"Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder," (2 Tessalonicenses 1:9)
PROBLEMA: Algumas passagens das Escrituras, tal como essa, dizem que o ímpio será "destruído" por Deus, sofrendo "a segunda morte" (Ap 20:14) ou indo para a "perdição" ( 2 Pe 3:7). Contudo, em outras passagens o texto fala que os ímpios sofrerão um consciente tormento (por exemplo, Lc 16:22-28). Os que não forem salvos serão aniquilados, ou terão um consciente sofrimento para sempre?
SOLUÇÃO: Nesse versículo "destruição" não significa aniquilação, pois em caso contrário não seria uma destruição "eterna". A aniquilação se da num instante, e pronto, terminou. Se alguém sofre uma destruição eterna, então tem de ter uma existência eterna também.
Além disso, a "morte" não significa aniquilação, mas separação. Adão e Eva morreram espiritualmente no momento em que pecaram, contudo eles ainda permaneceram existindo e podiam ouvir a voz de Deus (Gn 2:17; cf. 3:10). De igual modo, antes de alguém ser salvo, ele está "morto em seus delitos e pecados"(Ef 2:1), contudo ainda é a imagem de Deus (Gn 1:27; cf. 9:6; Tg 3:9), e é convidado a crer (At 16:31), a arrepender-se (At 17:30) e a ser salvo.
Assim também, quando é dito que o ímpio vai para a "perdição" (2 Pe 3:7) ou quando Judas é chamado de "filho da perdição" (Jo 17:12), isso não significa que eles sejam aniquilados. A palavra "perdição" (apoleia) significa apenas perecer ou ir à ruína. Carros que foram sucatados já pereceram no sentido de terem sido totalmente arruinados, mas ainda são carros, arruinados como estejam, e ainda permanecem no cemitério de veículos. Fazendo um paralelo, Jesus falou do inferno como sendo um cemitério de sucatas ou um campo de lixo, onde o fogo não cessará jamais, e onde o corpo da pessoa ressuscitada não será consumido (veja os comentários de Marcos 9:48).
Finalmente, há várias evidências em favor da consciência eterna do perdido. Primeiro, o rico que morreu e foi para o inferno tinha plena consciência de seu tormento (Lc 16:22-28), e não há indicação alguma no texto de que esse tormento um dia iria terminar.
Segundo, Jesus falou repetidamente que, para as pessoas no inferno, "haverá choro e ranger de dentes" (Mt 8:12; 22:13; 24:51; 25:30), o que indica que elas estarão lá conscientes.
Terceiro, a Bíblia diz que o inferno tem a mesma duração que o céu, ou seja, é "eterno" (Mt 25:41).
Quarto, o fato de o castigo ser eterno indica que as pessoas também são eternas. Não se pode sofrer o castigo, a menos que a pessoa exista, para ser punida (2 Ts 1:9).
Quinto, a besta e o falso profeta serão lançados vivos dentro do lago de fogo quando começar o milênio (Ap 19:20), e ainda estarão lá, conscientes e vivos, depois de mil anos (Ap 20:10).
Sexto, as Escrituras afirmam que o diabo, a besta e o falso profeta "serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos" (Ap 20:10). Mas não há como ser atormentado pelos séculos dos séculos sem estar consciente pelos séculos dos séculos.
Sétimo, Jesus repetidamente referiu-se ao inferno como um lugar onde o fogo não se apaga (Mc 9:48), onde os próprios corpos dos ímpios nunca morrerão (cf. Lc 12:4-5). Mas não faria sentido algum haver chamas eternas, se os corpos não tivessem alma, que é necessária para a pessoa sofrer o tormento.
Oitavo, a mesma palavra usada para o verbo "perecer", a respeito do ímpio, no AT (abad) é empregada também a respeito da morte do justo (veja Is 57:1; Mq 7:2). A mesma palavra é usada para descrever coisas que simplesmente tenham sido perdidas, mas depois encontradas (Dt 22:3), o que prova que "perdido" no texto em questão não significa deixar de existir. Assim, se "perecer" significasse "sofrer uma aniquilação total", então o salvo seria aniquilado também. Mas sabemos que isso não acontece.
Nono, seria contra a própria natureza dos seres humanos a sua aniquilação, já que eles são feitos à imagem e semelhança de Deus, o qual é eterno (Gn 1:27). Para Deus, aniquilar a sua imagem no homem seria atacar o reflexo dele mesmo.
