e pense: Segundo a crença do inferno de fogo, os que são lançados lá permanecem sofrendo eternamente. Para que isso seja verdade, duas coisas precisam acontecer: A alma ser imortal e a pessoa estar consciente (caso contrário, como ela sofreria, afinal, se não há consciência a pessoa não sofre, certo?) Mas o que a Bíblia ensina?

    *Ezequiel 18:4* diz que a alma (ou pessoa) que pecar é a que morrerá. Portanto a Bíblia ensina claramente que não existe alma “imortal”. A alma morre, porque a alma nada mais é do que a pessoa com vida.

    *(Ler Eclesiastes 9:5, 6 e 10)* A Bíblia ensina que a morte é um estado de total inconsciência. Os mortos não podem sentir, pensar, ver e tampouco ajudar ou prejudicar os vivos. A morte é o fim da vida.

    *O QUE É A ALMA DE ACORDO COM A BÍBLIA?*

    Hebraico néfesh = Criatura que respira
    Grego psykhé = Um ser vivente

    A Bíblia mostra que a alma é a pessoa como um todo.

    ResponderExcluir
  3. *SIGNIFICADO ORIGINAL DA PALAVRA INFERNO NA BÍBLIA*

    *Hebraico – She.ol*.
    *Grego - haí·des*

    Sepultura comum da humanidade, o domínio da sepultura; não um lugar de sepultamento ou sepulcro específico.

    *Confusão sobre o significado do termo Sheol e Hades*

    A utilização da palavra "inferno" com o tempo ficou associada à ideia de tormento ardente. Isso aconteceu em partes por causa da falta de coerência dos tradutores da bíblia na tradução desta palavra hebraica e grega. Alguns eruditos mencionaram essa confusão nas seguintes declarações:
    “Muita confusão e compreensão errada foram causadas pelo facto dos primitivos tradutores da Bíblia terem traduzido persistentemente o termo hebraico Sheol e os termos gregos Hades e Geena pela palavra "inferno".



    *E o que é GEENA?*
    (do hebraico Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale do Filho de Hinom") é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado.

    *A Geena é um lugar de tormento ardente?*

    *Ler Mateus 5:22* - Nos Evangelhos, Jesus alerta seus discípulos sobre ser condenado à Geena. Com certeza, Jesus queria que esse aviso fosse levado a sério. No entanto, será que ele se referia a um tormento eterno num inferno de fogo? A resposta é não! Jesus nunca associou a Geena com um local de sofrimento eterno. Jesus sabia que a própria ideia de queimar pessoas vivas é repugnante para seu Pai celestial, Jeová, que é um Deus de Amor, Justiça e Misericórdia.

    *Jeremias 7:31* diz: “E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do filho de Hinom, *para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que NUNCA ORDENEI, NEM ME VEIO À MENTE.*

    Jesus usou o termo “Geena” para simbolizar a destruição total resultante do julgamento adverso de Deus. Assim, “Geena” tem um significado semelhante ao do *“lago de fogo”* mencionado no livro de Apocalipse. Os dois simbolizam *destruição eterna* em que não há esperança de ressurreição. — *Lucas 12:4, 5; Apocalipse 20:14, 15*.

    ResponderExcluir
  4. *Qual é a punição para os maus?*

    *Ler Salmo 37:9, 10*
    “Porque OS MALFEITORES SERÃO EXTERMINADOS, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. Pois ainda um pouco, E O ÍMPIO NÃO EXISTIRÁ; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.”

    *2 Tessalonicenses 1:5-9*
    Esta é uma prova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Como resultado disso, vocês se tornarão merecedores do seu Reino, pelo qual estão sofrendo.
    Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos. Ele fará isso quando o Senhor Jesus vier do céu e aparecer junto com os seus anjos poderosos, no meio de chamas de fogo, para castigar os que rejeitam a Deus e não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus.
    ELES SERÃO CASTIGADOS COM A DESTRUIÇÃO ETERNA e ficarão longe da presença do Senhor e do seu glorioso poder.

    *Romanos 6:23*
    "Pois O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor."

