A Bíblia Não Diz Que Jesus Veio Cumprir a Lei em Nosso Lugar


Ao dizer que não veio revogar a lei ou os profetas e sim cumpri-Ia, Jesus usou um termo que foi escrito em grego como PLEROSSAI, que sig­nifica "completar", "trazer ao pleno enchimento". Isto revela outro aspecto bem mais rico da obra de Cristo em relação à lei. Muitos simplisticamente afirmam que Jesus já cumpriu a Lei por eles e... pronto! Já nenhuma obrigação pos­suem em relação a ela.

O termo PLEROSSAI tem um significado ainda mais profundo que é o de ENGRAVIDAR. A lei estava morta, estéril, sem vida em si mesmo, baseada apenas ao aspecto negativo do NÃO farás isto ou aquilo. Jesus, o varão por exce­lência, trouxe a semente bendita do Evangelho para fecundar a lei com o célebre "Eu, porém, vos digo".

Cada aspecto da lei foi preenchido, amplia­do, melhorado, por Jesus. Por exemplo, os antigos apenas diziam: "Não adulterarás". Jesus deu vida a este mandamento. Alguém podia pensar que não adulterando estaria plenamen­te justificado diante de Deus. Jesus mostrou que havia algo mais, ao afirmar:

"Eu, porém vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no cora­ção já adulterou com ela." (Mateus 5:28).

Os antigos, escudados na lei, podiam ima­ginar que era suficiente não matar alguém para ter cumprido cabalmente o mandamento. A responsa­bilidade amorosa com o próximo, demonstrada por Jesus na parábola do samaritano responsável, era algo que não passava pela cabeça dos frios cumpridores deste mandamento. Jesus disse que era o suficiente ficar irado contra alguém e proferir insultos contra ele, para transgredir o mandamento. (Mateus 5:21-26).

O Senhor ampliou, inclusive, o quarto man­damento, que se refere ao sábado. Muitos achavam e ainda acham que para cumprir o mandamento é su­ficiente ficar sem atividade se serviço desde o pôr-­do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.

Jesus completou ou trouxe vida a este con­ceito, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava nele mesmo, quando afirmou:

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. e achareis DESCAN­SO (ou sábado). para as vossas almas." (Mateus 11:28,29).

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

O que a Bíblia NÃO DIZ
...mas muitos pregadores e mestres dizem!
Paulo de Aragão Lins

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS AO COMENTAR:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." [Efésios 4:29-32 (NVI)]

1 - Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2 - Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3 - Comentários ofensivos serão deletados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Dúvidas entre em contato - helio.juniorjp@gmail.com - "Estejais sempre prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3.15)

Irmãos

Arquivo do blog