Décimo, a aniquilação seria algo que diminuiria tanto o amor de Deus como a natureza do ser humano como uma criatura moralmente livre. Seria como se Deus dissesse ao homem: "Vou permitir que você seja livre somente se você fizer o que eu digo! Senão, acabarei de uma vez com a sua própria liberdade e com a sua existência!" Seria como um pai que dissesse ao filho que queria que ele se tornasse médico e, quando o filho decidisse ser guarda florestal, o pai o matasse!
O sofrimento eterno é um eterno testemunho da liberdade e da dignidade do homem, mesmo daquele que não se arrependeu.
Desculpe pela pergunta, mas é que eu não ví nos textos citados aonde diz que a destruição é eterna. Então, aonde diz isso? Eu já lí Apocalise 20:14 e 2Pedro 3:7. A pergunta tem a ver com o parágrafo 1 da solução.
ResponderExcluirMais uma coisa: Eu pesquisei no dicionário bíblico Strong e lá dizia que apoleia significa "destruição total"...
O versículo em questão é esse:
ResponderExcluir"Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,"
o sofrimento eterno é somnente para o Diabo, falso profeta (aquele que bricou com Deus, usou seu nome para tirar proveito e etc.)e a besta e nao para o homem.. em nemhum momente a biblia é clara em dizer que o homem sofrerá eternamente..
ResponderExcluireu entendo que o iferno e o seio de abraão sao nada mais que salas de espera para o Melhor de Deus, que ainda está por vir.
em apocalipse 20:10 é bem claro que quem sofrerá enternamente será o Diabo o falso profeta e a besta. ""E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.""
ja no ver. 14 do mesmo cap. diz:
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte."
ou seja.. serao fuminados, aniquilado extintos.
Q Deus Pai e nosso Senhor e salvador Jesus Cristo esteja com cada um de nós "Amem!"
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20 : 15)
ResponderExcluir"E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." (Daniel 12 : 2)
"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25 : 46)
"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mateus 25 : 41)
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21 : 8)
Estranho não? Parece que esse pessoal dos versículos acima vai para o "Castigo Eterno", o lago de fogo, o mesmo lugar onde está a besta e o falso profeta; os quais de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Ainda bem que eu vou morar no céu; juntamente com todos os que crêem; Para poder estar sempre ao lado do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, que me amou e entregou a sua vida como expiação, para perdão dos meus pecados; para que através do seu Sangue eu esteja em Paz com Deus, para num futuro glorioso desfrutar a Eternidade lhe amando e lhe entregando toda a minha vida e o meu ser; para lhe servir e adorar pelos séculos dos séculos! Amém!!
no cap. 25 de mateus fala justamente dos que bricam com a palavra de Deus.. ou seja "o falso profeta"
ResponderExcluirApocalipse 21:8 fala novamente da 2 morte, que é a destruição deles... da mesmo forma que Deus criou, ele vai destruir.. assim eu entendendo pois os unicos que sofrerao a eternidade seram o falso profeta, beste e o Diabo.
eu quero que alguem venha aqui e me fale onde na biblia fala que o homem sofrerá eternamente !(tirando o falso profeta, que por sua vez é homem)
que seja claro como apocalipse 20:10 "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."
a paz de Jesus esteja com você!
Creio que os comentários acima são suficientes para se entender a Palavra de Deus...
ResponderExcluirMas talvez você seja uma daquelas pessoas que procuram doutrinas bíblicas em uma só passagem do tipo:
"Deus é uma trindade." (2 coríntios 4:19)
"A Pedofilia é Pecado" (Tiago 6;1)
"Os mortos que aparecem as pessoas são espíritos satânicos" (Filipenses 5:7)
Embora tudo isso seja verdade, não há nenhuma passagem clara desse tipo, mas estas doutrinas se entendem conforme analise e concordância de toda a Escritura. Como diz o profeta Isaías:
“A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? [...] Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” (Isaias 28:9-10)
Obs: 2 coríntios 4:19, Tiago 6;1, Filipenses 5:7 não existem nas escrituras, são apenas ilustrativas.
A Aniquilação não vaí ser tão rápidinha assim,em (Luc 12:46-48) fala dos graus de tormentos, e despois esses mesmos castigados receberão a SEGUNDA MORTE e eterna sem esperança de Ressurreição(Isa 26:13,14 Jer 51:57 e muitos do que dormem NÃO TODOS de Dan 12:2) a morte eterna está em harmonia com (Malaquias 4:1-3 e Salmos 37:9,10,20), até o Diabo virará CINZAS (Eze 28:18,19) Aniquilado(Heb 2:14) e Esmagado(Rom 16:20).
ResponderExcluirA aniquilação seria proporcional aos pecados isso a meu ver é mais justo e lógico. O resultado final que é a destruição completa é permanente e a consequência é eterna.
ResponderExcluir