    ResponderExcluir

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irmãos

Marcadores

dificuldades bíblicas (952) Norman Geisler (837) Thomas Howe (770) Deus (204) Testemunhas de Jeová (171) Bíblia (137) Catolicismo (110) Don Stewart (107) Salvação (100) Jesus Cristo (93) Mateus (92) Evangelismo (90) Gênesis (87) Adventismo (80) David A. Reed (71) Ron Rhodes (67) João (64) divindade de Jesus (64) Atributos de Deus (60) Apologética (49) idolatria (47) Êxodo (47) Salmos (46) mariolatria (44) pecado (43) Deuteronômio (42) trindade (42) ressurreição (40) Espiritismo (38) Lucas (38) Mario Persona (38) Moisés (37) Islamismo (34) sono da alma (34) 1 Samuel (33) profecias (33) sábado (33) 1 Coríntios (32) Números (32) seitas orientais (32) videos (31) seitas e heresias (30) HQ (29) Paulo (29) tradução do novo mundo (29) Maria (28) céu (27) Mormonismo (26) Atos (25) Isaías (25) ciência (25) história (25) inferno (25) aniquilacionismo (24) 2 Reis (23) Davi (23) escatologia (23) reencarnação (23) Espírito Santo (22) Videos Evangelismo (22) mal (22) oração (22) Hebreus (21) existência de Deus (21) mandamentos (21) apocalipse (20) imortalidade da alma (20) 2 Samuel (19) (19) Marcos (19) Romanos (19) morte (19) Abraão (18) Eclesiastes (18) Ateísmo (17) Israel (17) Josué (17) Lei (17) Provérbios (17) boas obras (17) 1 Reis (16) Discipulado (16) Evolucionismo (16) Levítico (16) falsos profetas (16) vinda de Cristo (16) 2 Crônicas (15) Homossexualismo (15) Matt Slick (15) Ufologia (15) evangelho (15) imagens (15) Ezequiel (14) Jeremias (14) Juízes (14) alma (14) apócrifos (14) Salomão (13) Satanás (13) milagres (13) sociedade torre de vigia (13) Adão (12) (12) Homem (12) anjos (12) corpo (12) força ativa (12) igreja (12) tradição (12) 1 Crônicas (11) Maomé (11) Messias (11) criação (11) 144 mil (10) Colossenses (10) Daniel (10) arqueologia (10) arrebatamento (10) consulta aos mortos (10) dinheiro (10) nova era (10) paraíso terrestre (10) universalismo (10) At (9) Ellen G. White (9) Jacó (9) Pai (9) Teologia da Prosperidade (9) Tiago (9) eleição (9) nome Jeová (9) Elias (8) Hinduísmo (8) Judaísmo (8) ceia do Senhor (8) crucificação (8) diabo (8) graça (8) macumba (8) predestinação (8) teodicéia (8) transfusão de sangue (8) 1 Pedro (7) 1 Ti­móteo (7) Budismo (7) Bíblia Apologética (7) Efésios (7) Eva (7) Israel x Igreja (7) Papa (7) Pedro (7) Verdade (7) aborto (7) certeza (7) meditação transcendental (7) mentira (7) pacto (7) parábolas (7) purgatório (7) quimbanda (7) umbanda (7) 1 João (6) Palavra da Fé (6) arca de Noé (6) demônios (6) espírito (6) eucaristia (6) filhos de Deus (6) fé x razão (6) genealogia (6) juízo investigativo (6) nascer de novo (6) não-crentes (6) perdão (6) religiões (6) sacri­fício (6) sola scriptura (6) vida eterna (6) Caim (5) Ciência Cristã (5) Cântico dos Cânticos (5) Dia do Senhor (5) Downloads (5) Eliseu (5) Esdras (5) Ester (5) Filipenses (5) Kirk Cameron (5) Missões (5) Mitologia (5) NT (5) Ray Comfort (5) Saul (5) Testemunhos (5) adoração (5) arcanjo Miguel (5) ascensão (5) casamento (5) orixás (5) perder (5) poligamia (5) politeísmo (5) seitas diversas (5) sofrimento (5) templo (5) traduções (5) Alcorão (4) Criacionismo (4) Gálatas (4) Hélio Júnior (4) Joel (4) Jonas (4) João Batista (4) Judas irmão de Tiago (4) Justificação (4) Livros (4) Neemias (4) arrependimento (4) divórcio (4) fim do mundo (4) galardão (4) indulgências (4) novo nascimento (4) ocultismo (4) santos (4) suicídio (4) 1 Tessalonicenses (3) 2 Coríntios (3) 2 Pedro (3) Alá (3) Filemom (3) Isaque (3) Judas Iscariotes (3) Melquisedeque (3) Oséias (3) Paulo Sérgio de Araújo (3) Pentecostes (3) Sacramentos (3) Tito (3) agnosticismo (3) batismo pelos mortos (3) benção (3) besta (3) bramanismo (3) carne (3) cristianismo (3) dons (3) ecumenismo (3) escravidão (3) exclusivismo (3) feitiçaria (3) filosofia (3) livre arbítrio (3) meninos de Deus (3) oração pelos mortos (3) pan­teísmo (3) pena capital (3) pentecostalismo (3) politeísta (3) refeição noturna (3) regeneração (3) relíquias (3) santuário celestial (3) segurança (3) sexo (3) taoísmo (3) testemunho Adventista (3) videos testemunhas de Jeová (3) 2 João (2) 2 Tessalonicenses (2) Ageu (2) Amós (2) Autor (2) C. S. Lewis (2) Egito (2) Enoque (2) Golias (2) Habacuque (2) Humor (2) ICP (2) King James (2) Lázaro (2) Lúcifer (2) Malaquias (2) Obadias (2) Paul Washer (2) Paz (2) Pergunta do Leitor (2) Páscoa (2) Rute (2) Sansão (2) São Jorge (2) Tim Conway (2) Unidade Pentecostal (2) William Lane Craig (2) adultério (2) amigos (2) apóstolos (2) arca da aliança (2) astrologia (2) batismo (2) bebidas alcoólicas (2) charlatão (2) comunismo (2) conversão (2) crianças (2) cristãos (2) cruz (2) curar (2) dispensação (2) estaca (2) estado intermediário (2) extrema-unção (2) família (2) grande tribulação (2) hare krishina (2) hedonismo (2) igreja messiânica mundial (2) incesto (2) jejum (2) línguas (2) maldição (2) maçonaria (2) missa (2) mulher (2) onipresença (2) onisciência (2) paganismo (2) primogênito (2) santificação (2) teologia (2) testemunho TJ (2) transubstanciação (2) unicismo (2) vidente (2) 2 Ti­móteo (1) 3 João (1) Abba (1) Adolf Hitler (1) Anjo do Senhor (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Arminianismo (1) Benny Hinn (1) Biblia na Linguagem de Hoje (1) Bruxaria (1) Cabala (1) Ceticismo (1) Charles Haddon Spurgeon (1) Congregação Cristã no Brasil (CCB) (1) Código Da Vinci (1) Dalai Lama (1) Debates (1) Dia da Expiação (1) Eli (1) Estêvão (1) Festa dos Tabernáculos (1) Freud (1) Gamaliel (1) Hiper-Calvinismo (1) Igreja da Unificação (1) J. G. Bellet (1) J. H. Smith (1) Jerusalém (1) John Piper (1) Josefo (1) Labão (1) Lamentações (1) Leviatã (1) Lutero (1) Manuscritos do Mar Morto (1) Mardoqueu (1) Maria Madalena (1) Miquéias (1) Moral (1) Mordechai (1) NVI (1) Naum (1) Novo Testamento (1) Programas (1) R.C. Sproul (1) Reforma (1) Relativismo (1) Septuaginta (1) Sofonias (1) Sócrates (1) Terra Santa (1) Teísmo (1) Tomás de Aquino (1) Vodu (1) Wicca (1) Zacarias (1) Zeitgeist (1) acepção (1) ahmadi (1) aniversário (1) blasfemar (1) cabelo (1) carnaval (1) circuncisão (1) cobiçar (1) confucionismo (1) costume (1) cronologia (1) cultura (1) denominação (1) deísmo (1) dilúvio (1) esposa (1) essênios (1) falun dafa (1) falun gong (1) fariseus (1) feng shui (1) fé mundial bahá'í (1) hades (1) história mormonismo (1) história testemunhas de Jeová (1) holocausto (1) humanidade (1) igreja da unificação (moonistas) (1) incredulidade (1) jainismo (1) jardim do Éden (1) ju (1) julgamento (1) karma (1) lepra (1) mahikari (1) maniqueísmo (1) mel (1) milênio (1) modalismo (1) monoteísmo (1) médium (1) onipotência (1) perfect liberty (1) placebo (1) profeta (1) profissão (1) psicanálise (1) purim (1) responsabilidade (1) sac (1) saduceus (1) santuário (1) seicho-no-iê (1) sheol (1) sikhismo (1) sincretismo (1) soberania (1) superstição (1) tabernáculo (1) teofania (1) torre de Babel (1) transfiguração (1) tártaro (1) unitarismo (1) vida (1) videos mormonismo (1) véu (1) vício (1) xintoísmo (1) yoga (1) zoroastrismo (1)

Menu

Postagens populares

Top 10 do Mês

Ele Escolheu a Cruz - Hélio Júnior

   A Tentação no Deserto (Mateus 4)

Top 10 Geral